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Ford foca no diesel e em garantia para Ranger 2017

Picape muda visual, ganha equipamentos e estende garantia com preços que vão de R$ 99.500 (flex) e R$ 129.900 (diesel)

08/04/2016 - Anelisa Lopes, de Puerto Iguazu (ARG) / Fotos: divulgação / Fonte: iCarros

A Ford apresentou a atualização da linha Ranger, que incorporou mudanças principalmente no visual e na oferta de  equipamentos, com preços que partem de R$ 99.500 (flex) e R$ 179.900 (diesel). A garantia da picape argentina, que chega às lojas em maio só com carroceria cabine dupla, também foi estendida de três para cinco anos. Com a Toyota Hilux renovada desde o final do ano passado, uma briga boa entre as picapes médias está progamada para acontecer a partir do mês que vem, quando a Chevrolet também levará a nova S10 ao mercado, completando a reformulação entre as líderes de venda do segmento de picapes médias. 

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Conheça  as versões da Ranger 2017

As versões da Ranger 2017 são: XLS, XLT e Limited 4x2 com motor 2.5 flex e câmbio manual de cinco marchas, XLS 2.2 4x4 turbodiesel com transmissão manual ou automática de seis velocidades, XLT e Limited 3.2 4x4 turbodiesel com câmbio automático. Os preços da bicombustível começam em R$ 99.500 e vão a R$ 118.500, enquanto as turbodiesel partem de R$ 129.900 e chegam a R$ 179.900.

Desde a versão mais barata XLS flex, a Ranger 2017 traz sete airbags, direção elétrica, cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para cinco ocupantes, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, controle automático em descidas, assistente de frenagem de emergência (pacote AdvanceTrac). Na versão mais cara Limited 3.2 turbodiesel, a Ranger agrega alerta de colisão, piloto automático adaptativo, farol alto automático, sistema que avisa mudança de faixa, câmera de ré, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, sistema multimídia SYNC com tela de oito polegadas, revestimento dos bancos de couro e volante com controles integrados.

Motores e câmbios

O motor turbodiesel 3.2 Duratorq tem 200 cv de potência e 47,9 kgfm de torque na faixa de 1.750 a 2.500 rpm e trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. Já o 2.2 turbodiesel é encarregado de gerar 160 cv e 39,2 kgfm entre 1.600 e 2.500 rpm e tem disponível um câmbio manual ou automático de seis velocidades - esta opção recebeu 10 cv a mais na potência em comparação à linha 2016. As configurações a diesel contam com seletor eletrônico de tração: até 120 km/h, o motorista pode passar a força das rodas dianteiras para 4x4, enquanto a reduzida é acionada somente com o carro parado.

O bloco bicombustível 2.5 combina potência de 168 cv/173 cv e torque de 24,3 kgfm/25 kgfm a 4.500 rpm com tração 4x2 e câmbio manual de cinco marchas. A Ford não divulga os números de consumo, mas, de acordo com a montadora, com a incorporação de novos componentes no motor mais atuação da direção elétrica, a média de consumo ndas versões baixou cerca de 15%.

Dimensões da nova Ranger

A Ranger mede 5,35 m de comprimento, 1,82 m de altura e 2,16 m de largura. O entre-eixos é de 3,22 m. A fileira de trás passou a contar com encosto de cabeça e cinto de três pontos para o terceiro passageiro, mas, confortavelmente, viajam quatro adultos no veículo. As capacidades de carga são: 1.009 kg (Limited 3.2 turbodiesel), 1.104 kg (XLS 2.2 turbodiesel manual), 1.084 kg (XLS 2.2 turbodiesel automática), 1.298 kg (XLS 2.5 flex manual) e 1.255 kg (XLT 2.5 flex manual). 

iCarros avaliou 

O iCarros teve contato com a versão topo de linha Limited 3.2 turbodiesel automática de seis marchas em um pequeno trecho off road e rodoviário, e com a XLT 2.5 flex manual de cinco velocidades também em estrada. No percurso, ficou clara a divisão de perfil entre os dois veículos, sendo a turbodiesel direcionada ao uso em longas distâncias, enquanto a bicombustível se adequa a trafegar na cidade.

Nos dois casos, a performance do conjunto de suspensão e da direção elétrica agradou. O turbodiesel de 200 cv mostra ânimo em saídas e retomadas, além de embalar com mais facilidade; já a flex tende a ser mais lenta para recuperar o ânimo, exigindo mais reduções por parte do motorista. Também por conta do maior esforço do bloco - apesar do engate seguro e direto da alavanca, não há dúvidas de que o câmbio de seis marchas cairia muito bem nesta versão -, o nível de ruído na cabine é maior. De acordo com o computador de bordo, o gasto médio de gasolina foi 6,2 kml. 

Na pequena travessia fora de estrada, em mata fechada, alguns obstáculos, como transposição de barreira e de trecho alagado (a Ranger chega a ficar até 80 cm submersa), foram vencidos com o acionamento do bloqueio do diferencial. Todo o processo de mudança de bloqueio do diferencial e de tração é feito eletronicamente por meio de um botão. 

Fidelização e pós-venda para atuais e novos proprietários

Um dos planos da Ford para fidelizar os atuais proprietários dos modelos Ranger linha 2013 a 2016 será por meio de um sistema exclusivo de pré-venda e desconto de 11%, mas somente na aquisição das versões a diesel. Já no que diz respeito ao pós-venda, a garantia da picape foi estendida de três para cinco anos, enquanto o plano de revisões acontece a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros.

De acordo com a montadora, na versão topo de linha 3.2 Diesel Limited, a redução de custos de manutenção foi de 34%. O plano com três revisões tem custo total de R$ 2.464: aos 12 meses ou 10 mil quilômetros de R$ 648; aos 24 meses ou 20 mil quilômetros de R$ 808 e aos 36 meses ou 30 mil quilômetros de R$ 1.008. 

Somente as versões a diesel estarão nas lojas a partir de maio, já que deverão corresponder a 65% das vendas totais da Ranger. Quem quiser optar por uma flex 2017, terá de esperar cerca de dois meses para conhecê-la nas lojas. Lembrando que ainda há estoque da linha 2016 com motor bicombustível nas revendas da marca. 

Confira os preços da Ford Ranger 2017:
- XLS 2.5 flex 4x2 manual 5 marchas: R$ 99.500
- XLS 2.2 turbodiesel 4x4 manual 6 marchas: R$ 129.900
- XLS 2.2 turbodiesel 4x4 automática 6 marchas: R$ 142.900

- XLT 2.5 flex 4x2 manual 5 marchas: R$ 109.500
- XLT 3.2 turbodiesel 4x4 automática 6 marchas: R$ 166.900

- Limited 2.5 flex manual 5 marchas (apenas sob encomenda): R$ 118.500
- Limited 3.2 turbodiesel 4x4 automática 6 marchas: R$ 179.900

Viagem a convite da Ford

 

 

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