23/11/2017 - Anamaria Rinaldi, de Tatuí (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Conforme o iCarros já havia divulgado, o Ford New Fiesta reestilizado estará nas concessionárias do país a partir de dezembro, exibindo seu novo visual na dianteira, mas sem alterações no conjunto mecânico. Ou seja, não será dessa vez que o modelo aposentará o motor Sigma 1.6 pelo mais moderno 1.5 de três cilindros que estreou no EcoSport. Ele chega como linha 2018 em um total de oito versões e preços entre R$ 56.690 e R$ 75.190.
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No visual, ele recebeu grade frontal, para-choques e lanternas traseiras redesenhadas. A grade, aliás, seria inspirada no superesportivo Ford GT, de acordo com a fabricante. Os faróis possuem luzes diurnas de LED e as lanternas são parcialmente de LED. Por fim, há novas rodas, que dependendo da versão podem ser de aço com 15 polegadas e calotas, de liga leve com 15 polegadas (SEL) ou ainda de liga leve com 16 polegadas (Style e Titanium).
Houve alterações também no acabamento interno, além da inclusão de novos equipamentos como câmera de ré na versão Titanium e a central multimídia Sync 3 oferecida desde a configuração SE Plus. Completam a lista de novidades um novo ajuste da suspensão e a adição de reforços na carroceria para aumentar a proteção contra impactos laterais.
Motorização
Como dito acima, o motor Sigma 1.6 flex de 128/125 cv (etanol/gasolina) segue equipando o New Fiesta. Ele possui algumas tecnologias como bloco, cabeçote e cárter de alumínio, duplo comando de válvulas variável e sistema de partida a frio sem tanquinho. Porém, ele não é tão econômico quanto o mais moderno 1.5 de três cilindros que já está no novo EcoSport.
Esse propulsor pode atuar em conjunto com o câmbio manual de cinco marchas ou o automatizado Powershift de seis velocidades. Pois é, a transmissão também não mudou seguindo o que houve no SUV.
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Segue no catálogo a versão EcoBoost com o motor 1.0 de três cilindros turbo com injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. Movido apenas a gasolina, ele rende 125 cv e torque máximo de 17,3 kgfm entre 1.400 rpm e 4.500 rpm. Esse motor acompanha sempre o câmbio Powershift.
Contudo, passa a ser oferecida somente uma versão com esse motor, a Style EcoBoost. Saem as antigas SEL EcoBoost e Titanium Plus EcoBoost. Aliás, também deixa o catálogo do modelo a SEL Style 1.6. O pacote estético Style cobra R$ 2.900 e está disponível também na opção de entrada SE acrescentando rodas pretas e detalhes com acabamento em preto em grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina.
Falando ainda de mecânica, a Ford afirma que houve alterações no ajuste da suspensão. Ela segue mais firme. O que mudou, segundo a marca, é a calibração dos amortecedores para melhorar a dirigibilidade e a dinâmica em curvas.
Equipamentos de série
SE 1.6 (R$ 56.690): direção elétrica, ar-condicionado, travas, retrovisores e vidros dianteiros elétricos, central multimídia Sync 1 com AppLink e Assistência de Emergência, sensor de estacionamento traseiro, farol de neblina, freios ABS, alarme e computador de bordo.
SE Style 1.6 (R$ 59.590): acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas e grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina com acabamento em preto.
SE Plus 1.6 AT (R$ 62.390): acrescenta central multimídia Sync 3 com tela de 6,5 polegadas e conexão via Apple CarPlay e Android Auto, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, vidros elétricos traseiros e fechamento global.
SEL 1.6 (R$ 61.090 manual e R$ 65.390 automática): acrescenta ar-condicionado digital e rodas de liga leve de 15 polegadas.
SEL Style EcoBoost AT (R$ 69.790): acrescenta o pacote de aparência Style e o motor turbo.
Titanium 1.6 AT (R$ 71.190): acrescenta rodas de liga leve de 16 polegadas, GPS, câmera de ré, banco parcialmente revestido de couro, faróis com luzes diurnas de LED e lanterna parcial de LED.
Titanium Plus 1.6 AT (R$ 75.190): acrescenta bancos revestidos de couro, sete airbags, botão de partida, acesso sem chave, acendimento automáticos dos faróis, sensor de chuva e espelho retrovisor eletrocrômico.
Vai vender? - A Ford afirma que esse mercado é um dos pilares no Brasil. "O segmento de compactos premium é hoje o terceiro mais importante do mercado brasileiro", diz Fernando Pfeiffer, gerente de Produto da Ford. E para ajudar na escolha entre tantos concorrentes, a empresa destaca o custo de manutenção, com as três primeiras revisões saindo por R$ 1.568 nas opções 1.6 e por R$ 1.620 na versão EcoBoost.
As vendas começam em dezembro, mas algumas regiões do Brasil poderão encontrar os carros nas concessionárias já no final de novembro. E já é possível configurar o modelo no site da marca.
Veja os preços do New Fiesta 2018:
SE 1.6 - R$ 56.690 (era R$ 53.660)
SE Style 1.6 - R$ 59.590 (era R$ 56.590)
SE Plus 1.6 AT - R$ 62.390 (era R$ 58.490 na SE Plus Direct)
SEL 1.6 - R$ 61.090 (era R$ 58.590)
SEL 1.6 AT - R$ 65.390 (era R$ 63.190)
SEL Style EcoBoost AT - R$ 69.790 (era R$ 66.090)
Titanium 1.6 AT - R$ 71.190 (era R$ 68.990)
Titanium Plus 1.6 AT - R$ 75.190 (era R$ 73.090)
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