15/06/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Para prevenir a fraude, o Detran.SP recomenda que os motoristas consultem o portal da entidade para verificar, por meio do número da placa e do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), se realmente existe alguma infração.
Além disso, se o boleto indicar algum outro órgão autuador, como prefeituras, DER (Departamento de Estradas e Rodagem) ou Polícia Rodoviária Federal, a pesquisa deverá ser realizada nos sites destes departamentos.
Vale ressaltar que, sempre que uma infração é registrada, primeiro é enviada uma notificação de autuação para o proprietário e após o prazo determinado para a indicação do condutor, será enviada a notificação de penalidade, que é o boleto de pagamento.
Veja algumas dicas para não cair no golpe do boleto falso:
- De acordo com o Detran.SP, os boletos falsos mencionam no cabeçalho o Sistema de Controle de Multas (SISCOM), mas esse sistema não existe. Nas multas reais, a notificação possui um brasão do Estado de São Paulo, menção à Secretaria da Fazenda e a sigla MILT (Multa por Infração à Legislação de Trânsito);
- O Detran.SP ressalta que não opera radares, que são de responsabilidade exclusiva das prefeituras e dos órgãos rodoviários. Sendo assim, nenhuma notificação do Detran.SP apresenta fotos dos veículos;
- As multas aplicadas pelo Detran.SP não precisam ser pagas com o boleto. Para isso, basta informar o número de Renavam do veículo em qualquer instituição bancária credenciada, por meio da internet, caixas eletrônicos ou agências.
Serviço
www.detran.sp.gov.br
Disque Detran.SP:
Capital e municípios com DDD (11): 3322-3333
Demais localidades: 0300 101 3333
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro