entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Jaguar E-Pace: andamos no novo SUV compacto

Modelo que se posiciona abaixo do F-Pace tem quatro versões à venda com preços a partir de R$ 222.300

08/03/2018 - Anamaria Rinaldi, de Indaiatuba (SP) / Fotos: Marcos Camargo e Divulgação / Fonte: iCarros

A Jaguar já havia revelado em novembro do ano passado várias informações do E-Pace, quando o modelo começou a ser oferecido em fase de pré-venda. Sendo assim, já sabemos que são quatro versões com preços entre R$ 222.300 e R$ 278.080. Chegando com a meta de se tornar o carro mais vendido da marca no país, o SUV compacto exibe linhas mais esportivas que o F-Pace, ficando posicionado abaixo dele no portfólio. 

Leia mais:
Citroën anuncia produção e venda do C4 Cactus no Brasil
Série limitada Range Rover SV Coupé é revelada e virá ao Brasil 
Os novos integrantes da lista de esportivos acima de 700 cv

Os primeiros donos que adquiriram o E-Pace na pré-venda começarão a receber as unidades a partir agora de abril. Importado da Áustria, ele mede 4,39 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,64 m de altura e 2,68 m de entre-eixos. Há espaço para cinco ocupantes e o porta-malas tem capacidade para 577 litros. Para comparar, o maior F-Pace tem 4,74 m de comprimento, 2,87 m de entre-eixos e leva 650 litros no bagageiro. 

Seus principais concorrentes, segundo a própria fabricante, são BMW X3, Audi Q5 e Volvo XC60, além das novidades já confirmadas para o Brasil: BMW X2 e o Volvo XC40. A empresa destaca ainda que o novo E-Pace não deve rivalizar com o Range Rover Evoque, já que o Jaguar é mais focado em luxo e conforto enquanto o Evoque tem um toque mais esportivo. 

Saiba antes quanto gastará com as parcelas

Motorização 

O E-Pace pode vir equipado com motor o 2.0 turbo Ingenium a gasolina que rende 249 cv de potência e 37,2 kgfm de torque, disponível entre 1.200 rpm e 4.500 rpm. Esse propulsor atua em conjunto com o câmbio automático de nove marchas, o mesmo usado no Range Rover Evoque e no Discovery Sport, com tração integral. Segundo a fabricante, ele acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos, com velocidade máxima de 230 km/h.

Já a versão mais cara R-Dynamic SE é a única com o 2.0 que entrega 300 cv e 40,7 kgfm de torque máximo. Nesse caso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,4 segundos, com máxima de 243 km/h. 

Impressões ao dirigir

O que é mesmo novidade é saber como anda o SUV. Testamos o modelo em uma pista no interior de São Paulo. Embora só fosse possível dar algumas voltas com o modelo no circuito fechado, foi possível notar suas qulidades. E são muitas. A começar pelo conjunto mecânico, o desempenho foi muito bom com ambos os motores.

A versão menos potente de 249 cv já é bem empolgante e ainda tem à disposição o modo Dinamic e a função Sport no câmbio, se você quiser a esportividade que estávamos buscando ns pista. É bom nas retomadas e mesmo em trechos de subida não faltou fôlego. Mas se a palavra de ordem para você for performance, fique com a opção mais cara de 300 cv. Esses 50 cv a mais são o suficiente para te jogar contra o banco ao pisar fundo no acelerador. 

Confira ofertas de Jaguar na sua cidade 

O câmbio de nove marchas é muito bom, com marchas o suficiente para todas as situações. E todas as versões no Brasil virão com as borboletas atrás do volante para fazer as trocas manuais - também possíveis na alvanca. Mas o que mais chamou a atenção no E-Pace foi a estabilidade nas curvas. O carro é daqueles que chamamos "na mão". Embora eu não tenha levado o carro ao limite, tive a honra de fazer uma volta rápida na pista com a queridíssima Helena Deyama, que já correu o Rally dos Sertões. A piloto veterana,, sim, mostrou o que o SUV é capaz. 

Além da pista no asfalto, tive a oportunidade de guiar a novidade em um percurso off-road. Sim, porque é um genuíno SUV. Os donos podem não colocar o E-Pace na lama, mas que ele é capaz, é. Entre obstáculos tipo caixas de ovos e inclinação lateral, o modelo passou com louvor. E há um sistema que atua a até 30 km/h, controlando a velocidade e freando o carro se necessário. Isso faz as vezes de controlador de descida também se você estiver no fora de estrada. 

Versões e equipamentos de série

As versões são: E-Pace 2.0, R-Dynamic S, R-Dynamic SE e a série especial de lançamento First Edition - esta última com 45 unidades já confirmadas para o Brasil, podendo ultrapassar a marca de 60 carros disponíveis aqui. Segundo a Jaguar, não há um número definido e serão trazidas ao país quantas unidades forem encomendadas nesse primeiro ano de vendas, já que sua produção não será limitada. 

Desde a versão de entrada, o SUV traz bancos e volante revestidos de couro, retrovisores aquecidos, câmera de ré, monitor de fadiga, assistente de faixa, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajustes elétricos, rodas de liga leve de 19 polegadas, head up display, faróis de LED com luz diurna e painel digital. Há ainda um sistema com modos de condução que alteram alguns parâmetros do carro como aceleração, trocas de marcha e direção. 

Já a R-Dynamic S acrescenta rodas de 20 polegadas, GPS, retrovisores aquecidos com luzes de aproximação, rebatimento elétrico e sistema antiofuscante automático e assistente de estacionamento. A série especial de lançamento First Edition traz ainda teto solar, chave tipo relógio, head up display, revestimento interno diferenciado, tampa do porta-malas com acionamento por gesto e bancos dianteiros com aquecimento e memória. 

Por fim, a topo de linha R-Dynamic SE agrega a mais teto solar panorâmico, assistente de farol alto, abertura elétrica do porta-malas, bancos dianteiros com memória, sistema de som Meridian, rodas de 20 polegadas, monitor de ponto cego, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem de emergência.

E tal qual o Land Rover Discovery, por exemplo, o E-Pace conta com uma chave presencial que pode ser usada como um relógio para praticar exercícios ou atividades ao ar livre, mantendo a chave original em segurança dentro do veículo. Esse item será oferecido como opcional. 

Vai vender? - A expectativa da Jaguar é que a versão mais vendida seja a R-Dynamic intermediária, com 50% das vendas, seguida pela opção de entrada com 30% e a topo com 20%. E ao adquirir o modelo, os donos podem optar por um pacote com as cinco primeiras revisões inclusas por R$ 2.990 (com a mão de obra). Há ainda a possibilidade de levar o E-Pace já blindado, mantendo a garantia de fábrica de três anos ou 100 mil km, por R$ 66.900 com vidros com 21 mm ou por R$ 70.900 com vidros de 18 mm.

Veja os preços do Jaguar E-Pace:

2.0 - R$ 222.300
R-Dynamic S - R$ 246.750
First Edition - R$ 275.900
R-Dynamic SE - R$ 278.080

Viagem e test-drive a convite da Jaguar

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.