entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Com estilo e desempenho, V40 quer fatia das alemãs

Volvo V40 estará nas lojas da marca ainda em junho e tem até airbag para pedestres. Modelo briga com BMW, Audi e MB

05/06/2013 - Thiago Moreno, de Vitória (ES) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O V40, hatch médio da sueca Volvo, chega às lojas brasileiras da marca ainda em junho com preço inicial de R$ 115.950. Equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina de 180 cv e transmissão automática de seis marchas, o modelo chega na mesma faixa de preço de concorrentes como o BMW Série 1, Audi A3 Sportback e Mercedes-Benz Classe A. Apesar de ser oferecido pela sueca Volvo, o V40 vem importado da Bélgica.

Na lista de equipamentos de série, estão ar-condicionado digital, direção elétrica, painel de instrumentos digital, rádio com conectividade via Bluetooth e iPod, acabamento em couro, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático, rodas de 17 polegadas, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores crespuscular e de chuva, sete airbags, ABS e controle de estabilidade.

Há ainda três pacotes opcionais. O Sport (R$ 12.000) acrescenta rodas de 18 polegadas, teto-solar panorâmico e faróis de xenônio. Já o High Tech (R$ 10.000) traz GPS, câmera traseira de estacionamento, sistema que realiza balizas sem que o motorista use o volante e leitor de DVD. O último, Safety (R$ 15.000), traz um equipamento inédito no Brasil: o airbag para proteção de pedestres, que se infla sob o capô para amenizar os efeitos de um atropelamento. Além disso, tem sistema de detecção de ponto cego, leitura de placas de sinalização e alerta de tráfego lateral. O City Safety, sistema da Volvo que pode evitar colisões a velocidades de até 50 km/h, é de série em todas as versões.

Território sueco

E não é só nos itens de série que o V40 é grande. Com 4,4 m de comprimento, o hatch se assemelha a uma perua, com perfil alongado. A frente é pronunciada, como no S60 e na V60. Além disso, são mais 1,8 m de largura sem contar os espelhos, 1,4 m de altura e 2,6 m de entreeixos. O porte, além de dar presença ao carro, dá espaço para o motor de cinco cilindros, montado transversalmente.

Apesar de mais caro que seus concorrentes, tem como principais diferenciais os sitemas de segurança ativos e passivos, além de acabamento em couro (que o BMW 116i não tem) painel de instrumentos digital e personalizável com três temas, item ausente na concorrência. No Sport, o conta-giros toma boa porção do espaço e o velocímetro dá as informações digitalmente. No Elegance, ele simula um velocímetro analógico e ilumina mais apenas em volta da velocidade em que o carro está. A ECO, deixa a tela com fundo verde e surge um indicador de condução econômica.

Dinamicamente, o V40 esconde o jogo até os 2.700 rpm, momento em que atinge o pico de 30,6 kgfm de torque e o ronco dos cinco cilindros passa a ecoar dentro da cabine. As rodas opcionais de 18 polegas, com pneus 225/40, fazem pouco caso das curvas, mesmo quando o motorista abusa do acelerador. A caixa automática cumpre bem o seu papel, mas está atrás de transmissões com mais marchas (sete no Mercedes e oito na BMW) ou as de dupla embreagem (Audi). Mesmo em modo manual, as respostas demoram um certo tempo e nem sempre o motorista é atendido.

Fábrica? Só na China

"Estaria mentindo se dissesse que não estudamos uma fabrica no Brasil, mas a Volvo está focada em duas novas unidades que estão sendo feitas na China", informou Paulo Solti, presidente da Volvo Cars para o Brasil e América Latina. A marca foi vendida há pouco tempo pela Ford para a chinesa Geely. Porém, ainda há resquícios da parceria com a marca do oval azul. O V40 compartilha plataforma com o novo Focus, que deve ser lançado no Brasil até o final de 2013.

Vai vender? O preço deixa o V40 mais caro que a concorrência, mas a Volvo acredita que os itens de série a mais justificam a escolha pelo modelo sueco, que ainda tem um bom motor e desenho único para se diferenciar. A marca acredita que 700 unidades serão comercializadas durante o segundo semestre de 2013.

Viagem a convite da Volvo Cars do Brasil.

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.