29/01/2018 - Thiago Moreno, de Itatiba (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Desde a primeira geração, o Ford EcoSport sempre ofereceu uma versão com tração integral. No entanto, desde a apresentação do modelo 2018 com facelift e novo interior, em julho de 2017, houve um hiato nessa oferta. Não mais. O novo EcoSport 4WD chega às lojas em fevereiro por R$ 99.990, mas você precisará chamá-lo de EcoSport Storm.
Identidade própria
O EcoSport Storm, além de ter ganhado nome próprio, traz uma série de itens exclusivos para diferenciar o modelo das demais configurações do SUV, que têm apenas tração dianteira. Os mais visíveis são o kit de adesivos no capô e nas laterais, os para-choques exclusivos, as rodas de 17 polegadas oferecidas apenas nessa versão e as (bem) grandes inscrições Storm na grade, imitando o estilo da picape F-150 Raptor, e na capa do estepe.
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Por dentro, também há itens exclusivos do EcoSport Storm. A cabine é toda preta, sem o contraste de tonalidades existente nas demais versões. Também foram incluídos insertos alaranjados no console central e nos puxadores de portas. Os bancos, revestidos de material sintético, receberam costuras alaranjadas.
Por conta das rodas e pneus utilizados na versão Storm, além dos apetrechos plásticos de apelo off-road, a bitola (distância entre as rodas de um mesmo eixo) acabou ficando mais larga, o que dá uma aparência de que o carro em si está um pouco maior. Para acomodar o sistema de tração integral, os amortecedores também ganharam 17mm a mais de curso, o que também exigiu a recalibração das molas e adoção de buchas específicas.
Equipamentos de série
A lista de equipamentos do EcoSport Storm é praticamente a mesma da EcoSport Titanium e inclui direção com assistência elétrica, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado automático, sete airbags (de série em todas as configurações), controles de tração e estabilidade, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ajuste de altura e profundidade para o banco do motorista e volante, sistema Isofix para fixação de assentos infantis, faróis de xenônio, sensores de chuva e crepuscular e sistema anticapotamento.
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Além deles, também há acionamento elétrico de vidros travas e espelhos, revestimento de couro para volante e bancos, tela central de instrumentos digital em TFT, tela multimídia sensível ao toque de 8 polegadas com conectividade via USB e Bluetooth e espelhamento de smartphones via Apple Car Play e Android Auto, partida por botão, retrovisor interno eletrocrômico e teto solar com acionamento elétrico.
O único item que ficou de fora na comparação das versões Titanium e a nova Storm foi o monitor de ponto cego que, de acordo com a Ford, por conta das alterações na carroceria, não foi instalado na configuração com tração integral.
Ficha técnica
A Ford não disponibilizou as medidas específicas da versão Storm, mas apenas para ter uma ideia, o EcoSport 2.0 Titanium em que se baseia tem 4,26 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,69 m de altura e 2,51 m de entre-eixos. O bagageiro tem 358 litros.
Sob o capô está o mesmo 2.0 16V flex dotado de injeção direta de combustível, capaz de entregar 176 cv e 22,5 kgfm de torque (etanol) e 170 cv e 20,5 kgfm (gasolina). A transmissão é automática de seis velocidades com a possibilidade de trocas em modo manual por meio de alavancas atrás do volante.
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O sistema de tração integral trabalha priorizando a distribuição de força para as rodas dianteiras, assim como já ocorria anteriormente. No entanto, ao contrário do EcoSport 4WD antecessor, não há botões de controle para bloquear a distribuição 50/50 entre os dois eixos. De acordo com a Ford, agora, o modelo trabalha 100% do tempo sob demanda, monitorando a necessidade de distribuição e enviando a força para o eixo com mais aderência.
Como anda?
No breve contato que o iCarros teve com o modelo em Itatiba (SP), foi possível equilibrar trechos de terra batida com rodovias asfaltadas. Mesmo com quatro adultos a bordo do carro, o conjunto motor e câmbio nunca deixou o motorista na mão, apesar de não ter a explosão de um motor turbo.
Isso é bom, pois mostra que, apesar da introdução do sistema de tração integral, pouco mudou na condução do EcoSport Storm na comparação com as demais configurações 2.0. Com o carro cheio, os amortecedores chegaram ao fim do curso nas pancadas mais fortes, enquanto o assoalho chegou a raspar no chão em algumas situações.
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No entanto, a distribuição da força entre as rodas acontecia o tempo inteiro de maneira imperceptível e sem o controle ou, mais importante, sem a necessidade de controle por parte do motorista, o que mostra que o sistema está bem calibrado. Mesmo na terra e com pneus de asfalto (a Ford abriu mão dos pneus de uso misto por conta de eficiência energética e ruído na cabine), o EcoSport Storm não deu nem sinal de que iria ficar próximo de uma situação de atolamento.
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No asfalto foi um EcoSport convencional, com boas respostas e sem ruídos extras na cabine, apesar os apetrechos do SUV. A recalibração da suspensão se mostrou eficaz, pois, apesar do curso extra nos amortecedores, o rolamento da carroceria do Eco nas mudanças de direção permaneceu praticamente o mesmo.
Em resumo, o EcoSport Storm não é um jipe 4x4 para vencer as trilhas mais difíceis. Está mais para um carro que vai te dar uma segurança extra nas pequenas aventuras de final de semana. Além disso, em situações de baixa aderência (como chuva, por exemplo), ter tração integral sempre ajuda.
Vai vender? A Ford não quis comentar esse tema, mas diz que viu um crescimento nas vendas dos modelos mais caros do EcoSport, mostrando que o público está indo atrás de versões mais equipadas e diferenciadas. Tudo que a marca disse sobre as vendas do novo EcoSport Storm foi que espera que as vendas da nova versão superem aquelas dos EcoSport 4WD anteriores.
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