18/05/2021 - Fernando Calmon / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
A Anfavea, por enquanto, mantém sua previsão de aumento de vendas de 15% em 2021 sobre 2020. Sete anos atrás eram vendidas até 15.000 unidades por dia.
Os estoques nas fábricas e concessionárias continuam bem baixos: apenas 17 dias. Esse descompasso entre oferta e procura explica a valorização de vários modelos seminovos atualmente.
Leia mais do autor:
Carros com um ano de uso ou mesmo pouco mais estão sendo comercializados a preços acima das tabelas sugeridas para os zero-km. Se fosse possível uma produção maior, certamente as vendas médias diárias aumentariam e haveria compradores.
Pode-se esperar, agora em maio, um salto expressivo na comercialização interna por conta de base comparativa ainda muito baixa sobre o mesmo mês do ano passado. Igualmente, o total acumulado dos primeiros cinco meses do ano também vai superar de forma significante igual período de 2020.
A produção acumulada cresceu 34% sobre 2020, pois em abril do ano passado a pandemia paralisou praticamente toda a indústria automobilística. Até mesmo as exportações se recuperam em 2021 no mesmo ritmo, 35%, em comparação ao primeiro quadrimestre de 2020.
Apesar dos números animadores das vendas externas da indústria automobilística, o Brasil ainda precisa avançar bastante em exportações. Apenas 353.000 unidades (mais 9% em relação a 2020) estão previstas.
Em 2005, o País vendeu ao exterior cerca de 700.000 unidades montadas. Apesar de forte desvalorização cambial no período, o que facilita vendas ao exterior, o País está mal no ranking mundial.
Em 2019 ficou em 26º lugar entre os países que exportam veículos leves montados com apenas US$ 5,8 bilhões, segundo a Anfavea. No levantamento da entidade os números da China não estão incluídos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro