No dia 22 de junho, o mundo celebra o Dia Internacional do Fusca. Foi nesta data, há exatos 78 anos (1934), que o engenheiro austríaco Ferdinand Porsche deu início aos trabalhos de desenvolvimento do adorável carrinho da Volkswagen. De lá para cá, o modelo já passou por inúmeras mudanças visuais, mas sempre manteve suas características mais marcantes: o motor traseiro refrigerado a ar e os inconfundíveis paralamas. Viaje no tempo e conheça, por meios das fotos, a bagagem histórica do modelo, que passa pela Segunda Guerra Mundial e chega ao Brasil em 1950, ano em que as primeiras unidades foram importadas para o País.
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1 - O nascimento
Único fruto do Nazismo que deu certo, o Fusca nasceu em 22 de junho de 1934, quando Adolf Hitler assinou o contrato de fabricação do modelo com Ferdinand Porsche. As exigências eram: chegar aos 100 km/h, ter consumo de até 10 km/l e custar menos que 1.000 marcos alemães na época. Os protótipos de Porsche eram bem diferentes; a cara do Fusca foi dada pelo próprio ditador alemão. A primeira motorização já era quatro cilindros do tipo boxer refrigerado a ar, mas com 1.100 cm3 e 25 cv de potência. Além da aparência de "besouro", o Fusca tinha a característica janela traseira dividida, conhecida no exterior como "split window".