27/09/2015 - Anelisa Lopes, de Mogui Guaçu (SP) / Fonte: iCarros
Com a chegada do Jaguar XE ao mercado de sedãs premiuns, a Inglaterra voltará à cena para travar guerra contra a Alemanha novamente. O novo sedã de entrada da montadora de origem britânica, cujo posto já foi ocupado anteriormente pelo extinto X-Type, tem preço que parte de R$ 169.900 e vai invadir o território dominado por Mercedes-Benz Classe C, BMW Série 3 e Audi A4.
Apesar da artilharia tímida - cerca de 60 modelos/mês até abril do ano que vem, enquanto o líder MB C200 fechou janeiro a agosto com praticamente o dobro de unidades -, o XE deverá ser responsável por dobrar o volume de vendas da Jaguar no mercado brasileiro no período de um ano, com um total de 800 unidades. Disponível nas lojas a partir desta quinta (01) nas versões Pure, Pure Tech, R Sport e S, o XE foi colocado à prova em trecho rodoviário e numa pista no interior de São Paulo (SP). Confira como foram as primeiras mpressões com o modelo.
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Primeira volta: na estrada como XE R Sport quatro cilindros
A diferença entre as três versões de quatro cilindros (Pure, Pure Tech e R Sport) fica por conta de equipamentos de série (confira na lista abaixo) e detalhes da carroceria e do acabamento. Em um percurso rodoviário de aproximadamente 180 quilômetros, o XE mostrou competência para brigar com as versões topo de linha dos sedãs premiuns alemães não só pelo conforto oferecido a bordo como pelo desempenho. Com motor 2.0 quatro cilindros de 240 cv de potência, fez girar rapidamente o ponteiro do velocímetro até 120 km/h.
Nas retomadas e ultrapassagens, quase não foi necessário apelar para as borboletas atrás do volante - como é preciso em alguns modelos que se autodenominam esportivos; as trocas no equipamento da ZF de oito velocidades usado pelo grupo Jaguar Land Rover foram imperceptíveis. Há três modos de condução: inverno (que oferece mais aderência ao terreno), eco e dinâmico.
Nesa avaliação "familiar" do modelo, já que foram três jornalistas a bordo do passeio rodoviário, dando a oportunidade de ficar no papel de motorista, passageiro e carona traseiro por bons quilômetros, o XE na versão R Sport, que deve ser a versão mais buscada nas lojas de acordo com o fabricante, chamou a atenção pelo desenho ousado na cabine - até mais quando comparado ao lado de fora da carroceria que ainda mantém algum tradicionalismo do segmento -, com ponto focal na curva que começa na porta, avança pela parte mais funda do painel e termina na outra porta. Com 4,67 m de comprimento, 2,84 m de entre-eixos e 1,85 metro de largura, o XE leva quatro passageiros, já que o túnel central impede mais um curioso no centro de duas pessoas.
Segunda volta: na pista com o XE S V6
Seguindo os passos da rival BMW, a Jaguar equipou todas as versões do seu sedã premium com tração traseira. E é esta característica, somada ao ronco rouco do V6 de 340 cv - o mesmo do F-Type-, que faz a diferença para quem tem a oportunidade de avaliar o modelo numa pista. Na volta de reconhecimento, o modelo se mostrou dócil, mas a partir da segunda, com o pé mais pesado no acelerador, não fosse pelo o controle de estabilidade, que pode ser desligado parcial ou totalemente, a volta terminaria bem longe da zebra, lembrando que espécies com este tipo de tração devem tratados com parcimônia na curva, já que a resposta é imediata com uma saída de traseira.
Pela primeira vez, a Jaguar decidiu usar direção elétrica em sua linha, que teve uma performance elogiável na estrada, mas pareceu leve demais quando o veículo foi levado ao limite na pista. Vale ainda destacar duas características do XE: sistema de vetorização de torque, que diminuia saída de frente nas curvas graças a uma frenagem mais gradual e em cada roda e o gerenciamento de tração, que também faz o carro ficar mais agarrado ao solo.
O que o iCarros achou do Jaguar XE?
O XE será a porta de entrada para uma marca com tradição em luxo e deverá descer em um degrau a imagem da Jaguar, no sentido de tornar o fabricante mais acessível em um território em que as alemãs já se consolidaram, mesmo que a briga seja a partir dos R$ 170 mil - o XE baterá de fente com as versões topo de linha do Classe C, Série 3 e A4. Apesar de estar mais "próximo" do bolso, no entanto, ainda será um modelo de nicho. O produto tem um forte equilíbrio entre tradição, conforto e desempenho e deverá ser um concorrente de peso entre os protagonistas do segmento.
Confira as versões da linha XE
Pure (R$ 169.900): bancos de couro, volante multifuncional revestido de couro granulado, acabamento em black piano, sistema start stop, monitoramento de pressão nos pneus, faróis de xenônio com luz diurna de LED, All-Surface Progress Control, GPS e sensor de estacionamento traseiro.
Pure Tech (R$ 177 mil): itens da versão Pure mais teto solar elétrico, câmera traseira, sensor de estacionamento dianteiro e de chuva
R-Sport (R$ 199.990): itens da versão Pure Tech mais saias laterais, parachoque dianteiro e traseiro diferenciados, aerofólio traseiro, bancos esportivos revestidos com opção bicolor, suspensão recalibrada, farois de xenônio adaptativos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas pretas de 18 polegadas com opção de cor prata.
S (R$ 299 mil): itens da versão R-Sport mais aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha, rodas de 19 polegadas, head-Up display, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha ré.
Teste drive a convite da Jaguar
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