19/11/2014 - Anamaria Rinaldi, de Goiânia (GO) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
O Fiat 500 Abarth já não é novidade para o público brasileiro. Ele foi mostrado durante o Salão de São Paulo, realizado entre 30 de outubro e 9 de novembro, mas chega às concessionárias da marca apenas em meados de dezembro. O preço será revelado quando as vendas tiverem início, devendo ficar entre R$ 75 mil e R$ 80 mil.
O preço é bem salgado, é verdade, ainda mais considerando o tamanho do carro. Mas o visual retrô do 500 ganha um charme a mais no Abarth - divisão de alta performance da marca italiana - com a união de um carrinho leve (ele pesa 1.164 kg) com o motor 1.4 turbo. O modelo, aliás, recebeu diversas modificações para entregar melhor desempenho, sem perder as linhas características do 500.
Antes de falar do carro, um pouco de história. A marca Abarth surgiu em 1949, tendo como ponto alto a performance, como afirma Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat. O primeiro Abarth a desembarcar no Brasil foi o Stilo, em 2002. Lá fora, o kit está disponível também para o Punto.
Visual exclusivo
Voltando ao 500 Abarth, ele se diferencia do modelo convencional no exterior pela ponteira dupla de escapamento cromada, pelos faróis e pelas rodas de liga leve aro 16 exclusivas, pelas pinças de freio em vermelho, pelos pneus mais largos e com perfil mais baixo (195/45 R16) e pelas faixas laterais nas cores vermelho, branco ou preto, com os retrovisores na mesma cor da faixa.
Já o interior reforça ainda mais o seu apelo esportivo com medidor de pressão do turbo no painel, volante com base achatada, acabamento com costuras vermelhas e bancos de couro em formato concha - disponíveis nas cores preto ou vermelho e preto.
Importado do México, o Abarth tem exatamente as mesmas dimensões do 500 convencional, com 3,54 m de comprimento, 1,62 m de largura, 1,49 m de altura e 2,30 m de distância entre-eixos. O porta-malas também não muda, com capacidade para apenas 185 litros.
Foguetinho
Chamado pela fabricante de "pocket rocket" (foguete de bolso, em inglês), o modelo é equipado com motor 1.4 16V turbo a gasolina Multiair que rende 167 cv de potência e 23 kgfm de torque máximo, disponível a 2.500 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas. Segundo dados da empresa, o Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. O consumo ainda não foi divulgado, mas a Fiat acredita que deva ficar em torno de 15 km/l na estrada.
Hoje, o 500 Cabrio é a única versão do carrinho convencional à venda com o motor Multiair. Nesse caso, porém, ele é flex e desenvolve 105 cv com gasolina e 107 cv com álcool, chegando aos 100 km/h em 12,2 segundos com o combustível de cana.
"Mecanicamente, quase todas as peças são diferentes no Abarth", destaca Dutra. Para entregar um desempenho mais esportivo, o modelo recebeu suspensão e freios aprimorados, além de ter o motor recalibrado para rodar com a gasolina oferecida no País. O resultado? Muita diversão ao volante. O tamanho compacto aliado aos 167 cv deixam o carro bastante ágil em arrancadas e retomadas. Além disso, o câmbio de engates curtos tornam a condução ainda mais agradável. Seja no dia a dia, seja numa pista.
A suspensão firme permite abusar um pouco mais nas curvas, contando ainda com a ajuda do controle de estabilidade para manter o carro grudado no chão. Infelizmente, não foi possível avaliar o modelo nas ruas esburacadas do País.
Tamanho não é documento
Embora pequeno, o Abarth vem bem equipado de fábrica. Oferecido em versão única, ele traz ar-condicionado automático, direção elétrica, assistente de partida em rampa, controlador de velocidade, volante e bancos revestidos de couro, computador de bordo, faróis de neblina, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), banco com easy-entry e memória (grava a posição ao rebater para ter acesso ao banco traseiro) e sistema de som com entradas auxiliar e USB e comandos no volante. São opcionais teto solar elétrico e som de alta definição Beats, que serão oferecidos em um pacote.
Se anda bem, o foguetinho também vem equipado com diversos itens de segurança, como sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista), controle de estabilidade com três modos (ligado, parcialmente ligado e desligado) e de tração e TTC (Torque Transfer Control), sistema que distribui automaticamente a força do motor entre as quatro rodas conforme a necessidade.
Vai vender? - A expectativa da Fiat é vender 300 unidades do Abarth por ano, sendo que o primeiro lote que chega às lojas em meados de dezembro terá 30 carros. Ele estará disponível nas mesmas concessionárias que vendem o 500 convencional, que são entre 150 e 200 em todo o Brasil. Não fosse o preço elevado, o modelo poderia vender até mais. O objetivo, segundo a empresa, era oferecer um carro de corrida que pudesse ser usado no dia a dia. E isso foi alcançado.
Test-drive a convite da Fiat
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