03/11/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Fiat apresentou mais uma novidade para a Toro. Além dos motores 1.8 flex e 2.0 diesel, agora a picape poderá ser equipada com um novo propulsor 2.4 flex Tigershark importado do México. A novidade é capaz desenvolver 186 cv de potência e 24,9 kgfm de torque com etanol. Rodando com gasolina, o motor gera 174 cv e 23,5 kgfm. O preço da Fiat Toro 2.4 flex Tigershark automática 4x2 é de R$ 98.730.
Leia mais:
Multas ficam mais caras em todo o País
Estradas e rodovias ganham novos limites de velocidade
Dirigir manuseando o celular vira infração gravíssima
Lei sobre porte do documento do veículo muda em novembro
10 fatos que você precisa saber para tirar ou renovar a CNH
Entre as tecnologias empregadas no 2.4 estão o Multiair 2, que confere o comando variável de válvulas da adminssão. O tanquinho auxiliar de partida também foi aposentado e o motor conta ainda com sistema Start/Stop. Buscando a maior eficiência, o Tigershark tem bomba de combustível e ventoinha de radiador com gerenciamento eletrônico, alternador inteligente (monitora a carga da bateria para definir quando entrar em funcionamento) e bobinas individuais com velas de irídio.
De acordo com a marca, o consumo com etanol é de 5,9 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Com gasolina, os números respectivos são 8,6 km/l e 10,8 km/l. Para ser usado 100% com etanol, o propulsor mexicano ganhou novas bronzinas, sedes de válvulas reforçadas e pistões que dão maior taxa de compressão.
A novidade será oferecida somente na configuração Freedom, baseada na já existente 1.8. Além dos itens de série da picape em que se origina, traz também alarme, terceira luz de freio, capota marítima, retrovisores elétricos com função tilt down, iluminação externa nos espelhos, volante multifuncional revestido de couro e borboletas para trocas de marcha no modo manual, uma vez que o câmbio da Toro Freedom 2.4 flex será de nove velocidades, mas a tração será apenas 4x2.
Domando o Tubarão Tigre
Mesmo sem sobrealimentação, o comando variável e a cilindrada maior do motor 2.4 dão conta de entregar um desempenho bastante superior ao do 1.8 flex. Já a partir das 2.000 rpm há disposição de sobra, sendo que o pico de torque se dá às 4.000 rpm. Outro item que sobra é o câmbio. Antes dos 100 km/h não há sequer a possibilidade de se usar a nona marcha. O resultado são acelerações constantes e uma transmissão sempre na relação ideal para retomadas e acelerações. Mesmo sendo maior, o propulsor demonstra pouco ruído em operação, mesmo nas rotações mais elevdas. Pode não ter o torque em baixa do motor diesel, mas seu desempenho é superior com o conta-giros nas posições mais altas.
Vai vender? - A Fiat não comentou especificamente o número de vendas da versão 2.4, mas espera que a novidade responda por cerca de 20% do total. Qualidades mecânicas para isso a Toro tem de sobra.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro