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VW Golf é o veículo mais seguro produzido no Brasil

Hatch recebeu a nota máxima entre todos os veículos avaliados de acordo com as novas regras mais rígidas do Latin NCap

15/03/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Foram divulgados hoje (15) os primeiros resultados dos testes de impacto de 2017 do Latin NCap, instituição que avalia a segurança dos veículos vendidos na América Latina e no Caribe. A boa notícia é que os dois modelos testados nessa bateria, o Volkswagen Golf de sétima geração e o Seat Ateca, obtiveram cinco estrelas de proteção tanto para adultos quanto para crianças. 

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O Golf, que já havia obtido a nota máxima em 2014 no modelo mexicano, repete o feito, agora com regras mais rigorosas. Feito em São José dos Pinhais (PR), ele se torna o veículo fabricado no Brasil mais seguro de acordo com os novos testes do Latin NCAP.

O Golf e o Ateca foram os primeiros modelos a conquistar as cinco estrelas - nota máxima possível - entre todos os veículos avaliados segundo a nova metodologia introduzida em 2016. Além disso, ambos ganharam o prêmio Latin NCAP Advanced Awards por incluírem sistemas de prevenção de acidentes como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e tecnologias de proteção de pedestres. É a primeira vez que o Latin NCAP concede esse reconhecimento.

O Volkswagen foi testado na versão brasileira, recebendo a avaliação "boa" no impacto frontal. Ele teve proteção adequada para o peito do motorista e boa para o acompanhante. Destaque também para o airbag de joelhos do motorista. Já no impacto lateral, os airbags laterais e de cortina proporcionaram boa proteção a todas as regiões do corpo. 

O hatch ganhou ainda um prêmio por trazer o sistema de monitoramento frontal Front Assist, que funciona com um sensor de radar integrado à frente do veículo, monitorando permanentemente a distância do tráfego à frente. Em situações críticas, o sistema pré-condiciona os freios e emite sinais visuais e sonoros para alertar o condutor. Se ele não frear forte o suficiente, o equipamento automaticamente gera força de frenagem para tentar evitar a colisão ou pelo menos diminuir a gravidade do impacto. 

Já o Seat Ateca, recentemente lançado na Europa e no México, recebeu dois prêmios: um pela proteção para pedestres e outro pelo sistema AEB como opcional. Na América Latina, ele é equipado com sete airbags, controle de estabilidade e proteção para pedestres.

Como são feitos os testes?

Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança") nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

 

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