entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat lança Mobi Drive com câmbio automatizado por R$ 44.780

Compacto também perde as três versões On na linha 2018, sendo oferecido agora em cinco configurações

29/03/2017 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Fiat lançou hoje (29) a versão Drive GSR para o compacto Mobi. Trata-se de uma nova opção no catálogo, equipada com o motor Firefly 1.0 de três cilindros e câmbio automatizado, que foi atualizado e perde o nome Dualogic para ser batizado de GSR. A novidade chega para ocupar o posto de topo de linha da família por R$ 44.780.

Leia mais:
Veja quanto custa o seguro dos SUVs mais vendidos 
Cinco coisas que você precisa saber sobre financiamento 
VW Up: o que deve mudar e o que pode ficar no modelo 2018

Além da nova versão, a linha 2018 do Mobi perde as três configurações On, sendo vendida agora nas opções Easy (R$ 33.700), Like (R$ 39.190), a aventureira Way (R$ 40.650) e Drive (R$ 40.650).

Motorização e transmissão

Lembrando que a versão Drive é a única do Mobi que traz o novo motor Firefly 1.0 de três cilindros, o compacto se torna também o primeiro 1.0 no portfólio da marca com câmbio automatizado. No Uno, ele atua em conjunto apenas com o 1.3. Esse motor rende 77 cv de potência e 10,9 kgfm de torque com etanol ou 72 cv e 10,4 kgfm com gasolina. 

Quanto à transmissão automatizada de cinco marchas, ela recebeu melhorias para deixar as trocas de marcha mais rápidas e suaves e agilizar as retomadas. Além disso, traz borboletas atrás do volante, permitindo fazer reduções ou alterações quando desejado, retomando o modo automático após alguns segundos. Há também a função Sport que estica as marchas e botões no lugar da alavanca, como já acontecia no Uno. 

A principal mudança, porém, é o nome. Deixa de ser Dualogic e passa a ser GSR, sigla para Gear Smart Ride. A nova nomenclatura será adotada também no Uno, batizando somente os modelos com o motor Firefly. Nos demais, seguirá sendo Dualogic.

O câmbio manteve as qualidades do Dualogic Plus, como a função Creeping (coloca o carro em movimento ao tirar o pé do freio) e os sensores que detectam se o carro está em uma ladeira ou uma curva para controlar as trocas de marcha. Por fim, a Fiat destaca a função Auto-up Shift Abort, que identifica situações de retomada de velocidade - uma ultrapassagem, por exemplo - abortando a troca para uma marcha superior.

E tem mais. Segundo a fabricante italiana, o Mobi Drive GSR é agora o 1.0 mais econômico do País, superando o VW Up TSI que até então detinha o título. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a nova versão roda 9,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol ou 14,0 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada com gasolina. 

Impressões ao dirigir

O Mobi tem a grande vantagem do seu tamanho reduzido. Ele é fácil de manobrar e parece se acomodar muito bem na cidade. O acabamento é simples, mas isso é algo já esperado de um modelo de entrada. Pena que a nova topo de linha GSR não traga retrovisores elétricos e rádio de série, itens essenciais hoje em dia. 

Falando então do novo câmbio, ele casou bem com o motor 1.0 e o peso de apenas 965 kg tornam esse conjunto adequado ao carrinho. Ele arranca bem e oferece boas retomadas de velocidade. Há ainda a vantagem das trocas manuais nas borboletas atrás do volante. Ao dirigir, ele parece estar mais apto a escolher a marcha adequada em diferentes situações, mas ainda há trancos se o motorista for mais agressivo com o pedal do acelerador. Também é perceptível o barulho do acionamento das engrenagens nas duas primeiras marchas. 

A direção elétrica tem respostas precisas e conta ainda com o modo City, que diminui a sua rigidez para uso urbano. Basta acionar um botão no painel. A suspensão ficou confortável e passa muito pouco das irregularidades do piso para os ocupantes dentro da cabine. 

No geral, o Mobi cumpre muito bem a tarefa de carro urbano, mas o espaço menor no banco traseiro e o porta-malas de somente 215 litros tornam difícil que ele seja o único carro da família. E a Fiat sabe disso. O Mobi é uma opção para segundo ou terceiro carro da casa. 

Equipamentos de série

Easy (R$ 33.700): quadro de instrumentos com Iluminação de LED, display digital de 3,5 polegadas e rodas de aço aro 13" com calotas. Opcionais: desembaçador com ar quente e Kit Funcional (vidros dianteiros elétricos, pré-disposição para rádio, desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro e travas elétricas).

Like (R$ 39.190): adiciona ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricas, volante com regulagem de altura e rodas de aço aro 14" com calotas. Opcionais: Kit Connect (desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro, rádio Connect com Bluetooth e volante multifuncional) ou Kit Live On (sistema Live On e quadro de instrumentos com visor digital).

Way (R$ 40.650): acrescenta barras longitudinais no teto, moldura nas caixas de roda, para-choques exclusivos e suspensão elevada. Opcionais: kits Connect e Live On.

Drive (R$ 40.650): acrescenta grade dianteira com pintura em preto, direção elétrica e sistema de partida a frio sem o tanque auxiliar. Opcionais: kits Connect, Live On e Tech (chave com telecomando, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 14", alarme, retrovisor elétrico com Tilt Down, Cargo Box, banco do motorista com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro, cintos dianteiros com regulagem de altura e abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível).

Drive GSR (R$ 44.780): acrescenta câmbio automatizado, volante com paddle shift e computador de bordo. Opcionais: kits Connect, Live On e Tech.

Sistema Live On

No lugar da central multimídia, esse sistema permite transformar seu smartphone no rádio do carro. Basta fazer o download gratuito do aplicativo e colocar o celular no suporte que ocupa o lugar que seria do rádio no painel. Pela tela do smartphone você consegue acessar aplicativos de trânsito e de música. 

Vai vender? - Segundo a Fiat, os clientes do Mobi apontam como qualidades do carro seu tamanho, a economia de combustível e o design, nessa ordem de relevância. E o novato Drive GSR mantém essas características com a praticidade do câmbio automatizado, que elimina a necessidade de acionar a embreagem no trânsito urbano. Ou seja, ele tem potencial para vender bem. Em relação ao seu principal rival, o Mobi Drive GSR é mais barato. O VW Up automatizado I-Motion parte de R$ 48.365 também com motor 1.0 de três cilindros.  

A fabricante espera que as vendas do Mobi cheguem a 50 mil unidades por ano com a nova versão, sendo que até agora ele soma 38 mil unidades comercializadas. É um crescimento significativo para o mercado brasileiro, que ainda ensaia sinais de melhora após dois anos consecutivos de queda. A versão de entrada Easy deve ficar com 15% das vendas, a Like com 40%, a Way com 15% e a Drive com 20%, sendo os 10% restantes da recém-chegada Drive GSR. 

Veja os preços do Fiat Mobi 2018:

Easy: R$ 33.700
Like: R$ 39.190 
Way: R$ 40.650
Drive: R$ 40.650
Drive GSR: R$ 44.780

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.