entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

HB20 reestilizado parte de R$ 38.995

Hatch ganha mudanças visuais e câmbio de seis marchas nas versões 1.6. Modelos HB20S e HB20X chegarão depois

22/09/2015 - Anamaria Rinaldi, de Atibaia (SP) / Fotos: Anamaria Rinaldi e Divulgação / Fonte: iCarros

Após divulgar um vídeo interativo na semana passada para atiçar a curiosidade dos clientes, a Hyundai lança hoje (22) no Brasil a reestilização do HB20, que estará presente no hatch, no sedã HB20S e também na versão aventureira HB20X. Contudo, eles não chegam todos ao mesmo tempo ao mercado. Inicialmente, apenas o hatch renovado estará disponível nas lojas brasileiras, com início das vendas em 10 de outubro. O HB20S e o HB20X serão apresentados separadamente, lançamentos que devem acontecer nos próximos seis meses. 

Foram feitas mudança visuais, mecânicas e de equipamentos, o que deixou o modelo mais caro, partindo agora de R$ 38.995 nas versões 1.0 (são R$ 400 a mais) e de R$ 48.745 nas configurações 1.6 (são adicionados R$ 1.510) - antes o valor inicial era R$ 38.595 (1.0) e R$ 47.235 (1.6).

Leia mais:
Veja a opinião de donos de HB20 no iCarros 

Hyundai divulga teaser do novo HB20 
Hyundai mostra conceito do HB20 no Salão de SP 
Hyundai faz test-drive premiado com sorteio de até 13 unidades do HB20 

Na linha 2016, o modelo ganhou para-choques, faróis, lanternas traseiras e rodas aro 15 redesenhadas, além de receber novos tecidos para o acabamento interno. Contudo, a principal mudança está na grade dianteira, que passa a ser hexagonal adotando a identidade visual dos outros modelos da marca em todo o mundo. A grade e os para-choques redesenhados estão presentes em todas as versões do hatch, enquanto as novas lanternas só aparecem a partir da configuração intermediária e os novos faróis com projetores e luzes de LED só vêm de série na topo de linha. As mudanças foram inspiradas no conceito HB20 R-Spec, apresentado no final do ano passado durante o Salão de São Paulo. 

Essa é a primeira reestilização sofrida pelo HB20 desde o seu lançamento no País, em setembro de 2012, há exatos três anos. Vale lembrar que o modelo foi desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, onde fez muito sucesso, gerando filas de espera de até quatro meses. "Mesmo nessa época de crise, o HB20 mantém sua bela trajetória. Ele foi um dos modelos menos afetados pela situação do País", afirma Sergio Rodrigues, diretor executivo de vendas e marketing da Hyundai do Brasil. Atualmente, o hatch ocupa a terceira posição no ranking dos carros mais vendidos no País de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). E em agosto deste ano foi comemorado o marco de 500 mil unidades produzidas do HB20, único modelo fabricado em Piracicaba (SP) - planta com capacidade de produção de 180 mil unidades por ano.

Mesmos motores, novos câmbios

O HB20 segue com as mesmas opções de motores: 1.0 de três cilindros que rende 80 cv com etanol e 1.6 de quatro cilindros que desenvolve 128 cv com etanol, ambos flex. Contudo, a fabricante afirma que eles foram melhorados e tiveram uma redução no consumo de combustível de até 6,5% no caso do 1.6 e de até 6% para o 1.0. O consumo na cidade com etanol que era de 8,3 km/l com o 1.0, por exemplo, foi para 8,5 km/l. No 1.6, que agora dispensa o tanquinho auxiliar de partida a frio, foi de 7,7 km/l para 8,1 km/l também com etanol em uso urbano - passando da nota B para A no Inmetro. Esse ganho foi possível graças à adoção de novas peças no motor para reduzir o atrito interno e de pneus com baixa resistência ao rolamento.

Já o câmbio teve alterações nas versões com o propulsor maior. O hatch 1.0 continua sendo oferecido somente com transmissão manual de cinco marchas. O 1.6, porém, ganhou câmbio de seis velocidades, tanto na opção manual como na automática - anteriormente, ele adotava um manual de cinco ou um automático de quatro marchas. Além disso, há opção de trocas manuais na alavanca no novo câmbio automático.

Novos equipamentos

A Hyundai destaca ainda que, além das alterações estéticas e dos novos câmbios, o HB20 passa a oferecer uma nova central multimídia que permite o espelhamento da tela de smartphones, sendo compatível com os aplicativos Car Link (para Android) e Apple CarPlay (para IOS) - este último estará disponível somente a partir de 2016. Ela é um opcional e custa R$ 2.500. O outro opcional são os bancos revestidos de couro na cor marrom, que sai por R$ 1.590. Completão, o HB20 chega a R$ 63.535.

Entre os itens de série, a versão de entrada Comfort 1.0 passa a trazer na linha 2016 travas e vidros dianteiros elétricos com função um toque para o motorista. Ela já oferecia ar-condicionado, direção hidráulica, sistema isofix para cadeiras infantis, rádio com comandos no volante, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.

Já a Comfort Plus agora recebe calotas aro 15 e retrovisores elétricos com luzes de seta integradas. A Comfort Style ganha rodas de liga leve aro 15, novas lanternas, faróis de neblina e quatro vidros elétricos com a função um toque. Por fim, a Premium agora conta com novos faróis, airbags laterais, retrovisores com rebatimento automático e ar-condicionado digital. "Queremos democratizar itens premiuns, como o ar-condicionado digital e os airbags", defende Rodrigues. "Esperamos que o hatch com essa nova identidade visual, recheado de equipamentos e agora mais econômico atraia mais clientes para a marca", completa.

Impressões

Como o hatch 1.0 não sofreu alterações mecânicas significativas, o iCarros testou o HB20 1.6 com os novos câmbios de seis marchas. Com a transmissão manual, o modelo ficou mais ágil e a melhoria no conforto acústico dentro da cabine é perceptível com a adoção da sexta marcha, fazendo o motor trabalhar em torno das 2.000 rpm a 120 km/h. Os engates também merecem elogios, sendo bastante precisos. 

Já a versão automática deixa o carro um pouco mais arisco, embora a melhora em relação ao ultrapassado câmbio de quatro marchas que equipava o modelo anterior seja imensa. Com essa transmissão, o hatch não responde tão prontamente aos comandos no pedal do acelerador e há trancos em alguns momentos, especialmente em reduções. Ainda assim, como já foi dito, é bem melhor do que o antecessor. Se antes o câmbio de quatro marchas sofria depois de embalado, agora o hatch mostra vigor mesmo após ganhar velocidade. Pena que o giro ainda suba muito em reduções, elevando consideravelmente o nível de ruído na cabine. 

No restante, não houve alterações e ainda faz falta uma direção elétrica progressiva - presente em rivais - para dar mais rigidez em velocidades maiores. A suspensão do HB20 privilegia o conforto, oferecendo um ajuste mais macio, muito bom na cidade, mas que prejudica um pouco a estabilidade em curvas.

O interior ficou mais elegante com os novos tecidos e o hatch oferece boa posição de dirigir, embora o volante com ajuste de altura e profundidade só esteja disponível nas versões mais caras (Comfort Style e Premium). Atrás, o espaço é apertado para as pernas dos ocupantes, bem apertado.

Veja a tabela de preços do Hyundai HB20 2016:

- HB20 1.0 Comfort MT - R$ 38.995
- HB20 1.0 Comfort Plus MT - R$ 42.595
- HB20 1.0 Comfort Style MT - R$ 46.345
- HB20 1.6 Comfort Plus MT - R$ 48.745
- HB20 1.6 Comfort Plus AT - R$ 52.745
- HB20 1.6 Comfort Style MT - R$ 51.845
- HB20 1.6 Comfort Style AT - R$ 55.845
- HB20 1.6 Premium AT - R$ 59.445

Vai vender? - A Hyundai vive um bom momento no País e espera que o novo HB20 ajude a fabricante a seguir nesse caminho. "Somos a quinta maior montadora no País e o HB20 é o segundo modelo mais vendido considerando as vendas em concessionárias para pessoas físicas", destaca Rodolfo Stopa, gerente de produto da Hyundai do Brasil. "Um dos objetivos do novo modelo é aumentar a nossa cobertura de mercado, oferecendo opções em faixas de preço onde o HB20 não tinha exemplares antes", afirma o executivo.

Se o HB20 já era uma boa opção de compra, a Hyundai espera que a adição de mais equipamentos de série aumente a procura pelo modelo desde a versão básica. E os novos câmbios de seis marchas (manual e automático) deixam as configurações 1.6 bem mais interessantes. São melhorias que devem manter a receita de sucesso do hatch.

Preços promocionais - a linha 2015 do HB20 está sendo oferecida com preços promocionais partindo de R$ 37.995 para o hatch 1.0 e de R$ 45.235 para o hatch 1.6. Os descontos variam entre R$ 600 e R$ 2.000, dependendo da versão.

Viagem a convite da Hyundai

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.