entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

iCarros andou no Lifan X60 CVT e no X80, de 7 lugares

Facelift do X60 com câmbio CVT deverá dobrar vendas do modelo no Brasil, enquanto o X80 brigará com Grand Santa Fe

25/04/2016 - Texto e fotos: Anelisa Lopes, de Chongqing (China) / Fonte: iCarros

A ofensiva da Lifan apresentada durante uma convenção para concessionários do mundo todo e jornalistas brasileiros neste final de semana em Chongqing, na China, parece definir a expressão "negócio da China". Com promessa de lançamento de diversos modelos até 2018, entre veículos inéditos, facelifts e um ambicioso programa dedicado a elétricos, a marca asiática quer consolidar presença na América do Sul - mas ainda sem planos para fábrica em território brasileiro -, com estreia na Argentina e quatro lançamentos programados para o mercado brasileiro até 2018: o facelift do X60 com opção de câmbio CVT, o hatch aventureiro X50, o SUV de sete lugares X80 e a segunda geração do X60.

Leia mais:
Lifan terá dois lançamentos no Brasil em 2016
Chinesa Lifan ainda não confirmou presença no Salão do Automóvel
JAC T3 deverá ser fabricado no Brasil

O iCarros avaliou três novidades na fábrica da marca na China: o X60 com transmissão CVT, que chegará ate o final deste ano e os dois utilitários de sete lugares, X7 e X80. Os dois últimos estão sendo cotados para o Brasil, mas pelo perfil do projeto e demanda do mercado, é bem provável que o X80 acabe cruzando o mundo para desembarcar em solo brasileiro.

Com previsão de custar cerca de R$ 5.000 a mais em cada versão já oferecida, colocando-o a R$ 66.990 na versão de entrada e R$ 70.990 na versão VIP. O facelift do X60 inclui novos para-choques, com destaque para uma barra central cromada, conjuntos de luzes na parte da frente e de trás, além de um console central redesenhado.

Visualmente, o modelo ficou mais refinado, tanto na parte de fora como na cabine, mas a parte mecânica ainda merece atenção no que diz respeito a um desempenho mais eficiente. A incorporação deste tipo de câmbio dará um "upgrade" à vida do X60, mas a resposta do equipamento na saída precisa ser mais ágil.

No breve contato com o modelo na fábrica, o conjunto da suspensão agradou, assim como o peso adequado da direção, mas o CVT ainda deve uma resposta mais animadora ao motorista. Com motor de 1,8 litro (130 cv de potência e 17,1 kgfm de torque), o X60 tem velocidade máxima declarada pela Lifan de 170 km/h.

Atualmente, o X60 segue como chinês mais vendido do País, mesmo com a oferta de câmbio manual apenas. Portanto, a novidade, que deverá agradar quem procura um SUV com custo-benefício, e deverá dobrar vendas do modelo, que acumulou 666 unidades comercializadas entres janeiro e março deste ano.

Segunda geração - para 2018 é esperada a segunda geração do modelo no Brasil, que virá de uma plataforma completamente nova e que deverá incluir um motor 2.0 na linha. A novidade, no entanto, manterá as dimensões atuais do SUV (4,32 m de comprimento, 1,79 m de altura, 1,69 m de largura e 2,60 m de entre-eixos).

SUV de sete lugares X80 quer ser resposta mais em conta ao Hyundai Santa Fé

"O que vocês acham deste carro à venda numa faixa de R$ 100 mil?". A pergunta do diretor de marketing Luiz Zanini aos jornalistas presentes na convenção sobre o utilitário X80 deverá ser um resposta da Lifan a quem busca um SUV com opção de cinco ou sete lugares e não pode levar um Hyundai Santa Fé ou um Mitsubishi Outlander para casa.

Ao lado do X7, que também é uma opção com esta configuração é que será lançado no mercado chinês em breve, o X80 tem menos personalidade no design em comparação ao outro modelo, mas tem um desempenho mais equilibrado e precisa de menos interferências para melhorias que o X7.

O X80 conta com motor 2.0 turbo de 180 cv e 28,5 kgfm de torque entre 1.600 rpm e 3.600 giros e câmbio automático de seis velocidades. A direção é elétrica. Durante a avaliação, o motor se mostrou um pouco ruidoso, barulho que foi justificado por um dos funcionários da Lifan como atuação do turbo no sistema. Outro ponto que chamou a atenção foi o revestimento plástico no painel que imita couro. A suspensão e macia demais e fez com quem o veículo raspasse em alguns dos obstáculos da pista de teste.Segundo a Lifan, este seria um dos componentes a ser tropicalizado quando o modelo chegasse ao Brasil, já que o mercado chinês prefere suspensão macia a rígida.

O utilitário começará a ser produzido na China em julho deste ano. A novidade tem 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,76 m de altura e 2,79 m de entre-eixos.

Tem, mas faltou - um dos modelos aguardados para o Brasil no final deste ano, o hatch com apelo aventureiro X50, não estava disponível para teste drive. Concorrente do futuro lançamento da JAC, o T3 (que coincidentemente também não estava presente na convenção chinesa da marca em 2015), o X50 será integrante do segmento de modelos com apelo aventureiro, liderado pelo Renault Sandero Stepway.

Com 4,10 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,54 m de altura e 2,55 m de entre-eixos, o X50 tem 20,8 cm de distância do solo. O motor é 1.5 de 93 cv de potência e 13,5 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou CVT.

 

Viagem a convite da Lifan Motors

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.