24/07/2018 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Chega ao Brasil a linha 2019 do Ford Ka. Além do visual levemente remodelado, o compacto da Ford recebeu transmissão automática, um novo motor 1.5 vindo diretamente do EcoSport e novas versões. Segundo a Ford, a ideia é agora brigar com os Chevrolet Onix/Prisma e Hyundai HB20/HB20S também em suas versões mais caras e automáticas – fatia de mercado na qual o Ka ainda não atuava. Os preços partem de R$ 45.490 no hatch S 1.0 e chegam a R$ 70.990 no sedã Titanium automático.
Leia mais:
New Fiesta Sedan permanecerá em linha no Brasil por enquanto
Mesmo ameaçado pelo novo Ka 2019, New Fiesta segue em linha
Motor e câmbios novos
A maior novidade do Ka é mecânica: sai de cena o antigo motor 1.5 Sigma de quatro cilindros, 110 cv e 15 kgfm de torque (valores com etanol) em favor do novo 1.5 três cilindros Dragon com 137 cv e 16,2 kgfm de torque (também com etanol). O motor tem comando variável na admissão e escape, entrega mais potência, torque em uma faixa mais linear e é mais econômico: segundo a Ford, o hatch automático marca 13,5 km/l na estrada com gasolina, enquanto o sedã chega aos 12,2 km/l.
Para brigar em pé de igualdade com Onix e HB20, a Ford equipou o Ka com a nova transmissão automática de seis machas que estreou no EcoSport. Houve também mudança para os modelos manuais: o câmbio novo tem cinco marchas e é 7 kg mais leve que a caixa anterior, além de ter dupla sincronização nas três primeiras marchas.
Procurando um sedã? Veja ofertas de Ka Sedan
Controles de tração e estabilidade passaram a ser itens de série somente nas versões mais caras (Freestyle e Titanium no Ka, enquanto no Ka Sedan somente na SEL e Titanium). Outra mudança mecânica promovida pela Ford no compacto está na suspensão: ela foi retrabalhada para ganhar em conforto e dinâmica, com um limitador hidráulico que evita barulhos de fim de curso em buracos. A direção também foi recalibrada e agora está mais leve em manobras e mais firme na estrada.
Mais versões e equipamentos
O catálogo de versões do Ka mudou substancialmente com a atualização. Antes, a marca oferecia as versões S (somente hatch 1.0), SE, SE Plus, Trail (apenas no hatch) e SEL com motor 1.0 ou 1.5 com preços que iam de R$ 44.780 pelo hatch S 1.0 e chegavam a R$ 61.250 no sedã SEL 1.5 manual. Agora, o modelo passa a ser oferecido em novas configurações de acordo com a motorização.
Por R$ 45.490, o Ka S tem somente uma opção de motor 1.0 e vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, banco do motorista com regulagem de altura e calotas para as rodas de aço de 14 polegadas. A versão SE adiciona rádio My Connection, suporte para celular e pintura nas maçanetas e retrovisores. Ela é oferecida para o hatch e sedã com motor 1.0 e 1.5, além de opção de câmbio automático.
Simule o valor das parcelas do seu carro novo
Subindo para a versão SE Plus, o Ka ganha central multimídia SYNC 3 com 6,5 polegadas, Android Auto e Apple CarPlay, sensor de ré, vidro elétrico traseiro, retrovisores elétrico, calotas de 15 polegadas do New Fiesta, faróis de neblina e duas entradas USB. A versão também é oferecida para hatch e sedã nas duas opções de motor e transmissão.
Aqui começam as diferenças entre Ka e Ka Sedan: o hatch tem como opção a versão aventureira Freestyle que vem equipada com visual exclusivo, suspensão elevada, seis airbags, câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, seta no retrovisor e bancos revestidos de couro e tecido. A versão Freestyle é vedida somente com motor 1.5 com câmbio automático ou manual.
Com exceção do visual aventureiro, o sedã na versão SEL segue exatamente o mesmo pacote de itens de série do Ka Freestyle, a diferença é que a transmissão manual é sua única opção. Por fim, a topo de linha Titanium, traz somente transmissão automática como opção mecânica. Ela ganha grade frontal cromada, friso cromado na traseira do sedã, rodas de liga leve de 15 polegadas, partida por botão e bancos totalmente revestidos de couro.
Confira a tabela de preços do Ford Ka 2019
Hatch 1.0
S – R$ 45.490
SE – R$ 45.990
SE Plus – R$ 48.490
Hatch 1.5
SE Manual – R$ 51.990
SE Automático – R$ 56.490
SE Plus – R$ 54.490
SE Plus Automático – R$ 58.990
Freestyle Manual – R$ 63.490
Freestyle Automático – R$ 67.990
Titanium Automático – R$ 68.990
Sedã 1.0
SE – R$ 49.490
SE Plus – R$ 51.990
Sedã 1.5
SE Manual – R$ 55.490
SE Automático – R$ 59.990
SE Plus – R$ 57.990
SE Plus Automático – R$ 62.490
SEL Manual – R$ 65.990
Titanium Automático – R$ 70.990
Mudanças no visual
Além das alterações mecânicas, de equipamentos e o avanço do Ka nas versões mais caras, o modelo também teve mudanças visuais. A dianteira recebeu novo para-choque com entradas de ar em C (com frisos cromados no Titanium), faróis novos (cromados no Titanium) e grade frontal mais larga e esportiva. No hatch, a grade ganhou pequenos pontos cinza chamados pela Ford de diamantes, enquanto no sedã permanecem as barras horizontais (novamente cromadas no Titanium).
A traseira apresenta novas lanternas com esquema de iluminação alterado e para-choque que segue as linhas do dianteiro. Por dentro, a grande novidade fica por conta da central multimídia SYNC 3 flutuante com tela de 6,5 polegadas. Agora, Ka e Ka Sedan possuem a mesma coloração interna de acordo com a versão: cinza fosco na S, SE, SE Plus e SEL, enquanto a Titanium tem elementos em preto brilhante e a Freestyle usa elementos marrom. Na traseira, há cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos.
A Ford também deu ao Ka um novo catálogo de cores, que agora passa a ser constituído por seis tonalidades. O Vermelho Arpoador (sólido) será o único tom que não será cobrado valor extra. Outra opção sólida é o Branco Ártico, mas custa R$ 550 a mais. As demais adicionam R$ 1.350 e, além da conhecida Prata Dublin, estão as novas Cinza Copenhagen (marom), Cinza Moscou e Preto Bristol.
Manutenção de preço fixo e garantia estendida
Uma das novidades para o Ka 2019 está na garantia estendida opcional. Para o modelo, a Ford oferece o pacote Protect Advanced que inclui as quatro primeiras revisões do modelo e adiciona um ano de garantia por R$ 2.196. Há também o Protect Premium que inclui até a quinta revisão e estende a garantia do carro para dois anos além do período original. Esse plano tem preços diferentes para cada motorização: R$ 2.697 no 1.0 e R$ 2.930 para o 1.5, independentemente se for hatch ou sedã.
As revisões da Ford tem preço fixo e são feitas a cada 10 mil km ou um ano, o que ocorrer primeiro. Para sedã e hatch com motor 1.0, o preço do pacote com as três primeiras revisões sai por R$ 1.308, enquanto o 1.5 é mais barato: R$ 1.276.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro