13/10/2015 - Texto e fotos: Thiago Moreno e divulgação / Fonte: iCarros
A Citroën está apresentando ao mercado brasileiro a nova geração das minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Os modelos estarão disponíveis nas lojas da marca na segunda quinzena de outubro custando a partir de R$ 110.900 no caso da primeira, de cinco lugares, e R$ 127.900 para a segunda, de sete.
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O conjunto mecânico é formado pelo motor THP do grupo Peugeot-Citroën, 1.6 turbo a gasolina capaz de gerar 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque. A tração é apenas dianteira e a única opção de câmbio é um automático de seis velocidades.
Veja os preços dos modelos:
C4 Picasso Seduction: R$ 110.990
C4 Picasso Intensive: R$ 117.900
Grand C4 Picasso Seduction: R$ 120.900
Grand C4 Picasso Intensive: R$ 127.900
Nas medidas, a C4 Picasso tem 537 litros de porta-malas, enquanto a Grand C4 tem 704 litros com a terceira fileira de bancos recolhida. Se as três fileiras estiverem em uso, a capacidade do bagageiro cai para 130 litros . A nova plataforma dos modelos perdeu 140 kg em relação à antecessora, totalizando agora 1.405 kg e 1.430 kg respectivamente. A versão de cinco lugares perdeu 4 cm em altura e comprimento, mas ganhou 57 mm de entre-eixos. A de sete lugares teve as mesmas reduções, mas ganhou 110 mm de entre-eixos. A primeira totaliza 4,4 m de comprimento, 1,8 m de largura, 2,8 m (2.785 mm) de entre-eixos e 1,6 m de altura, enquanto a segunda tem as mesmas altura e largura, mas com 4,6 m de comprimento e 2,8 m de entre-eixos (2.840 mm).
Entre os itens de série da configuração Seduction de ambas os modelos destacam-se Park Assist, que faz balizas automaticamente, para-brisa panorâmico, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e tração, monitor de ponto cego, tampão de porta-malas elétrico, tela multimídia central de toque de 7 polegadas, direção elétrica com assistência variável, rodas de aro 17 e seis airbags no total. Nessa configuração, o painel de instrumentos digital tem 12”, porém mais limitado em funções que a versão mais cara.
A configuração Intensive acrescenta mais funções ao painel de instrumentos, teto panorâmico de vidro, quatro câmeras que simulam visão de 360 graus, chave presencial, alarme volumétrico, luzes diurnas de LED e navegação por GPS à central multimídia.
Visual: ame-o ou deixe-o
“Com a nova geração buscamos não uma evolução, mas uma ruptura com o visual da minivan”, afirmou Jeremie Martinez, chefe de produto para as C4 e Grand C4 Picasso. “Claro que a versão de sete lugares tem um perfil mais convencional, priorizando o espaço interno, mas a de cinco lugares tem uma silhueta bem mais agressiva, quase como num hatch”, complementa.
Mas a realidade é que a Citroën ousou na cara da família C4 Picasso, o que pode afastar os que buscam um visual conservador. Os faróis bipartidos se integrando com a grade dianteira cromada cria uma cara nova que, se ainda bastante ligada a um uso familiar, consegue destacar as minivans do restante do mercado, mesmo tendo concorrentes de todos os lados: de Mercedes Classe B e BMW Série 2 Active Tourer a Hyundai Santa Fe e Volkswagen Tiguan. E é bom ver que a Citroën, que sempre marcou sua história pela ousadia e soluções inusitadas, permanece com o espírito inalterado, mesmo num modelo pacato como uma minivan.
Segundo a marca, a linha Picasso tem mais de 50% de fidelização, ou seja, dos que compraram um carro dessa família o trocam apenas por outro igual, porém mais novo.
O que o iCarros achou da C4 Picasso
O motor 1.6 THP do grupo PSA possui uma longa lista de usuários: de Peugeot 308 ao Citroën DS5. E agora encontra nova casa nas C4 e Grand C4 Picasso. Com a vantagem de entregar 100% do torque já a partir das 1.400 rpm, o despretensioso carro familiar ganhou fôlego para acompanhar o visual radical. Dados da Citroën apontam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos (cinco lugares) e 8,7 Segundos (sete lugares). Nada mal para a proposta (e principalmente peso) dos modelos.
Mesmo assim, o consumo de combustível aferido pelo Inmetro é de 9,4 km/l em uso urbano e 11,7 km/l em rodoviário. “Ah, mas esses números são irreais”, vocês podem questionar. O iCarros avaliou a versão de cinco lugares na configuração Intensive e obteve 10,5 km/l de consumo médio na estrada com três adultos a bordo e esporádicas acelerações mais fortes para testar a capacidade do motor e do câmbio.
Apesar dessas credenciais de performance, a grande sacada da linha Picasso foi não perder de vista o foco em conforto para a família. Três adultos se acomodam bem na segunda fileira do modelo testado com direito até a encosto de cabeça similar aos de aviões, com suportes laterais. O mimo é estendido aos bancos dianteiros que possuem massagem e, para o passageiro, suporte para pernas, como numa poltrona de classe executiva. Rodando, pouco barulho invade a cabine e o maior entre-eixos aliado ao novo conjunto de suspensões faz qualquer trajeto ser relaxante. Porém, ajustes elétricos básicos para os bancos não estão presentes, são todos manuais.
Mas se engana quem espera um comportamento dinâmico de van para a C4 Picasso. Mesmo confortável, consegue absorver bem os impactos da buraqueira das ruas e, nas mudanças de direção apresenta, sim, rolamento de carroceria, mas nunca chega a assustar e o carro está sempre na mão do motorista.
Apesar da forte concorrência e ao menos três segmentos - monovolumes Premium, SUVs médios e SUVs de sete lugares, a Citroën aposta que conseguirá vender cerca de 850 unidades em um ano, sendo que a versão cinco lugares da C4 Picasso deverá corresponder por até 70% do total de vendas.
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