02/12/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Três semanas após apresentar o A3 Sedan nacional, a Audi lança no Brasil a versão topo de linha do sedã, que chegou inicialmente apenas com motor 1.4 flex e agora ganha um 2.0 a gasolina. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o modelo 2.0 estará disponível nas lojas a partir desta semana em versão única Ambition por R$ 137.990 – somada às já oferecidas Attraction 1.4 (R$ 99.990) e Ambiente 1.4 (R$ 109.990). Segundo a Audi, houve uma redução de R$ 2.200 em relação ao modelo topo de linha importado, que saía por R$ 140.190
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Sem mudanças visuais em relação às configurações básicas, o A3 Sedan 2.0 se diferencia somente na lista de equipamentos e no conjunto mecânico, composto por um 2.0 turbo a gasolina de 220 cv de potência e 35,7 kgfm de torque máximo a partir de 1.500 rpm. São 40 cv e 10 kgfm a mais quando comparado ao 1.8 a gasolina que equipava o modelo importado da Hungria e que agora deixa de ser oferecido. O novo propulsor conta com bloco de alumínio para reduzir seu peso, injeção direta e indireta e duplo comando de válvulas variável (na admissão e no escape).
A transmissão também mudou: é a automatizada S Tronic de seis marchas e dupla embreagem, enquanto o 1.8 trazia a automatizada de sete velocidades. Com esse conjunto, o A3 Sedan 2.0 vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, sendo 0,3 segundo mais rápido que seu antecessor. Além disso, a velocidade máxima passa a ser limitada eletronicamente a 250 km/h. A Audi informou ainda que o novo A3 Sedan 2.0 obteve nota A no Inmetro, com média de 10,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada – a 1.8 anterior era nota B com 9,6 km/l e 14 km/l, respectivamente.
Impressões ao volante
O motor 2.0 caiu muito bem ao sedã, gerando respostas rápidas em arrancadas e retomadas ao atuar em conjunto com o câmbio S Tronic. Segundo a Audi, enquanto as versões 1.4 são destinadas àqueles que farão uso do carro a maior parte do tempo na cidade, a 2.0 deve atrair quem gosta de pegar a estrada e precisa de um carro mais “esperto”. A receita tem tudo para dar certo.
A transmissão possui funcionamento suave e ainda permite fazer as trocas manuais nas borboletas atrás do volante ou na alavanca. E quem quer mais agilidade pode fazer uso da função “S” (Sport) do câmbio para retardar as trocas e dar mais força ao motor ou dos cinco modos de condução. Vale destacar que apenas o propulsor 1.4 é feito em São José dos Pinhais. As transmissões (automática nos modelos de entrada) e o motor 2.0 ainda vêm importados.
A suspensão no sedã 2.0 também está levemente mais baixa na traseira para dar maior sensação de esportividade quando comparado ao modelo com motor 1.4. Ainda assim, isso não incomoda o conforto a bordo – e ainda garante boa estabilidade em curvas. Uma informação importante é que o modelo topo de linha manteve a suspensão independente multilink na traseira, o que é uma grande vantagem sobre os 1.4, que a substituíram por eixo de torção.
A posição para dirigir é confortável graças aos ajustes elétricos no banco do motorista (com apoio lombar) e às regulagens em altura e profundidade no volante. Os comandos também estão bem posicionados na cabine. Além disso, o espaço no banco traseiro é generoso no sedã, que mede 4,45 m de comprimento e 2,63 m de entre-eixos. Seu porta-malas tem capacidade para 425 litros, sendo 60 litros a mais do que no hatch A3. E com os bancos traseiros rebatidos, ele chega a 880 litros.
Equipamentos de série
O A3 Sedan Ambition vem equipado de fábrica com ar-condicionado com duas zonas de temperatura, computador de bordo, teto solar elétrico, controlador de velocidade, bancos dianteiros esportivos com regulagem elétrica para o motorista, bancos revestidos de couro, volante esportivo de couro, retrovisor interno antiofuscante, retrovisores externos aquecíveis e rebatíveis, faróis de neblina e sistema com cinco modos de condução (Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual). Todos esses itens são exclusivos da configuração topo de linha, assim como as rodas de liga leve aro 17 com desenho diferenciado.
A lista inclui ainda sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sistema isofix para cadeiras infantis, trio elétrico, airbags frontais, laterais e de joelho para o motorista, alarme, controle de estabilidade, farói bi-xenônio, freio de estacionamento por botão, sensor de estacionamento traseiro, Start/Stop e rádio com tela de 5,8” e Bluetooth.
São opcionais: pintura metálica ou perolizada (R$ 1.400), rádio com GPS, tela de 7” sensível ao toque, DVD e memória interna de 10 GB (R$ 13.00) e pacote Assistance Plus (R$ 18.500) com sistema que estaciona o carro sozinho em vagas paralelas ou perpendiculares, dispositivo keyless (com partida por botão e travamento e destravamento das portas sem tocar na chave), assistente para luz alta, alerta de faixa (corrige automaticamente o volante se notar que o motorista está invadindo as faixas laterais, atuando a partir de 60 km/h) e controlador de velocidade adaptativo (regula a velocidade e a distância do carro à frente, atuando com o veículo entre 30 e 150 km/h).
Vai vender? – Enquanto as versões 1.4 seguem como opção de entrada para quem busca um sedã da marca alemã, o 2.0 manteve as principais características do carro importado, como o câmbio de dupla embreagem e a suspensão traseira independente. É diversão garantida. A Audi não quis falar em expectativa de vendas para o sedã, que representa 35% das vendas da marca no País com mais de 5.500 unidades vendidas de janeiro a novembro de 2015, uma média de 500 carros por mês.
Embora não confirme oficialmente, a empresa espera, sim, que a nacionalização aumente a procura pelo sedã como parte do plano de expansão para chegar a 30 mil carros comercializados por ano no Brasil até 2020 – no acumulado deste ano a Audi já passou das 15 mil unidades vendidas. Atualmente com 43 concessionárias em operação, a previsão é terminar este ano com 50 lojas e com 67 até 2020. Planos esses que incluem ainda a produção do SUV Q3 no Paraná no primeiro semestre de 2016.
Confira os preços da linha A3 Sedan, agora produzida no Brasil:
- Attraction 1.4 flex: R$ 99.990
- Ambiente 1.4 flex: R$ 109.990
- Ambition 2.0 gasolina: R$ 137.990
Teste drive a convite da Audi
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