28/05/2018 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Ford apresentou uma de suas apostas para o ano de 2018: o Ka Freestyle. Com diferenciações de visual, motor, câmbio e suspensão, o modelo é classificado pela marca como SUV, estreia um novo motor 1.5 de três cilindros e duas opções câmbio inéditas ao Ka: uma nova transmissão manual e o câmbio automático, pela primeira vez na família do hatch. Os preços são R$ 63.490 pelo Ka Freestyle manual e R$ 67.990 pelo Ka Freestyle automático.
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O que muda?
Na parte técnica, bastante. Apesar de a Ford não ter divulgado todas as dimensões da novidade, alguns números foram mudados na comparação do Freestyle com as demais versões do Ka. Entre elas está o vão livre do solo, que agora é de 188 mm. O eixo traseiro ficou 30% mais rígido, enquanto a barra estabilizadora está 23 mm mais espessa. Os amortecedores também foram recalibrados e as rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho exclusivo estão utilizando pneus 185/60, mas convencionais, nada de uso misto.
O Ka Freestyle também recebeu mais um retrabalho na questão do isolamento acústico. O motor está usando coxins hidráulicos, maior uso de materiais fonoabsorventes, reforços estruturais, para-brisa acústico e nova calibragem de buchas e suspensão. Tudo isso com o intuito de deixar o pequeno SUV mais silencioso que o hatch em que se baseia.
Visual
Olhar para o Ka Freestyle é um de seus pontos fortes. O modelo recebeu novos faróis, para-choques, lanternas, grade e rack de teto. Nas porções inferiores dos para-choques, a Ford instalou insertos em cor contrastante e, ao redor de toda a carroceria, há faixas plásticas.
Por dentro, o Freestyle recebeu um novo console central para acomodar a central multimídia, que finalmente passa a ser da geração SYNC 3 (com Android Auto e Apple Car Play), como em outros modelos mais caros da marca, mas com tela sensível ao toque de 6,5”. Há também duas entradas USB de carregamento rápido (2,5 A). O interior, inclusive também pode ter uma coloração diferenciada.
Os novos motor e câmbio
O propulsor que irá empurrar o Ka Freestyle não é exatamente novo. É o mesmo 1.5 de três cilindros flex com comando variável de válvulas já utilizado pelas versões de entrada do EcoSport. Na calibração do SUV menor, gera até 136 cv de potência e 16,1 kgfm de torque com etanol. Na comparação com o atual Sigma são cerca de 26 cv a mais e 1,1 kgfm extras, respectivamente.
Para quem optar pela transmissão manual, ainda vai lidar com cinco velocidades, mas a caixa é nova. Sai a antiga IB5+ e entra a família MX65. Entre as vantagens, a nova transmissão tem ré sincronizada, melhor eficiência com um menor uso de óleo e o conjunto inteiro pesa 30 kg. É a primeira vez que um câmbio da família MX65 vai ser usado na América do Sul.
Para aqueles que ficaram com o câmbio automático, a unidade é a mesma já utilizada nos EcoSport automáticos com motor 1.5, da família 6F. Ela oferece seis velocidades e software que se adapta ao modo de condução do motorista.
Em termos de desempenho, a Ford declara uma aceleração de 0 a 100 km/h com etanol em 10,4 segundos para o Ka Freestyle manual e em 11,2 segundos para o automático. Para os números de consumo, a marca optou por fornecer os dados com gasolina no tanque. Assim, o consumo combinado (cidade e estrada) é de 12,9 km/l para o manual e 11 km/l para o automático.
Equipamentos extras
As alterações do Ka Freestyle não ficaram apenas no visual e na mecânica. O nível de equipamentos aumentou também. Não há diferença de itens entre o manual e o automático, então todos os Freestyle trazem de fábrica itens com direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, repetidores de seta nos espelhos, multimídia SYNC 3, todos os adereços visual, as linhas reformuladas e as rodas de 15 polegadas escurecidas e com desenho exclusivo.
Entre os itens de segurança também houve ganho, pois o carro traz de série em ambas as configurações itens como airbags frontais, laterais e de cortinas, controles de tração e estabilidade, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa.
Como anda?
O contato com o Ka Freestyle foi breve, dentro de um campo de provas da marca. O iCarros andou na versão automática da novidade e mesmo com o curto trecho rodado, foi possível avaliar o modelo tanto em situações de estrada quando em simulações de trecho em terra batida.
O que mais agradou, primeiramente, foi o acabamento com nova opção de cor, que deixou a cabine mais agradável e com um ar mais premium. A nova central multimídia, com tela flutuante ficou bem resolvida, sem parecer adaptação.
Indo para o segundo ponto, todo o trabalho descrito pela Ford em termos de isolamento acústico parece ter surtido efeito. Mesmo em trechos irregulares, pouco se ouvia do trabalho de suspensão. Mesmo o motor tricilíndrico sob o capô, que gosta de privilegiar rotações entre 2.000 rpm e 3.000 quando casado com o câmbio automático, pouco se fez notado.
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