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Fiat Bravo 2016 muda pouco e ganha nova versão

Fiat Bravo recebe primeiras alterações visuais em quatro anos e ganha versão Blackmotion. Preços partem de R$ 61.990

03/02/2015 - Anamaria Rinaldi, de Atibaia (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Finalmente chega às lojas brasileiras o Fiat Bravo reestilizado, apresentado ao público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado. As mudanças se concentram no exterior, mais especificamente na parte dianteira, que traz nova grade com uma barra cromada, além de para-choque e faróis de neblina redesenhados. Na traseira, as lanternas e o para-choque também foram repaginados, com o nome do carro reposicionado. Completa a lista de novidades as rodas, novas em todas as versões.

As alterações, porém, são pequenas e podem passar despercebidas por um consumidor desatento. Ainda assim, são bem-vindas, já que o Bravo não mudava o visual desde seu lançamento no País, no final de 2010. Agora, ele está mais refinado, além de ganhar novos equipamentos. Com isso, a Fiat espera dar uma sobrevida ao modelo, conseguindo ultrapassar concorrentes como Peugeot 308 e Hyundai i30 nas vendas.

Linha 2016

Agora como modelo 2016, o Bravo segue oferecido nas versões Essence, Sporting e T-Jet, com o acréscimo da configuração Blackmotion – oferecida no Punto desde 2013 e que se destaca pelo visual “escurecido”. A Absolute sai do catálogo.

O Bravo Blackmotion exibe para-choques e saias laterais esportivas, rodas de liga leve exclusivas e adesivos laterais. Vale lembrar que o nome Blackmotion já foi usado para denominar uma série especial do Stilo, modelo substituído no mercado pelo Bravo, e que acabou depois virando uma versão de produção e a opção topo de linha do modelo.

Por dentro, o hatch médio ganha mais equipamentos. Agora, o Bravo passa a trazer de série, desde a versão de entrada, sistema multimídia com tela de LCD sensível ao toque com comandos no volante, que é revestido de couro - esse sistema estreou no Freemont. É possível equipá-lo ainda com câmera de ré e GPS. O revestimento também mudou, com o uso de novos materiais, nova iluminação e novos grafismos no painel de instrumentos.

Com tudo isso, os preços também aumentaram, variando entre R$ 61.990 e R$ 78.490 na linha 2016. Para comparar, os preços do modelo 2014 iam de R$ 58.349 a R$ 74.672.

Equipamentos são destaque

A versão de entrada Essence vem de fábrica com rodas de liga leve aro 16, direção elétrica e ar-condicionado com saída para o banco traseiro. A Sporting acrescenta rodas aro 17, ponteira dupla de escapamento cromada, teto solar elétrico e suspensão com acerto esportivo.

A topo de linha T-Jet traz ainda ar-condicionado automático com duas zonas de temperatura, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa e controles de estabilidade e de tração. A novidade, a Blackmotion, inclui bancos de couro, faróis escurecidos, suspensão esportiva e sistema multimídia com GPS - oferecido como opcional nas outras versões.

A lista de opcionais inclui, dependendo da versão, bancos revestidos parcialmente de couro (R$ 2.484), pacote com câmera de ré, sensor de chuva e de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis e rebatimento elétrico dos retrovisores (R$ 3.410), sete airbags (R$ 3.570) e teto solar elétrico (R$ 5.350).

Motores não mudam

Sem mexer na parte mecânica, o Bravo continua equipado com motor 1.8 16V que rende 130 cv de potência com gasolina e 132 cv com etanol, com torque de 18,4 kgfm e 18,9 kgfm, respectivamente. A transmissão pode ser manual ou automatizada Dualogic (acrescenta R$ 3.310 ao valor do carro), ambas de cinco velocidades.

A única exceção é a versão topo de linha T-Jet, que possui motor 1.4 turbo 16V a gasolina que desenvolve 152 cv e 21,1 kgfm, vendido apenas com câmbio manual de seis marchas.

Impressões ao volante

O Bravo não teve alterações mecânicas, o que não é tão mal. O hatch com o motor 1.8 entrega bom desempenho, mas peca pela demora em embalar - ele não é do tipo que empolga ao volante. Embora seus números de torque e potência não sejam ruins, o motor leva um tempo até subir de giro. E o câmbio de curso longo também não ajuda. 

A suspensão é macia, mas não deixa de ser confortável, além de oferecer boa estabilidade em curvas, sem permitir que a carroceria oscile demais. Vale lembrar que as versões Sporting e Blackmotion adotam um acerto mais esportivo. Mais próximas do chão, com calibragem mais firme e usando rodas aro 17 com pneus de perfil menor, ambas são melhores na estrada do que nos pisos esburacados das ruas brasileiras. Já a direção - elétrica - possui um botão no console que permite deixar o volante um pouco mais firme, dando mais precisão em velocidades maiores.

No interior, o acabamento é um dos pontos fortes do Bravo, com boa ergonomia e boa posição de guiar, auxiliada pelo ajuste de profundidade no volante. O painel tem fácil visualização e a central multimídia com tela sensível ao toque trouxe um ar de modernidade necessária ao carro para brigar no segmento dos hatches médios. Porém, em relação aos outros modelos da categoria, o Bravo é um pouco mais apertado no banco traseiro, com 2,60 m de entre-eixos. Para comparar, o VW Golf tem 2,63 m e o Ford Focus, 2,64 m. Ele dá o troco, porém, no porta-malas de 400 litros - o Golf leva 313 litros e o Focus leva 316 litros.

iCarros também teve a oportunidade de avaliar a configuração topo de linha T-Jet, que possui motor 1.4 turbo de 152 cv. Aqui a situação muda. O carro fica bem mais divertido de guiar e a função "overboost" permite dar um fôlego extra, aumentando a pressão da turbina, a resposta do pedal do acelerador e a rigidez do volante. Com o overboost acionado, o torque sobe de 21,1 kgfm para 23 kgfm. Infelizmente, seu preço elevado faz com que o T-Jet seja mais um modelo aspiracional do que uma realidade.

Veja a tabela de preços do Bravo 2016:

Essence – R$ 61.990
Essence Dualogic – R$ 65.300
Sporting – R$ 67.990
Sporting Dualogic – R$ 71.300
Blackmotion – R$ 68.990
Blackmotion Dualogic – R$ 72.300
T-Jet – R$ 78.490

Vai vender? - O Fiat Bravo fechou o ano de 2014 atrás de Ford FocusChevrolet Cruze Sport6VW GolfPeugeot 308 e Hyundai i30. Diante desse cenário, as mudanças de meia-vida sofridas por hora parecem pouco. Para a Fiat, contudo, elas são suficientes para ultrapassar o 308 e o i30. A expectativa da fabricante é que a versão de entrada Essence represente 50% das vendas do hatch, seguida pela Sporting com 25%, pela nova Blackmotion com 15% e, por fim, com a topo T-Jet com apenas 5%. A realidade é que o Bravo é um bom carro, com um apelo visual muito atrativo. Mas falta aprimorar o seu desempenho para que o modelo seja lembrado pelos consumidores e ele consiga se aproximar dos líderes da categoria.

Viagem a convite da Fiat

 

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