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Lançamento: VW Golf Variant 1.4 flex e Tiguan 1.4 TSI

Perua recebe as mesmas modificações mecânicas feitas no Golf no início do ano, enquanto o SUV ganha versão de entrada

22/09/2016 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Junto do novo Golf 1.0 turbo, a Volkswagen anunciou a Golf Variant com motorização 1.4 turbo flex e o SUV Tiguan com propulsor 1.4 TSI a gasolina. A perua chega às lojas no final de outubro em duas versões: Comfortline (R$ 101.880) e Highline (R$ 113.290), sempre com câmbio automático - a versão manual sai do catálogo. Os preços anteriores variavam entre R$ 91.550 e R$ 109.600. 

Já o Tiguan 1.4 - ainda com o visual antigo (a nova geração só deve chegar ao País em 2017) desembarca da Alemanha em novembro por R$ 125.990. Essa nova configuração não aposentará a 2.0 com tração integral de R$ 149.990.

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Golf Variant: motorização e desempenho

A perua passa a ser equipada com o mesmo conjunto mecânico do hatch Golf, ou seja, o motor 1.4 turbo TSI flex que rende 150 cv (gasolina/etanol). Antes, ela trazia um 1.4 turbo a gasolina de 140 cv. O câmbio também muda: sai o DSG de dupla embreagem e sete marchas e entra o automático de seis velocidades, além de a suspensão traseira independente dar lugar a uma por eixo de torção - mesmas alterações feitas na nacionalização do Golf.

Se você pensou: então a perua também vai ser feita aqui, já que os dois modelos têm o mesmo conjunto? Não, ela seguirá sendo importada do México. A Volks afirma que seu baixo volume de vendas não torna viável economicamente a produção em território brasileiro, ainda que o motor precise ir de São Carlos (SP) para o México e voltar com o carro pronto novamente. 

Prevista para chegar às lojas do País no final de outubro, a perua flex será oferecida nas mesmas duas opções de acabamento à venda atualmente: Comfortline e Highline, mas agora somente com câmbio automático. A Comfortline manual sai do catálogo. De acordo com a fabricante, vai de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e chega à máxima de 207 km/h com etanol. Opcionalmente, a Golf Variant pode ser equipada com um sistema com os modos de condução Normal, Sport, Eco e Individual, alterando as definições de motor, câmbio, piloto automático adaptativo, farol de curva dinâmico e climatização.

Tiguan 1.4: motorização e desempenho

Hoje, o Tiguan é vendido em versão única por R$ 149.990, com motor 2.0 turbo TSI a gasolina de 200 cv, câmbio automático de seis marchas e tração integral. Irá se juntar a ela no portfólio a nova 1.4 turbo TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm de torque. Nesse caso, a transmissão será a DSG de dupla embreagem e seis marchas (banhada a óleo, ou seja, com funcionamento mais suave), com tração dianteira. Essa versão vai de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 195 km/h. Com foco na economia de combustível, o Tiguan 1.4 roda 10,1 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, lembrando que ele é movido apenas a gasolina.

Impressões ao dirigir

Falando primeiro da Golf Variant, a perua agora bicombustível oferece dirigibilidade semelhante à do hatch, com boas respostas de aceleração e retomada. O câmbio automático também casou bem com o conjunto, sem indecisões nas trocas e sem trancos. A mudança da suspensão traseira para eixo de torção só é notada em terrenos mais acidentados, onde o conforto é reduzido. No mais, no uso diário, a Golf Variant se mostra uma ótima opção para quem precisa de um carro espaçoso. O acabamento e o espaço interno - dignos de elogios no modelo - permanecem.

Já o Tiguan ficou mais "calmo" com o motor 1.4 perto do 2.0 da versão topo de linha. Ele leva mais tempo para responder aos comandos no pedal do acelerador, como é esperado, mas mostra boa desenvoltura em função da transmissão de dupla embragem. Ela parece tentar compensar o propulsor menor. A suspensão tem um acerto mais macio que favorece o conforto na cidade, mas prejudica um pouco a estabilidade em curvas na estrada. Falando do interior, ele segue o bom padrão de acabamento já visto no Tiguan, com materiais agradáveis e bom espaço dentro da cabine. Quem viaja atrás tem bastante espaço para pernas e cabeça.

Preços e equipamentos de série

Golf Variant Comfortline 1.4 TSI (R$ 101.880): sete airbags, assistente de partida em rampa, controle de tração e de estabilidade, ar-condicionado, faróis de xenônio, sistema Start/Stop, isofix, direção elétrica, bagageiro de teto, monitoramente de pressão dos pneus, volante revestido de couro,  rodas de liga leve de 16 polegadas, retrovisor com função Tilt Down (abaixa o espelho direito ao engatar a ré), sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, divisão no porta-malas e sistema de som Composition Media com tela sensível ao toque de 6,5", sensor de proximidade, SMS reader e comandos de voz. Opcionais: Pacote Elegance (sensor de chuva, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático, volante multifuncional e rodas aro 17"), Pacote Exclusive (som Discover Media com GPS e Map Care com atualização gratuita sem prazo para os mapas do GPS) e teto solar elétrico panorâmico.

Golf Variant Highline 1.4 TSI (R$ 113.290): além dos itens da Comfortline, acrescenta ar-condicionado dual zone, bancos revestidos de couro com aquecimento nos dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional, piloto automático, borboletas atrás do volante para fazer trocas de marcha manuais, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Opcionais: teto solar elétrico panorâmico, rodas aro 17", piloto automático adaptativo, Pacote Elegance (rodas aro 17", som Discover Media com GPS, partida por botão e sistema com modos de condução), Pacote Exclusive (faróis de xenônio com luzes diurnas de LED e assistente de farol alto) e Pacote Premium (banco do motorista com ajustes elétrico, sistema que estaciona o carro sozinho com câmera de ré, detector de fadiga, som Discover Pro com tela de 8" e piloto automático adaptativo).

Tiguan 1.4 TSI (R$ 125.990): seis airbags, rodas de liga leve de 17 polegadas, controle de tração e de estabilidade, sistema Start/Stop, faróis de neblina, volante multifuncional, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, partida por botão, isofix, monitoramento da pressão dos pneus, função Auto Hold, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado, sistema de som Composition Media e bageiro de teto e frisos em preto - um diferencial para a versão 2.0. Opcionais: Pacote Elegance (ar-condicionado dual zone, borboletas atrás do volante, rodas aro 18", câmera de ré, sensor de chuva, partida por botão e som Discover Media com GPS) e teto solar elétrico panorâmico. 

Vai vender? - A Volkswagen não fala em expectativa de vendas, mas acredita que o público do Tiguan 1.4 será em sua maior parte composto por consumidores de SUVs médios de outras marcas. Ele não deve brigar com o 2.0 em função da lista de equipamentos e da diferença de desempenho. A empresa acredita que essa versão chega para aumentar o leque de opções. Ao volante, fica mesmo essa impressão, de que o Tiguan 1.4 deve atrair novos interessados no modelo. Já a Golf Variant flex deve, segundo a Volks, repetir o sucesso de aceitação do hatch depois que ele sofreu as mesmas mudanças. Com o mercado brasileiro ainda em queda, manter o volume de vendas já é considerada uma vitória.

Test-drive a convite da Volkswagen

 

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