EcoSport será feito no Brasil, índia e China
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Versão topo de linha Titanium 2.0
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Apresentação durante show de Carlinhos Brown
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Novo EcoSport é mostrado na Bahia e na China, ao mesmo tempo
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Porta-malas está maior
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Estepe continua na tampa do bagageiro
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Interior segue estilo do New Fiesta
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Interior do novo EcoSport
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Carlinhos Brown apresenta o carro
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O Ford EcoSport perderá o sotaque baiano. O modelo, que surgiu como projeto sob a denominação Amazon, no começo dos anos 2000, chega à terceira geração como uma proposta global, ou seja, o modelo de concepção brasileira vai ganhar nacionalidade em outros países, como Índia e China, e será comercializado em mais de 100 mercados. No Brasil, as vendas começam no final de julho.
"O produtos locais não fazem mais sentido. Hoje em dia, fragmentar um automóvel em diversos mercados vai contra o conceito da Ford de padronizar os veículos mundialmente", explica Marcos Oliveira, presidente da Ford Brasil, durante a apresentação simultânea do SUV em Salvador (BA) e no Salão de Pequim, na China, na noite de domingo (22). Em território nacional, ao som do grupo Timbalada, o modelo de produção do utilitário fez sua primeira aparição na versão topo de linha Titanium, com motor de 2,0 litros bicombustível de 143 cv de potência.
Na configuração mais cara, o lançamento será equipado com airbag duplo, freios ABS com controle de estabilidade, assistência de partida em rampa, sensor de estacionamento e de chuva, direção elétrica, partida sem chave, acendimento automático dos farois, ar-condicionado digital, CD player MP3 com bluetooth, bancos de couro, trio elétrico, além de tela de LCD de 3,5 polegadas com sistema SYNC, que permite interação entre motorista e veículo por meio de comandos de voz.
A Ford ainda não divulgou quais serão as ofertas da linha nem os preços, mas a partir do lançamento do EcoSport, a versão Titanium identificará as configurações topo de linha de todos os veículos. No caso do utilitário, a opção FreeStyle, mais vendida da gama atualmente, continuará sendo oferecida como uma alternativa com apelo visual "aventureiro".
O novo EcoSport ganhou alguns centímetros na distância entre os eixos, na altura, na largura e na capacidade do porta-malas (dados ainda não informados pela montadora), mas continua com o mesmo comprimento, que é de 4,23 metros. O estepe permanece na tampa traseira, como uma exigência dos consumidores, mas não ganhou nenhum tipo de travamento especial para aumentar a segurança contra furto. Segundo o departamento de design da fábrica, novas clínicas com clientes deverão ser feitas, a pedido das filiais indiana e chinesa, para elaborar algum tipo diferenciado de trava.
Da América do Sul para o mundo
De acordo com Alexandre Machado, engenheiro-chefe do EcoSport, o modelo foi "concebido inicialmente como um projeto para os mercados da América do Sul e do México há cerca de uma década". A partir de agora, no entanto, será um carro global e, com isso, subirá um degrau no segmento, concorrendo com modelos mais sofisticados e atraindo uma nova parcela de clientes que ainda não possuem um utilitário compacto na garagem.
A preocupação em oferecer um melhor acabamento na cabine, assentos mais confortáveis e oferta de tecnologia entre os equipamentos com o objetivo de atender às demandas mundiais se mostra nítida. Além de manter o sucesso do projeto no mercado nacional, o lançamento tem como missão alavancar vendas no mercado asiático. "O impacto na Ásia deverá ser maior que o da primeira geração no Brasil", avalia Machado.
R$ 2,8 bi até 2015 - o investimento de R$ 2,8 bilhões na filial da Ford no Brasil pelos próximos três anos será responsável pelo aumento da capacidade produtiva da fábrica de Camaçari (BA) - de onde sai o EcoSport - de 250 mil unidades/ano para 300 mil modelos anuais e pela atualização dos modelos. "Em três anos, todos os veículos da Ford que ainda não mudaram sofrerãO uma transformação, incluindo o Ka", declarou Marcos Oliveira, a respeito da unificação global dos carros vendidos pela montadora. O próximo lançamento da marca para o mercado nacional será a nova Ranger; a picape média será apresentada na última semana de maio, na Argentina.
Viagem a convite da Ford