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Avaliação: testamos o Ford New Fiesta 2018 renovado

Com novo visual na dianteira e novas lanternas traseiras, hatch compacto manteve o conjunto mecânico

24/11/2017 - Anamaria Rinaldi, de Tatuí (SP) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Com a chegada do novo VW Polo e do inédito Fiat Argo, estava no hora de a Ford modernizar o New Fiesta. Mas a mudança foi menor do que a esperada. O hatch compacto ganhou apenas alterações visuais, com grade, para-choques e lanternas traseiras redesenhadas. Não foi dessa vez que o motor 1.5 tricilíndrico do EcoSport equipará o modelo. Nem que o Powershift será aposentado. As vendas começam em dezembro, mas algumas regiões do Brasil poderão encontrar os carros nas concessionárias já no final de novembro. E já é possível configurar o modelo no site da marca. 

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Conforme o iCarros divulgou ontem (23), o New Fiesta reestilizado passa a ser oferecido na linha 2018 em um total de oito versões com preços entre R$ 56.690 e R$ 75.190. Entra a novata Style EcoBoost, substituindo as SEL EcoBoost e Titanium Plus EcoBoost. Também deixa o catálogo a SEL Style 1.6.

Visualmente, o New Fiesta ficou mais arrojado com a grade frontal maior, além de receber rodas novas e luzes diurnas de LED a partir da versão Titanium. Na traseira, a mudança mais significativa está nas lanternas, que foram emprestadas do Fiesta europeu anterior.

O pacote estético Style cobra R$ 2.900 e acrescenta rodas pretas e detalhes com acabamento em preto em grade dianteira, retrovisores e moldura do farol de neblina.

Vale destacar que o hatch ganhou ainda reforços estruturais laterais para melhorar seu resultado de proteção em caso de impacto lateral - agora teste obrigatório na avaliação do Latin NCap, que testa a segurança de carros vendidos na América Latina e Caribe. 

Veja ofertas de New Fiesta 

Impressões

Durante o lançamento do modelo reestlizado, o iCarros testou o hatch na versão Titanium em um percurso por estradas no interior de São Paulo. O motor é o Sigma 1.6 flex que rende 128 cv com etanol e 125 cv com gasolina, ou seja, é o mesmo do modelo anterior. Esse propulsor conta com duplo comando de válvulas variável e sistema de partida a frio sem tanquinho.

O câmbio também não mudou, seguindo com opções manual de cinco marchas ou automatizado Powershift de seis marchas e dupla embreagem. A Ford, contudo, faz questão de destacar que fez melhorias nessa transmissão para tentar reverter sua má reputação. 

O resultado é bem semelhante ao que o hatch já oferecia: bom desempenho e boa dirigibilidade. O motor 1.6 não é nada mal, mas a transmissão não ajudava muito. Agora, o câmbio oferece trocas mais suaves e parece melhor escalonado. A mudança é sutil, mas perceptível se você já teve um New Fiesta. Em arrancadas o hatch se sai bem, mas sofre um pouco ainda nas ultrapassagens. Na prática, é um carro confortável e que não irá te decepcionar. 

Ao contrário do que se esperava, o New Fiesta não recebeu o novo motor 1.5 de três cilindros do novo EcoSport, nem o câmbio automático convencional de seis marchas. Segundo a Ford, isso envolveria um investimento não disponível no momento para o modelo, mas não descartou sua adoção no futuro em uma nova geração. E quem se preocupa com o Powershift, a promessa da fabricante é o fim dos problemas de manutenção.

No consumo, segundo os dados do Inmetro, o Sigma faz 8,2 km/l na cidade com etanol e 12 km/l com gasolina ou 10 km/l na estrada com etanol e 14,6 km/l com gasolina. Durante o percurso de avaliação, a média registrada no computador de bordo em uso unicamente rodoviário foi de 12 km/l com gasolina.

Confira a opinião dos donos 

A suspensão mudou, ganhando recalibração dos amortecedores. Porém, a mudança não alterou a rigidez do sistema, que segue com um acerto mais firme. A alteração impactou apenas na dirigibilidade, especialmente em curvas, quando você sente o carro mais "na mão", mais grudado no chão.

Segue no catálogo também uma versão com o motor 1.0 turbo a gasolina de três cilindros, que tem injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. Ele entrega 125 cv e torque máximo de 17,3 kgfm entre 1.400 rpm e 4.500 rpm. Ele faz 12,1 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. 

Acabamento e espaço interno

Segundo a Ford, o acabamento interno também foi modificado. Porém, ele ainda é simples e abusa de plásticos, enquanto alguns rivais no segmento já estão mais refinados. O destaque fica com a chegada do Sync 3, a central multimídia mais moderna que estreou no Focus no ano passado e que conta com tela de 6,5", GPS integrado e espelhamento de smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. 

Com o Sync 3, a tela agora está em posição mais alta, tal qual acontece no EcoSport, para facilitar a visualização sem que o motorista precise tirar os olhos da frente para acessar seus comandos. Mas se a sua posição ajuda na visualização, ela fica longe do motorista e a tela pequena dificulta acertar os comandos na tela sensível ao toque.

Compare com os concorrentes

As duas versões mais baratas, porém, ainda trazem o Sync 1 - lembrando que ele vem com Assistente de Emergência que liga para o número 192 do Samu automaticamente em caso de acidente se houver um telefone pareado com o sistema. 

Veja os preços do New Fiesta 2018:

SE 1.6 - R$ 56.690 (era R$ 53.660)
SE Style 1.6 - R$ 59.590 (era R$ 56.590)
SE Plus 1.6 AT - R$ 62.390 (era R$ 58.490 na SE Plus Direct)
SEL 1.6 - R$ 61.090 (era R$ 58.590)
SEL 1.6 AT - R$ 65.390 (era R$ 63.190)
SEL Style EcoBoost AT - R$ 69.790 (era R$ 66.090)
Titanium 1.6 AT - R$ 71.190 (era R$ 68.990)
Titanium Plus 1.6 AT - R$ 75.190 (era R$ 73.090)

Saiba quanto gastará com as parcelas no financiamento 

Viagem a convite da Ford

 

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