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VW Up: o que deve mudar e o que pode ficar no modelo 2018

A reestilização do compacto será lançada em breve no Brasil, onde o modelo já roda em teste desde o ano passado

10/03/2017 - Redação / Foto: Haroldo Nakagawa / Fonte: iCarros

Aguardada inicialmente para o final do ano passado, no Salão do Automóvel de São Paulo, a reestilização do Volkswagen Up chegará às lojas do País em breve. As vendas devem começar ainda nesse semestre. O modelo já está pronto e foi, inclusive, flagrado algumas vezes pelas ruas brasileiras. Um exemplo é o clique acima do leitor Haroldo Nakagawa. Enquanto o lançamento não acontece, o iCarros lista o que poderia mudar e o que deve ser mantido no compacto para a linha 2018.

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1. Visual
O estilo quadrado do Up será mantido, mas com atualizações estéticas deixando o carro brasileiro mais parecido com o europeu - por lá, o facelift foi apresentado em novembro do ano passado. A grade frontal e o conjunto ótico (faróis e lanternas traseiras) manterão o desenho anterior. A mudança estará concentrada nos para-choques. Nas versões TSI, a tampa traseira em preto também permanece.

2. Dimensões
Trata-se apenas de um facelift, por isso, as medidas do Up não mudam. Ele seguirá com o tamanho compacto atual, perfeito para o uso nas cidades. E considerando seu tamanho, o espaço interno está tão mal. O Up aproveita muito bem seus 3,60 m de comprimento e os 2,42 m de entre-eixos. Até o porta-malas de 285 litros é igual ao do Gol.

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3. Acabamento interno
Falando do interior, o Up deve ganhar mudanças por dentro, como novo quadro de instrumentos e acabamento mais trabalhado, ainda que com o mesmo desenho. Espera-se também que o volante mude. 

4. Motorização
Os motores serão os mesmos oferecidos atualmente: 1.0 aspirado de 82 cv (etanol) e 1.0 turbo de 105 cv (etanol). Ambos são flex e contam com três cilindros e 12 válvulas. As opções de câmbio também seguem inalteradas com o manual e o automatizado I-Motion, os dois com cinco marchas. A notícia é boa, já que um dos destaques do Up é o seu baixo consumo de combustível. 

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5. Versão aventureira
A versão Track apresentada no Salão de São Paulo no ano passado deve sair de linha com a chegada do modelo 2018, mas a mais cara Cross Up seguirá no catálogo. O novo Cross Up, aliás, também chegou a ser flagrado em teste no Brasil. Atualmente essa configuração é oferecida com os dois motores, mas ela pode passar a ser vendida apenas com o turbo TSI com a reestilização.

6. Luz diurna
O Up europeu ganhou luz diurna de LED, mas não é certo que o equipamento também estará disponível no Brasil. Se chegar, deve equipar apenas as versões mais caras. A verdade é que o DRL seria muito bem-vindo, ainda mais por substituir os faróis baixo agora obrigatórios nas rodovias do País. 

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7. Maps&More
A antiga central multimídia deve sair de cena. Ela já nem é mais oferecida no configurador da Volkswagen por aqui. A expectativa é que o Maps&More seja substituído por uma central mais moderna com mais opções de conectividade e que passe a ficar integrada ao painel. 

8. Posição de dirigir
O Up vem desde a versão de entrada com ajuste de altura no banco do motorista e também na direção a partir da Move Up. Contudo, nem a configuração topo de linha oferece regulagem para os cintos de segurança dianteiros, o que poderia ser modificado no novo modelo para ajudar na escolha correta da posição de dirigir. No banco traseiro, destaque para o sistema isofix de fixação de cadeiras infantis presente em todas as versões. 

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9. Equipamentos
O Up tem a vantagem de trazer direção elétrica desde a versão Move Up, o que deve ser mantido. Destaque também para o sensor de estacionamento traseiro, oferecido de série desde a High Up. O compacto ganhou algumas alterações na lista de equipamentos na linha 2017 e pode ganhar mais algumas modificações com a chegada do modelo 2018. 

10. Custo de reparo
O Volkswagen Up é o carro mais barato de consertar do Brasil segundo o ranking Car Group elaborado pelo Cesvi. Como as alterações serão pequenas, essa característica será mantida no novo modelo. 

 

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