10/06/2016 - Thiago Moreno, de Itatiba (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A BMW está apresentando ao mercado Brasileiro o M2, esportivo baseado no cupê Série 2. Trata-se do menor modelo preparado pela divisão de performance da marca e quer divertir os puristas fãs da BMW preenchendo a lacuna deixada pela saída de linha do antigo 1M e resgatar o espírito de esportivo de verdade do antigo M3 de primeira geração. Para o Brasil, o preço do M2 é de R$ 379.950 e a expectativa da marca é vender 50 unidades em 2016.
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Mais que um M235i
Se na versão M235i o Série 2 já era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, com o novo M2 a prova é cumprida em ainda menos tempo, acelerando em 4,4 segundos na opção com câmbio manual de seis marchas e em 4,3 segundos com a transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem. Porém, para o mercado brasileiro, apenas a última opção está disponível. A velocidade máxima é limitada eletrônicamente a 250 km/h.
Essa disposição toda se dá pelo motor 3.0 turbo a gasolina de seis cilindros em linha que conta ainda com injeção direta de combustível capaz de entregar 370 cv de potência e 47,4 kgfm de torque. O turbo oferece a opção de overbooster que, por um breve período, eleva o torque para 51 kgfm.
Enquanto o M235i tem toda a cara de mal e um motor similar, mas desenvolvendo 330 cv, o M2 se entrega totalmente à performance. E não só em linha reta. Os eixos, dianteiro e traseiro, são os mesmos dos irmãos maiores M3 e M4, por isso o visual do M2 parece mais largo. As rodas, de alumínio forjado, são aro 19.
Nas medidas o modelo tem 4,5 m de comprimento, 1,9 m de largura, 1,4 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. Mesmo com toda a pinta de esportivo, o carro ainda é um cupê de quatro lugares que consegue até acomodar 390 litros de bagagens no porta-malas. O peso do carro é de 1.495 kg.
De série o carro traz itens importantes, mas sem grandes luxos, afinal, o objetivo é a esportividade. A direção tem assistência elétrica e o ar-condicionado é automático, mas apenas de uma zona. Os bancos são de couro com regulagens elétricas na frente e memória para o motorista. Em termos de conectividade, traz tela central multmídia com conexão via Bluetooth e USB. O fundamental controle de tração e establidade também está presente no esportivo.
Alma de M
Após uma volta rápida no Autódromo da Fazenda Capuava, em Itatiba (SP), é possível ver que, apesar de pequeno, o M2 carrega todo o pedigree da BMW M. Com diversos reforços estruturais, suspensão e motor emprestados do M3, a noivadade faz curvas como gente grande. Nas transições entre curvas o rolamento da carroceria é imperceptível. Mesmo em frenagens fortes e acelerações a carroceria permanece plantada no chão e o motorista é a única coisa que fica sendo jogando de um lado para o outro.
Como um carro para um público purista, o M2 cumpre bem o dever de casa entregando uma experiência empolgante atrás do volante com direito a um trilha sonora encorpada do seis-em-linha turbo. Nesse quesito, pecou apenas por não oferecer o câmbio manual de seis marchas como opção, como ocorre na Europa. Porém, a própria BMW reconhece que. globalmente, a transmissão de dupla embreagem deverá responder por até 60% de todas as vendas do M2.
Teste-drive a convite da BMW.
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