entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

207 Escapade também recebe atualização

Perua com espírito aventureiro evoluiu em relação à 206: novo câmbio, desenho atualizado e suspensão com nova calibragem

23/01/2009 - Fernando Pedroso, de Atibaia (SP) / Fotos: Giulliano Ricciardi / Fonte: iCarros

Voltaremos à polêmica criada em torno do lançamento do Peugeot 207, quando todos diziam que o carro não merecia este nome por não ser uma nova geração e sim um facelift do 206. E isso é verdade, mas além do visual, o carro teve alterações mecânicas, como um novo câmbio manual e conjunto da suspensão. Pois agora chegou a vez da 206 Escapade virar 207 Escapade.


As mudanças visuais foram as mesmas da 207 SW. O parachoque passa a exibir uma enorme grade em forma de sorriso e os faróis ficaram maiores e têm máscaras escurecidas. O capô forma uma espécie de bico que suporta o logotipo da marca também em tamanho avantajado. Na traseira, pouca coisa muda além das lanternas brancas. As rodas são as mesmas, de 14 polegadas, e usam pneus mistos. A Peugeot diz que não equipou o carro com aros maiores para não afetar a dirigibilidade e não raspar os pneus nas caixas de rodas.


No interior, a 207 Escapade conta com o novo painel e instrumentos com fundos brancos, exclusividade da versão aventureira. O ar-condicionado é digital de série e pedaleiras e manopla do câmbio têm detalhes em alumínio.


Suspensão mudou para melhorar o conforto

Ao contrário do que aconteceu nas versões hatch e SW, a Escapade não trocou de amortecedores, mas ganhou nova calibragem. As peças agora são instaladas com uma inclinação diferente para privilegiar o conforto. A altura do solo, no entanto, continua em 24 centímetros, 25 mm a mais que a SW.


Em uma estrada de terra próxima ao município de Atibaia (SP), a 207 Escapade mostrou desenvoltura para passar por obstáculos e ofereceu boa aderência ao piso. Apenas em trechos mais íngremes é que o motor 1.6 16V de 113 cv com álcool e 110 cv com gasolina a 5.600 rpm mostrou pouca força devido ao giro baixo. O torque aparece somente aos 4.000 rpm com força de 15,5 kgfm (a) e 14,2 kgfm (g).


No curto trecho de asfalto é que o propulsor comprovou suas qualidades com um funcionamento suave e boas respostas. O câmbio, agora com comandos por cabos ao invés de varetas, ficou mais preciso e macio que o da 206. O único porém ficou por conta dos pneus mistos, que geram ruído em piso duro e afetam ligeiramente a estabilidade, assim como a suspensão mais alta. Nada que comprometa, porém.


A Peugeot não alterou o preço da Escapade, apenas aplicou o desconto do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que levou o valor a R$ 46.100. A perua já vem com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, CD player com MP3, computador de bordo, faróis com acendimento automático e sensores de chuva. Os únicos opcionais são os airbags duplos e os freios ABS, mas existem acessórios originais para o carro, como capas de neoprene para os bancos e suporte para bicicletas.

Teste drive feito a convite da Peugeot

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.