entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Fiat Cronos: preços, fotos e primeiras impressões

Marca apresenta o seu novo sedã, agora baseado no hatch Fiat Argo. Veja como anda o principal rival do Volkswagen Virtus

21/02/2018 - Thiago Moreno, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A Fiat finalmente apresentou todos os detalhes do Cronos, novo sedã da marca baseado no Argo. Os preços variam entre R$ 53.990 e R$ 69.990. Serão três opções de versões, duas de motorização e três de câmbio. Apesar de o VW Virtus ser visto como o principal rival, a montadora diz que deve conpetir mais com modelos como Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Toyota Etios Sedã. Veja o que a novidade traz.

Vai trocar de carro? Simule o valor da parcela aqui

Versões e itens de série

1.3 manual (R$ 53.990) - a versão de entrada do sedã  traz direção elétrica, travas elétrocas, vidros elétricos dianteiros, ajuste de altura para o banco do motorista, volante com regulagem de altura, sistema ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, rádio com concetividade via Bluetooth e comandos no volante e rodas de aço de 15 polegadas com calotas.

Drive 1.3 manual (R$ 55.990) - traz como itens de série o sistema multimídia Uconnect Touch 7 polegadas, volante com comandos de áudio e telefonia, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos (dianteiros), trava elétrica, chave com telecomando, display TFT de no painel de instrumentos de 3,5 polegadas, sistema ISOFIX, sistema iTPMS de monitoramento da pressão dos pneus, ajuste de altura do banco do motorista, sistema ESS (sinalizador de frenagem de emergência), cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes traseiros, apoio de cabeça central traseiro e outros.

Conheça o rival: tudo o que você precisa dizer sobre o VW Virtus

Como opcionais estão disponíveis faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com linhas dinâmicas, sensor de estacionamento, retrovisores elétricos com tilt down (ajuste automático do espelho do lado do passageiro para uma posição mais baixa nas manobras de ré) e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros e alarme.

Drive 1.3 GSR automatizado (R$ 60.990) – traz ainda borboletas atrás do volante para trocas de marcha, Start&Stop, luz ambiente, controle de velocidade de cruzeiro, apoio de braço para o motorista, vidros elétricos traseiros, retrovisores elétricos com tilt down, repetidores de seta integrados, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Opcionalmente, pode trazer também faróis de neblina, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 15, câmera de ré com sensor de estacionamento e alarme.

Precision 1.8 Manual (R$ 62.990) – Tem os itens da versão Drive 1.3 com o acréscimo de faróis com luz de posição em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, retrovisores elétricos com tilt down e repetidores de seta integrados, vidros elétricos traseiros, banco traseiro bipartido, sensor de estacionamento traseiro, alarme, controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa.

Opcionalmente, pode receber ainda airbags laterais, câmera de ré, display TFT de alta resolução no painel de instrumentos de 7 polegadas, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno com sensor de ofuscamento, espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico e iluminação externa, chave presencial, sensor de chuva, sensor acendimento automático dos faróis, bancos em couro, maçanetas e frisos das portas cromados e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Precision 1.8 automático (R$ 69.990) – borboletas atrás do volante para troca manual das marchas, controle de velocidade de cruzeiro, luz ambiente, apoio de braço para o motorista, volante revestido em couro e maçanetas e frisos das portas cromados. Os itens opcionais disponíveis para esta versão são os mesmos da Precision 1.8 MT.

Leia mais:
E se Passat, Stinger, X2, Fusca e Mustang virassem picapes? 

Projeção: como pode ficar o visual do VW T-Track, o SUV do up!

Motores e câmbios

As versões Drive, trazem o motor 1.3 Firefly flex capaz de gerar até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque rodando com etanol. O câmbio que acompanha o propulsor pode ser manual de cinco velocidades ou automatizado de cinco marchas.

Já as versões Precision usam o motor 1.8 E.Torq EVO de 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque (e), mesmo conjunto também utilizado na Fiat Toro e no Jeep Renegade. O câmbio pode ser novamente manual de cinco velocidades, mas a opção que dá um descanso à perna esquerda é automática convencional, com seis marchas.

Ficha Técnica

Nas medidas, o Fiat Cronos tem 4,36 m de comprimento, 1,72 m de largura, 1,51 m e 2,51 m de entre-eixos. O porta-malas é capaz de levar até 525 litros de bagagens, sendo 4 litros maior que o do VW Virtus. O modelo da Fiat também menor em comprimento e entre-eixos na comparação direta com o rival.

O carro pesa 1.139 kg na versão de entrada Drive manual, 1.159 kg na Drive GSR, 1.248 kg na Precision manual e 1.271 kg na Precision automática. A aceleração de 0 a 100 km/h rodando com etanol leva 11,5 segundos nas configurações Drive 1.3 e 9,9 segundos na Precision 1.8 automática. O mais rápido é o Cronos Precision 1.8 manual, que cumpre a aceleração partindo da imobilidade em 9,2 segundos.

O que mudou?

O Fiat Cronos utiliza a plataforma MP-S da marca, uma derivação da usada no Argo e, após muitas revisões, no Punto. De acordo com a Fiat, apenas 30% das peças do sedã são compartilhadas com o hatch, sendo os demais 70% provenientes de um desenvolvimento exclusivo para o sedã.

Isso incluiu toda uma recalibração do sistema de suspensão. Visualmente, são exclusivos do Cronos na comparação com o Argo o capô, grade, para-choques e as portas traseiras. A Fiat afirma que optou por não ter um entre-eixos mais alongado, como no VW Virtus, para não atrapalhar o apelo visual da novidade, que tem linhas bem agradáveis aos olhos.

Como anda?

iCarros teve um breve contato com a versão Drive 1.3 manual com central multimídia, versão que a Fiat acredita ser a mais comercializada dentro da previsão de vendas do carro, que fica entre 25 mil e 30 mil unidades até o final de 2018.

Apesar de ser uma das versões mais em conta do Cronos, a Drive 1.3 consegue sair do básico em termos de equipamentos, mesmo sendo cerca de R$ 4 mil mais barata que a versão mais em conta do VW Virtus, a Comfortline 1.6. Loga de cara agrada o visual do painel, com várias misturas de texturas e materais, apesar de serem todos de plástico. No entanto, traz uma ergonomia irrefutável e é fácil encontrar uma boa posição para guiar, já que tanto o volante quanto o banco do motorista possuem regulagens de altura. No entanto, senta-se relativamente alto, mesmo com o banco na posição mais baixa.

A versão 1.3 pode ter "apenas" 109 cv de potência, mas isso não pareceu um problema sério no Cronos, que consegue lidar bem com o trânsito urbano e podendo ser conduzido com pouco uso do acelerador. Claro que não almeja ser esportivo, mas está longe de sentir falta de motor. O propulsor gosta de rotações um pouco mais elevadas, entre 2.000 rpm e 3.000 rpm, mas não encontra problemas ao passar uma lombada de terceira marcha, por exemplo.

Falando em marchas, os engates do câmbio são suaves e um pouco longas,mas muito fáceis de se acostumar com o uso. A embreagem também é de leve operação. O mesmo vale para a caixa de direção elétrica que, manobrando, parece até joystick de vídeo-game de tão leve, ganhando peso de forma natural conforme a velocidade aumenta.

As retas praticamente infinitas da região da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), não foram o suficiente para tirar uma conclusão a respeito da dirigibilidade do sedã, mas a má pavimentação só comprovou o que já tínhamos visto no Argo: muito conforto e nada de incômodo na cabine, mesmo em ruas de paralelepípedo. O isolamento acústico do carro, mesmo em velocidades de rodovia, também é um destaques quando o tema é conforto.

Viagem a convite da Fiat.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.