12/03/2019 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Honda anuncia o início da pré-venda da inédita CB 1000R, que traz o conceito Neo Sports Café, com forte apelo retrô, mas sem perder as linhas esportivas que consagram a família CB. Com preço público sugerido de R$ 58.690,00, a nova represente naked da marca tem previsão de entrega aos primeiros clientes em abril.
Leia mais:
Veja tudo o que mudou e mais imagens da Honda XRE 300 2019
A Lander também mudou e já é 2020. Confira as alterações da Yamaha
Veja o ranking completo das motos mais vendidas de janeiro
Design Neo Sports Café
A CB 1000R associa às conhecidas características das naked streetfighter – potência bruta e vocação esportiva – com o charme do estilo café racer, reinterpretado de uma maneira exclusiva e original.
Nascida a partir de um projeto 100% inédito, a Honda CB 1000R foi idealizada para oferecer uma pilotagem que exalta as sensações dos amantes da tocada esportiva como também é capaz de satisfazer aqueles que buscam uma motocicleta para ser levada de maneira tranquila.
Esta dupla identidade está na raiz do conceito Neo Sports Café inaugurado pela CB 1000R, que sob qualquer perspectiva – estética, emocional, tecnológica ou de desempenho – representa um modelo destinado a entrar para a história.
O design da Honda CB 1000R procurou seguir uma nova direção para se diferenciar das naked tradicionais. Cada detalhe foi cuidado, do motor aos componentes que o circundam, com a intenção de transmitir um minimalismo retrô.
Proporções compactas exaltam a silhueta trapezoidal. Elementos como luzes de iluminação em Full LED e o suporte de placa, fixado à balança da suspensão monobraço traseira, permitiram evidenciar a curta rabeta de alumínio que incorpora a lanterna traseira em LED.
O reduzido número de componentes da carroceria realizados em plástico – apenas seis – é algo evidente e tem por objetivo destacar a qualidade dos elementos metálicos tais como as molduras do radiador, laterais e proteção das ponteiras. O tanque de combustível é de aço.
A iluminação da CB 1000R é Full LED com característica "assinatura" da DRL (Daytime Running Light) na traseira e dianteira. O painel de instrumentos totalmente digital, conta com diversas funções.
Entre elas estão velocímetro e conta giros, indicador de marchas, nível de combustível, computador de bordo, consumo médio e instantâneo, indicadores de nível de potência, freio motor e controle de tração.
Quanto ao chassi, a trave única superior tem perfil quadrado, e na região dos suportes de pedaleiras se une a placas de alumínio onde está fixado o eixo da balança monobraço da suspensão traseira.
As medidas fundamentais do chassi determinam a inclinação da coluna de direção a 25º e do trail, de 100 mm. A distância entre eixos é de apenas 1.452 mm e a distribuição de peso é de 49/51% (frente/trás).
A posição de pilotagem resultante do triângulo formado por guidão, assento e pedaleiras é confortável e natural. A altura do guidão em relação ao nível do assento favorece um posicionamento ereto, com adequado encaixe dos joelhos no tanque.
Modos de pilotagem
A CB 1000R espelha a intenção dos projetistas em levar ao extremo o princípio do capricho nos detalhes. Nas três primeiras marchas, até os 130 km/h, a CB 1000R é mais rápida que a CBR 1000RR Fireblade. Performance que é dosada com a ajuda de gestão eletrônica.
O comando do acelerador do tipo TBW (Throttle By Wire) oferece ao piloto um controle exato da potência. Os quatro Riding Mode possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de tração.
Três dos modos de direção são pré-ajustados: em RAIN a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado. No modo STANDARD a potência, o controle de tração e o freio-motor ficam em nível intermediário.
No modo SPORT a potência é ajustada em nível pleno. Tanto controle de tração como de freio-motor estão no nível menos intrusivo. O quarto e último modo é o USER, que é configurável pelo piloto.
O peso seco, de apenas 199 kg, e a elevada potência de 141,4 cv proporcionam à Honda CB 1000R uma relação peso-potência comparável à de superesportivas que reinaram nas pistas poucos anos atrás.
Tal realidade justifica escolha de componentes de alta especificação para a parte ciclística – suspensões e freios – que, em conjunto com o chassi monotrave de aço, oferecem a dirigibilidade esperada para uma naked de última geração.
Ciclísitca
A suspensão dianteira, ajustável, é uma Showa SFF-BP (Separate Function front Fork - Big Piston), cuja principal característica é abrigar todas as funções de amortecimento de um lado e reservar o outro lado para molas.
Trata-se de uma arquitetura que garante, ao mesmo tempo, resposta uniforme, conforto e controle em todas as condições de condução. Na traseira a balança monobraço está ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regulável.
O sistema de freios é composto de discos flutuantes de 310 mm na dianteira com cálipers radiais de quatro pistões. Na traseira, o cáliper de dois pistões age no disco único de 256 mm. A roda traseira côncava calça pneu de 190/55 ZR17, na frente o pneu tem 120/70 ZR17.
Motor de quatro cilindros
O motor DOHC de 998 cm3 de quatro cilindros em linha e cabeçote de 16 válvulas tem potência máxima de 141,4 cv a 10.500 rpm. Seu ajuste visou oferecer um consistente torque em regimes médios, entre 6 e 8 mil rpm, mesma faixa de pico de torque de 10,2 kgfm.
O sistema de alimentação PGM-FI se vale de quatro corpos de borboleta de 44mm de diâmetro que "respiram" em uma caixa do filtro de ar cujos dutos favorecem o fluxo de modo a maximizar a aspiração do motor.
O sistema de escape 4x2 conta com quatro catalizadores e sonoridade digna de uma streetfighter puro-sangue assim que são superados os 5.500 rpm.
O câmbio de seis marchas conta com uma embreagem deslizante de comando hidráulico, equipamento que auxilia nas reduções de marcha mais radicais em pilotagem esportiva, limitando eventuais perdas de aderência do pneu traseiro que poderiam causar instabilidade.
Preço, cores, garantia
A Honda CB 1000R tem preço público sugerido de R$ 58.690,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são o vermelho metálico e preto perolizado. A garantia é de três anos sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance que garante assistência 24 horas em países da América do Sul em caso de necessidade.
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro