16/06/2015 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Desde abril, a Dodge oferece em sua rede de concessionários a linha 2015 do Durango, que ganhou pequenas - mas importantes - alterações. A primeira delas é que o modelo não terá mais duas opções de acabamento. As configurações 2013/14 Crew (vendida por R$ 159.900) e Citadel (comercializada pelo valor de R$ 199.900) foram substituídas pela Limited 2015, cujo preço é R$ 239.900. O motor Pentastar 3.6 V6 a gasolina permanece, mas entregando 294 cv de potência ante os 286 cv do bloco anterior.
Entre as novidades, estão a grade frontal, os faróis de neblina com projetor, lanterna traseira com 192 LEDs, luzes diurnas também de LED e opção de acabamento na cor preta ou creme. A mudança mais importante foi a adoção de uma transmissão automática de oito marchas em substituição à de seis velocidades. Com ela, também vieram as borboletas para trocas manuais atrás do volante, item que não era oferecido anteriormente.
Sem alterações nas medidas, um dos atrativos do modelo permanece sendo o porta-malas de 490 litros mesmo com a terceira fileira de bancos em uso. Na segunda, três adultos se acomodam bem, mas na última o uso é mais indicado para crianças. Outro diferencial é o sistema de tração nas quatro rodas que opera em tempo integral.
Entre os itens de série, o novo Durango tem três telas de entretenimento (uma no painel e duas para os passageiros atrás) com leitor de Blu-Ray, além de entradas RCA e HDMI. Quem vai na segunda fileira conta ainda com um par de fones de ouvidos sem fio. Completam o pacote o ar-condicionado de três zonas, seis airbags, sensores de estacionamento, câmera de ré, chave presencial com partida do motor remota, controle de estabilidade e aquecimento de banco para as duas primeiras fileiras. Apenas um item se perdeu na mudança de ano/modelo: a abertura elétrica do porta-malas.
Com jeitinho o Dodge se arranja
Apesar do ganho de potência, o maior inimigo do Durango permanece sendo seu peso. São mais de duas toneladas. Com mais marchas no câmbio as acelerações e retomadas melhoraram, mas o carro ainda exige tempo para ambas as situações. Porém, em velocidade de rodovia, o SUV impressiona pelo conforto. A suspensão de acerto mais macio, bem ao gosto do público norteamericano, absorve bem os impactos e ondulações no asfalto, enquanto o isolamento acústico permite ouvir um Blue-Ray em volume mínimo – nem precisa liberar os 560W de potência do sistema de som Alpine com nove alto-falantes.
Vai vender? – A Dodge não se pronunciou sobre a expectativa de vendas, mas garantiu que a média do Durango ao longo de 2014 foi de 25 unidades ao mês, número que não deve se alterar. Entre os SUVs com sete lugares que não são movidos a diesel, porém, há menos opções, entre elas o Land Rover Discovery Sport, na mesma faixa de preço. Mas com uma média modesta e boas credenciais para viajar com a família inteira sem preocupações, o Durango 2015 não deve deixar a Dodge triste.
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