11/01/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Chevrolet Monza 2019 é oficialmente lançado na China
Tesla confirma produção de novo modelo e fábrica na China
Jeep ganha processo contra a Mahindra por cópia do Wrangler
De acordo com tais fontes, ambas as marcas devem anunciar oficialmente o acordo durante o Salão de Detroit (EUA), que ocorrerá a partir de 14 de janeiro. Como já era sabido, boa parte das negociações envolvem o desenvolvimento em conjunto de veículos da linha comercial. No entanto, conforme reportado pela Reuters, pode ir muito além disso.
Veja ofertas de modelos Volkswagen perto de você
O acordo em veículos comerciais
Como dito, após anunciado o acordo entre as marcas, Ford e VW devem começar a desenvolver plataformas de veículos comerciais em conjunto. Tendo como maior objetivo a diminuição dos custos e a soma de esforços no processo.
Confira ofertas de modelos da Ford perto de você
VW terá acesso às fábricas da Ford
Além dos comerciais, a Volkswagen deve conseguir também acesso às plantas da Ford, principalmente nos EUA, onde tem participação menor no mercado do que a marca do oval azul, atualmente a segunda maior fabricante norte-americana. Assim, modelos da VW poderiam começar a sair diretamente das fábricas da Ford.
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro
Transit e Ranger poderão ganhar versões da VW
Indo agora para o que, à primeira vista, parecer ser a parte mais importante do acordo: os veículos comerciais. Apesar de a VW já ter em mãos as vans da linha Transporter (herdeiras modernas da Kombi) e Crafter (de porte similar a de uma Mercedes-Benz Sprinter), a marca alemã teria acesso também à plataforma da Ford Transit, modelo que é oferecido em mais mercados e que já chegou a ser vendida no Brasil.
Além das vans, a VW também poderia ter sua versão da Ford Ranger, o que deixaria os custos da renovação de uma possível Amarok no futuro bem mais em conta e também podendo ser feita já nas plantas da Ford.
Elétricos e autônomos: a grande sacada
Até agora, a VW parece sair ganhando muito com o acordo. Tirando futuros desenvolvimentos em conjunto, ela conseguiria acesso a plataformas e fábricas da Ford. Mas a marca do oval azul também sairá ganhando, e não será pouco.
De acordo com o que as fontes reportaram à Reuters, a Ford estaria de olho mesmo na plataforma MEB da VW, voltada para veículos elétricos e que deverá gerar, no futuro, a nova linha de elétricos ID da marca alemã.
Além do acesso à plataforma, a Ford ganharia tempo em seu programa de carros autônomos, que se tornou independente da operação de automóveis da marca no ano passado. De olho nas companhias de tecnologia que planejam lançar autônomos elétricos em breve, a Ford almeja já ter um produto à venda nesse segmento a partir de 2021.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro