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Jeep Compass estreia motor Tigershark flex

SUV será oferecido a partir de novembro em mais três versões bicombustíveis com preços entre R$ 99.990 e R$ 124.990

20/10/2016 - Anamaria Rinaldi, do Guarujá (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Três semanas após lançar o Jeep Compass no País, a FCA apresenta agora as versões flex do utilitário esportivo, que chegam às concessionárias a partir do dia 5 de novembro. Mas não é só isso. Ele é o primeiro modelo da marca a oferecer por aqui o motor 2.0 Tigershark, que também estará na picape Fiat Toro em breve - sua apresentação é esperada para o início de novembro no Salão de São Paulo. São três versões flex Tigershark: Sport (R$ 99.990), Longitude (R$ 106.990) e Limited (R$ 124.990). Há ainda uma edição especial de lançamento batizada de Opening Edition, com produção limitada a 500 unidades, de R$ 109.490.

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Motor inédito no Brasil

Lá fora, o propulsor Tigershark tem as opções 2.0 e 2.4 movido apenas a gasolina, oferecido na Europa e até na Argentina. Aqui, contudo, o 2.0 foi modificado para virar flex. Segundo a fabricante, foram realizadas 20 alterações específicas para que o motor pudesse rodar 100% com etanol, incluindo novos componentes e materiais. Mudam, por exemplo, os pistões, as válvulas e a taxa de compressão, que foi elevada. Outro destaque é o duplo variador de fase, que permite melhor desempenho com menor consumo de combustivel.

Feito no México, esse 2.0 16V bicombustível conta com duplo comando de válvulas e bloco e cabeçote de alumínio. Ele rende 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol ou 159 cv e 19,9 kgfm, respectivamente, com gasolina. Atua em conjunto um câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais na alavanca ou pelas borboletas atrás do volante – disponível a partir da versão Longitude. A tração é dianteira.

A Jeep informa que o Compass Tigershark acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e consome 5,5 km/l na cidade e 7,2  km/l na estrada, ambos os dados com etanol no tanque. Com gasolina, ele roda 8,1 km/l em uso urbano e 10,5 km/l em uso rodoviário. O modelo também oferece sistema de aquecimento do etanol para partida a frio, dispensando o tanque auxiliar. Por fim, a suspensão é independente nas quatro rodas. 

Interior e espaço interno

As dimensões não mudam em relação às versões a diesel, com 4,41 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,64 m de altura e 2,63 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 410 litros de bagagem, chegando a 1.191 litros com os bancos traseiros rebatidos. O peso varia de 1.527 kg (Sport) a 1.547 kg (Limited).

Visualmente, as opções se diferenciam pelo rack de teto, que é preto na Sport e na Longitude e cromado na Limited. Esta última também é a única a trazer o teto em preto. Para o fora de estrada, o ângulo de entrada é de 16,2° e o de saída é de 31°. O ângulo de rampa é de 22,2° e a altura do solo é de 211,5 mm. No banco traseiro, destaque para o cinto de três pontos e o encosto de cabeça para todos os três ocupantes. 

Impressões ao dirigir

O conjunto motor/câmbio caiu bem ao Compass, com boas respostas, ainda que o peso de mais de 1.500 kg exija alguns segundos para o carro ganhar velocidade ao pisar fundo no pedal do acelerador, como em uma ultrapassagem por exemplo. Mas nada que incomode. E, nesses casos, existem as borboletas atrás do volante para fazer reduções manualmente - disponíveis a partir da versão Longitude. 

A transmissão tem funcionamento suave, sem trancos ou vacilos na escolha da marcha adequada. A suspensão também merece elogios, filtrando bem as ondulações do piso sem comprometer a estabilidade nas curvas. Por dentro, a posição de dirigir é confortável e o acabamento agrada bastante. Destaque para os comandos do rádio em botões localizados na parte traseira do volante. 

Equipamentos de série

Sport: direção elétrica progressiva, volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade, alarme, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, câmera de ré, chave canivete, computador de bordo, controle de tração e de estabilidade, faróis de neblina com função cornering (acendem automaticamente do lado em que se vira o volante em manobras ou em baixa velocidade), freio de estacionamento elétrico, assistente de partida em rampa, sistema isofix para cadeiras infantis, controlador de velocidade, luzes diurnas (DRL), monitoramento de pressão dos pneus, rack de teto, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 17" e central multimídia com tela de 5" sensível ao toque, USB, Bluetooth e GPS integrado. Opcionais: pintura metálica e pacote com airbags laterais, de cortina e de joelho para o motorista e banco do passageiro dobrável com porta-objeto sob o assento.

Longitude: acrescenta borboletas atrás do volante para trocas de marcha, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, chave presencial, cinzeiro removível, porta-objeto sob o assento do banco do passageiro, rodas aro 18", central multimídia com tela de 8,4", tomada 12V no porta-malas e volante revestido de couro. Opcionais: pintura metálica, perolizada, teto solar elétrico panorâmico, pacote com mais cinco airbags e kit com bancos de couro, som Beats, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e retrovisor interno antiofuscante.

Limited: acrescenta acendimento automático dos faróis, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), bancos revestidos de couro, detector de ponto cego, retrovisor interno antiofuscante, retrovisores externos com rebatimento elétrico, faróis de xenônio, sensor de chuva e teto na cor preta. Opcionais: pintura metálica, perolizada, teto solar elétrico panorâmico e pacote com controlador de velocidade adaptativo (ACC), alerta de mudança de faixa, farol alto automático, aviso e prevenção de colisão frontal, assistente de estacionamento, tomada de 127V, partida remota do motor, bancos com ajustes elétricos e som Beats.

A garantia é de três anos, com revisões periódicas a cada 12 mil quilômetros. A primeira sai por R$ 447,25, a segunda por R$ 742,67 e a terceira de 36 mil km por R$ 823,14, já com a mão de obra inclusa. 

Vai vender? - A Jeep acredita que as versões flex representarão 70% das vendas do modelo, com as diesel com 30%. Dos 70% flex, a Longitude deve ficar com 30% e as demais Sport e Limited com 20% cada. Prova desse sucesso é que, segundo a fabricante, o Compass flex já possui 500 pedidos, feitos antes mesmo de sua chegada ao mercado brasileiro. Com um bom desempenho e bastante confortável, o SUV ainda conta com uma lista de equipamentos recheada para bater rivais como Hyundai ix35, Kia Sportage e Mitsubishi ASX. Só falta a ele uma opção bicombustível com tração 4x4, presente no ASX.

Viagem a convite da Jeep
 

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