Câmera traseira da Hilux
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Botões fantasmas da Hilux
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Retrovisor com luz de seta do SW4
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Porta-malas da versão com cinco lugares do SW4
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A principal novidade da linha 2012 da picape Hilux e do utilitário SW4 estará nas concessionárias
Toyota somente no primeiro trimestre do ano que vem. Trata-se do motor 2.7 bicombustível de 163 cv de potência, uma adaptação do bloco de mesma cilindrada movido a gasolina, aposentado em setembro do ano passado.
Enquanto a motorização flex não chega, no entanto, a montadora tratou de armar a picape para o lançamento da VW Amarok com câmbio automático e das novas Chevrolet S10 e Ford Ranger, programadas para estrear no ano que vem. Fazem parte desta estratégia mudanças na carroceria, principalmente na dianteira, e a oferta de novos equipamentos, além da inclusão de uma nova versão topo de linha da picape com rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de estabilidade e de tração. A visão da Toyota neste segmento é otimista. O fabricante pretende expandir 25% das vendas da picape, líder entre os modelos a diesel, totalizando 40 mil unidades em 2012.
O utilitário SW4 que, assim como a picape não recebia nenhuma modificação desde 2008, também agregou a mesma grade com três barras e novo para-choque, além de lanternas com desenho diferenciado. Para alavancar as vendas do modelo em 30%, totalizando 10 mil unidades em 2012, a Toyota chamou de volta a versão de cinco lugares do utilitário.
A motorização que já equipava os modelos (3.0 turbo diesel para ambos, 4.0 V6 para o SW4 e 2.5 turbo para a picape) foi mantida sem quaisquer alterações, assim como o câmbio manual de cinco e a transmissão automática de quatro velocidades. As opções de tração também permanecem inalteradas.
Facelift tira identidade dos veículos
Três anos após a última atualização dos modelos, a montadora incorporou uma grade com três barras cromadas, um novo para-choque, além de farois que se alongam pelas laterais e molduras dos para-lamas redefinidas. As modificações tiraram a robustez, tanto da picape como do SUV, para torná-los mais sofisticados. Não chegaram a prejudicar a estética, mas a sensação que se tem ao olhá-los é que a identidade foi perdida.
Na cabine, uma tela sensível ao toque (pouco legível com a incidência de luz solar direta), com os comandos do rádio e bluetooth é o principal diferencial. Por meio dela também é possível verificar o que se passa na parte de trás do carro, graças à câmera de estacionamento. Para o acabamento, foi utilizado muito plástico e um tipo de cobertura do mesmo material que imita alumínio. Mais uma vez, faltou colocar espelho de cortesia no para-sol do motorista. O utilitário, por sua vez, conta com novas lanternas com lâmpadas com LED. No interior, um detalhe de madeira foi adicionado ao aro da direção. O revestimento dos bancos continua na cor bege.
Bicombustível faltou ao lançamento - os modelos flex com bloco 2.7 de 163 cv (a) e 158 cv (g) a 5.000 rpm e torque de 25 mkgf a 3.800 giros com os dois combustíveis não estavam disponíveis para avaliação no lançamento da linha 2012 do modelo. Por enquanto, a Toyota só divulgou a expectativa de vendas dos modelos com a nova motorização: 5.000 picapes e 1.300 utilitários esportivos ao longo do ano que vem.
Durante o evento, o iCarros avaliou a versão topo de linha da picape com o já existente motor de 3,0 litros 16v turbodiesel. A unidade gera 163 cv de potência a 3.400 giros e 35 mkgf de torque entre 1.400 e 3.200 rotações. A transmissão automática de quatro velocidades oferece redução da terceira para segunda e primeira marcha por meio de mudança do motorista na alavanca, permitindo um melhor desempenho nas ladeiras e ultrapassagens. O conjunto mecânico ainda é servido por tração 4x4 com reduzida, acionada manualmente por meio de uma outra engrenagem.
Com esta opção de motorização, a Hilux ainda se mantém forte candidata à posição de líder de vendas para o próximo ano. Falta ao modelo, no entanto, mais atualidade no acabamento e adição de itens de conforto, como ajuste elétrico dos bancos para o passageiro, levando-se em conta que é a versão mais cara da linha (R$ 141.920). Alguns botões, por exemplo, denunciam a própria idade, como o relógio digital acima do rádio, e a falta de preocupação com detalhes, como os botões "fantasmas" no painel (foto).
Confira os preços da linha 2012 da picape e do utilitário:
- Hilux 4x4 cabine dupla SRV top: R$ 141.920
- Hilux 4x4 cabine dupla SRV: R$ 134.410
- Hilux 4x4 cabine dupla SRV manual: R$ 127.260
- Hilux 4x4 cabine dupla SR manual: R$ 111.800
- Hilux 4x4 cabine dupla Standard Power Pack: R$ 100.720
- Hilux 4x4 cabine dupla Standard: R$ 93.260
- Hilux 4x4 cabine simples Standard: R$ 85.690
- Hilux 4x4 chassi/cabine: R$ 80.160
- SW4 SRV diesel 7 lugares: R$ 174.900
- SW4 SRV diesel 5 lugares: R$ 170.400
- SW4 SRV gasolina V6: R$ 157.000
OBS: os modelos com motor flex não tiveram os valores divulgados
Viagem a convite da Toyota