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O aventureiro que cabe no seu bolso

Volkswagen cross up!, Renault Sandero Stepway e Chevrolet Spin Activ são opções para quem gosta do visual aventureiro

15/01/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Se você gosta de carros com visual aventureiro, mas vai rodar a maior parte do tempo na cidade, pegando no máximo uma estrada de terra no final de semana, o mercado brasileiro recebeu diversas opções nos últimos meses. Para você, o iCarros mostra algumas opções que se adequam a diferentes necessidades... e diferentes orçamentos.

Faixa de R$ 40.000

A Volkswagen iniciou em dezembro as vendas do cross up!, versão do compacto com alterações estéticas que sai por R$ 40.790 com câmbio manual e por R$ 43.840 com o automatizado I-Motion. Ele está disponível apenas com carroceria quatro portas.

Baseado na configuração high up!, o modelo exibe alterações discretas que se resumem ao visual. Por fora, ele traz friso lateral com o nome da versão, para-choque exclusivo, rack de teto e rodas de liga leve aro 15 com pneus com baixa resistência ao rolamento.

O cross up! vem de série com direção elétrica, computador de bordo, trio elétrico (só nos vidros dianteiros), chave tipo canivete, alarme, sensor de estacionamento traseiro, porta-malas com divisória, banco do motorista e volante com ajuste de altura, faróis de neblina, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi), lavador, limpador e desembaçador traseiro, faróis escurecidos e volante e alavancas do câmbio e do freio de estacionamento revestidos de couro sintético.

São opcionais ar-condicionado (R$ 3.160) bancos de couro (R$ 758), central multimídia Maps&More com GPS (R$ 2.109) e sistema de som com Bluetooth e entradas USB, auxiliar e para iPod (R$ 865).

Seu motor tricilíndrico 1.0 12V flex rende 75 cv de potência com gasolina e 82 cv com etanol. O torque é de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente, a 3.000 rpm. A transmissão pode ser manual ou automatizada I-Motion, ambas de cinco velocidades.

O iCarros avaliou a opção I-Motion, que mostrou bom fôlego. Por ser um carro leve, o motor 1.0 é suficiente para arrancar o modelo com agilidade. Na estrada, com o carro embalado, o up! é ainda mais espertinho. Porém, esse câmbio exige adaptação do motorista: o carro desce em ladeiras, é preciso aliviar o pedal do acelerador por volta das 3.000 rpm para evitar trancos nas trocas de marcha – especialmente de primeira para segunda – e as reduções são relativamente bruscas. Mas é verdade que, no anda e para do trânsito, o automatizado é muito prático e custa bem menos que um automático.

Durante a avaliação do cross up!, seu ponto forte foi o consumo, que oscilou entre 11 e 12 km/l na cidade com gasolina. A direção elétrica é direta, mas um pouco leve demais, perdendo precisão em velocidades maiores. Ainda assim, merece destaque, já que o cross up! é o único nessa lista a trazer direção elétrica. A suspensão, mais firme, dá estabilidade nas curvas, mas maltrata os ocupantes em pisos irregulares.

Pequeno, o up! é uma ótima opção para quem não precisa de muito espaço ou de um amplo porta-malas – o seu tem capacidade para 285 litros. O banco traseiro tem espaço restrito para as pernas e, embora permita levar três pessoas atrás, apenas duas viajam com conforto. Quem vai no meio ainda enfrenta um vão central elevado.

A ergonomia é boa, com os comandos bem acessíveis, mas falta ajuste de altura nos cintos de segurança dianteiros. O painel é simples e de fácil leitura, lembrando que o sistema Maps&More que aparece nas fotos do modelo avaliado é opcional. A tela destacável tem a vantagem de poder ser removida, mas fica parecendo mais um GPS comprado em loja do que um modelo original – esteticamente seria muito mais agradável uma tela integrada ao painel.

Seu principal rival é o Fiat Uno Way, que custa R$ 31.960 com motor 1.0 e R$ 35.510 com o 1.4.

Faixa de R$ 50.000

O Renault Sandero ganhou nova geração em meados de 2014, mas a versão aventureira Stepway só chegou ao mercado brasileiro com o novo visual no final do ano. Ela está disponível por R$ 50.300 com câmbio manual e por R$ 53.860 com o automatizado Easy’R.

O Stepway possui banco com revestimento exclusivo, rodas de liga leve aro 16 e rack de teto. Os itens de série incluem ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, computador de bordo, trio elétrico (também nos vidros traseiros), sensor de estacionamento, faróis de neblina e sistema de som com tela colorida sensível ao toque de sete polegadas com GPS. O único opcional são os bancos de couro (R$ 1.160), oferecidos de fábrica na versão mais cara automatizada.

O Sandero aventureiro é oferecido apenas com motor 1.6 8V flex que desenvolve 98 cv e 14,5 kgfm com gasolina e 106 cv e 15,5 kgfm com etanol, com o torque máximo disponível a 2.850 rpm. O câmbio pode ser manual ou automatizado, ambos de cinco marchas.

O iCarros avaliou a versão manual, que mostrou bom desempenho, com torque disponível já em giros mais baixos. O Stepway arranca com agilidade, mas perde força em giros maiores e cobra caro no consumo. Durante a avaliação, o modelo registrou média de 5,5 km/l na cidade com álcool. Além disso, ligar ar-condicionado faz muita diferença nas respostas do carro. Em uma ladeira, vale a pena mantê-lo desligado. O câmbio também poderia ter o curso um pouco mais curto para dar mais precisão nos engates e mais agilidade nas trocas.

A suspensão é elevada em relação ao modelo convencional, o que permite que o Stepway encare muito bem buracos e valetas na cidade. E ela ainda possui acerto na medida, filtrando muito bem as imperfeições do piso e favorecendo o conforto a bordo. 

Por falar no habitáculo, a ergonomia melhorou na nova geração: os controles dos retrovisores elétricos saíram de baixo do freio de estacionamento e agora ficam no painel, ao lado do volante. Mas os comandos do rádio seguem numa alavanca atrás do volante, uma posição mais incômoda do que se eles ficassem no volante, como ocorre na maioria dos veículos. Foge ao padrão também os botões dos vidros traseiros, que ficam no console central, abaixo do ar-condicionado – os botões dos vidros dianteiros ficam na porta.

O Sandero é uma opção para quem precisa de um pouco mais de espaço, afinal, ele tem 44 cm a mais no comprimento e 17 cm a mais no entre-eixos em relação ao up!. Seu porta-malas leva 320 litros, mais adequado para uma viagem com quatro ou cinco ocupantes. Aliás, três pessoas viajam bem atrás.

Seus principais rivais são Volkswagen Gol Rallye (R$ 55.650 manual e R$ 58.910 automatizado), Hyundai HB20X (vai de R$ 53.810 a R$ 60.715 com câmbio automático) e Toyota Etios Cross (R$ 51.050), além do Volkswagen CrossFox (R$ 60.990 manual e R$ 64.320 automatizado), que custa um pouco mais.

Faixa de R$ 60.000

Em novembro do ano passado, a Chevrolet lançou a Spin Activ, uma versão da minivan que se diferencia por alterações estéticas e pela suspensão mais alta. Baseada na configuração intermediária LT, ela está à venda apenas com cinco lugares e em uma única opção de acabamento, custando R$ 63.340 com câmbio manual ou R$ 67.220 com o automático.

Falando do visual, a Spin Activ possui adesivos e apliques de plástico na carroceria, faróis e lanternas escurecidas e estepe localizado na tampa do porta-malas – segundo a fabricante, um pedido dos clientes. Embora as mudanças não sejam radicais, o modelo chama bastante atenção nas ruas. Além disso, traz rodas de liga leve aro 16 com pneus de uso misto e sua altura em relação ao solo é 8 mm maior quando comparada ao modelo não aventureiro. Por dentro, as alterações são mais sutis: o acabamento interno usa cores escuras no painel e nos bancos.

A opção para o fora de estrada vem bem equipada. Ela conta com ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, chave canivete, faróis de neblina, volante revestido de couro com comandos de áudio, trio elétrico (também nos vidros traseiros), limpador, lavador e desembaçador traseiro, sensor de estacionamento traseiro e sistema multimídia My Link com tela de sete polegadas sensível ao toque e conexão Bluetooth. Acrescentando R$ 3.880, o consumidor leva o câmbio automático e controlador de velocidade.

A motorização é a mesma da versão convencional, ou seja, 1.8 8V flex que rende 108 cv de potência e 17,1 kgfm de torque com etanol e 106 cv e 16,4 kgfm com gasolina. A transmissão manual tem cinco velocidades, mas a Spin Activ pode ser equipada com câmbio automático de seis marchas.

O iCarros avaliou a minivan automática, cujo câmbio foi retrabalhado para oferecer trocas mais rápidas e suaves, permitindo agora reduções de até três marchas de uma vez. Isso agiliza as retomadas de velocidade, mas não espere uma grande mudança. Ainda é preciso um pouco de paciência nas reduções. No mais, a Spin é ágil e oferece bom desempenho, mesmo com o carro carregado.

Apesar de apelar para os instintos de quem gosta de pegar uma estrada de terra, a Spin Activ é perfeita para a cidade, pois sua suspensão elevada permite passar por buracos e valetas com maior tranquilidade. A suspensão é confortável sem comprometer a estabilidade, lembrando, é claro, que se trata de um carro mais alto. Durante a avaliação do iCarros, a minivan registrou consumo médio de 6 km/l na cidade com álcool. Não foi tão mal mas, em um congestionamento, a média chegou a ficar em 4,2 km/l.

Além disso, ela conta com o maior porta-malas entre os modelos listados aqui, com capacidade para 710 litros, podendo chegar a 1.068 litros com os bancos traseiros rebatidos. Infelizmente, a opção pelo estepe na tampa traseira dificulta bastante a sua abertura. É preciso destravar primeiro o estepe e puxá-lo para então destravar a porta. Se você estiver com a chave em mãos, não será muito trabalhoso: basta apertar o botão no controle remoto. Mas se você esquecer a chave dentro do carro terá que entrar duas vezes no veículo para acionar o botão localizado no console central, abaixo do rádio.

Outra vantagem da Spin é seu espaço interno bastante generoso, com três pessoas viajando confortavelmente atrás. O acabamento escuro também caiu bem na minivan, mas ele abusa de plásticos rígidos e, no modelo avaliado, havia falhas nos encaixes.

Seus principais rivais são Fiat Weekend Adventure (R$ 58.060 manual e R$ 60.825 automatizada), Volkswagen Space Cross (R$ 64.550 manual ou R$ 67.610 automatizada) e Citroën Aircross (R$ 58.990 a R$ 69.290 com câmbio automático).

Veredito de Anamaria Rinaldi – O VW cross up! é perfeito para quem não precisa de muito espaço: ele é ágil na cidade, fácil de manobrar e tem baixo consumo de combustível. Já o Renault Sandero Stepway e a Chevrolet Spin Activ são adequados para quem precisa levar a família e ainda têm a vantagem da suspensão elevada, que facilita a vida mesmo se você só rodar na cidade. E se você busca praticidade, todos oferecem versões que dão um descanso para o pé esquerdo, com câmbio automatizado no Volks e no Renault e automático no Chevrolet. Se você gosta desse estilo, com tanta variedade disponível atualmente, basta escolher qual se encaixa melhor nas suas necessidades e no seu orçamento.

 

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