entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Transferência eletrônica começará a valer a partir deste ano

Novo documento digital vai facilitar a transferência de veículos e reduzir a burocracia

23/07/2020 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Já em testes em Santa Catarina, com expectativa de ser adotado em todo Brasil a partir de setembro, o Renave vai permitir que revendas de automóveis registrem o veículo diretamente no Detran de cada estado para efetivação da transferência para o novo comprador.

Leia mais:
+ Tudo o que você precisa saber sobre a cassação da CNH
+ Como tirar a CNH especial?
+ Aplicativo valida CNH brasileira em nove países diferentes

A ideia do documento digital chamado de Ranave (Registro Nacional de Veículos em Estoque) é facilitar o processo de troca de posse do carro, reduzir filas no Detran e, como consequência, tornar o processo de transferência possível nesses tempos de pandemia.

Nas próximas semanas os estados de São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Rio Grande do Sul começarão a testar a nova modalidade. Caso os testes sejam concluídos com sucesso e a adesão seja grande, o Ranave vai se tornar funcional em todos os estados do Brasil a partir de setembro.

A ideia é que os documentos digitais futuramente substituíam todos os modelos de papel, facilitando a verificação dos agentes de trânsito e segurança do condutor. Esse processo já está acontecendo com a CNH e também com o licenciamento do veículo

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.