03/12/2015 - Gabriel Aguiar, do Rio de Janeiro (RJ) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A reestilização apresentada hoje (2) para o Cobalt pela Chevrolet deverá melhorar significativamente a vida do sedã que, além de um novo visual, conta na linha 2016 com uma nova oferta de versões. A novidade parte de R$ 52.690 na configuração de entrada LT e chega a R$ 67.990 na topo de linha Elite, que também passou a ser oferecida a partir de agora.
Se por fora as linhas adotaram a nova linguagem visual da marca - já incorporadas pelas novas gerações de Cruze e Malibu no exterior -, por dentro, o acabamento foi revisado e a lista de equipamentos de série ficou mais gorda. Mas sob o capô, a história é outra, já que a mecânica se manteve inalterada e o modelo continua equipado com motores flex 1.4 de 102 cv, disponível unicamente com câmbio manual de cinco marchas, e 1.8 de 108 cv de potência, que também pode ser associado a uma transmissão automática de seis velocidades.
Banho de loja por fora e por dentro
Externamente, a mudança mais perceptível se dá no conjunto dianteiro, que ganhou faróis afilados de dupla parábola interligados pela parte superior da grade bipartida. O para-choque também foi remodelado e recebeu novas entradas de ar, enquanto o capô incorporou dois vincos na parte de cima. Já na parte posterior, as lanternas são a principal novidade, já que agora possuem novo desenho e passam a invadir a tampa do porta-malas, mas o para-choque traseiro também recebeu alterações em relação ao antecessor.
O habitáculo do sedã se manteve igual em termos de espaço, afinal, as dimensões da carroceria não foram alteradas - isso também significa que a capacidade de carga do porta-malas ainda é de 563 litros. Mas as linhas do interior não sofreram tantas alterações como a carroceria, com mudanças limitadas à escolha dos materiais de acabamento, que foram revistos e ganharam novas combinações, bem como a adoção de novos painéis para as portas com superfícies macias e reposicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros.
Equipamentos
O Cobalt ganhou mordomias, como acendimento automático dos faróis, sensor de chuva e câmera de ré, disponíveis apenas na versão Elite. Entretanto, o sedã reestilizado é o primeiro modelo da marca no Brasil a contar com a segunda geração do sistema multimídia MyLink, que traz tela sensível ao toque de sete polegadas e função de espalhamento de smartphones por meio dos sistemas Android Auto, do Google, e CarPlay, da Apple.
Outro serviço que passa a ser oferecido no modelo é o OnStar, que até então estava presente apenas para o Cruze. Fisicamente, o equipamento acrescenta apenas três teclas ao retrovisor interno, mas o funcionamento vai além, possibilitando que o usuário tenha à disposição uma central de apoio, um serviço de concierge e uma função específica para casos de acidentes.
Desde a versão de entrada LT, o Cobalt já dispõe de ar-condicionado, direção hidráulica, retrovisores, travas e vidros das quatro portas com acionamento elétrico, chave canivete com botão para abertura do porta-malas, além de bancos e volante com regulagem de altura. Já a intermediária LTZ acrescenta à lista itens como faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, computador de bordo, volante multifuncional, acabamento interno revisado, sistema multimídia MyLink, OnStar, piloto automático e rodas de liga leve.
Versão Elite
Disponível apenas na motorização mais potente equipada com transmissão automática, a nova configuração topo de linha Elite recebeu novos itens de série, como sensor de chuva, acendimento automático do farol e câmera de ré, mas a carroceria também se diferencia das demais versões graças à adoção de um friso cromado na base das portas e à introdução de novas rodas de liga leve.
Por dentro, a novidade traz revestimento marrom para os bancos e detalhes de acabamento em preto brilhante e cromado, bem como revestimento de couro com costura aparente no volante e nos encostos de braço. “A versão Elite reúne os equipamentos e a mecânica mais sofisticada disponíveis para o Cobalt”, explica Samuel Russell, diretor de marketing da GM.
Ao volante
Sem alterações no conjunto mecânico ou na suspensão, o Cobalt manteve a mesma dirigibilidade do modelo anterior. Isso significa que o sedã prioriza o conforto, com acionamento macio dos pedais e transmissão com engates suaves e precisos. Entretanto, a direção com assistência hidráulica poderia ter sido substituída por um conjunto elétrico, que facilitaria as manobras em baixas velocidades, além de melhorar a eficiência energética - que reflete na redução de consumo.
A unidade testada na configuração LTZ 1.8 com câmbio manual se mostrou limitado em alguma situações, como retomadas de velocidades na estrada e em subidas de serra, enquanto, na cidade, o conjunto se mostrou apenas suficiente. Este propulsor é, basicamente, o mesmo usado pelos já finados Fiat Stilo e Chevrolet Meriva, por exemplo, originado de uma parceria entre as duas fabricantes e hoje, além do Cobalt, apenas a minivan Spin traz este conjunto
O habitáculo tem bom isolamento acústico e recebeu acabamento mais primoroso com detalhes cromados e em preto brilhante, mas não espere superfícies emborrachadas para painel e forro das portas, que têm plásticos rígidos. Na segunda fileira de assentos, os passageiros dispõem de bom espaço para pernas em relação aos bancos dianteiros, para cabeças e para ombros, mas o quinto ocupante sofre com o túnel central elevado, além de não ter cinto de três pontos ou apoio de cabeça.
Vai vender? - De acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Cobalt emplacou, em média, 1.890 unidades nos primeiros 11 meses deste ano - a Chevrolet não revelou a expectativa de vendas para o modelo reestilizado. Contudo, a estimativa da fabricante é que 80% da procura a partir de agora seja das configurações mais caras LTZ 1.8 automática e Elite - que custam mais de R$ 60 mil cada e miram concorrentes como o Honda City.
As alterações feitas na cabine melhoraram o aspecto geral, mas, mesmo as opções topo de linha ainda não possuem credenciais para disputar com veículos de categoria superior. O sedã ganhou mais argumentos de venda sem comprometer pontos fortes como espaço interno, mas ainda deve uma atualizaçao mais profunda.
Confira os preços do Chevrolet Cobalt 2016:
LT 1.4 manual - R$ 52.690;
LTZ 1.4 manual - R$ 55.590;
LTZ 1.8 manual - R$ 59.990
LTZ 1.8 automático - R$ 65.990;
Elite 1.8 automático - R$ 67.990.
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