20/07/2017 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Destronadas pelas minivans nos anos 2000, as peruas são cada vez mais raras por aqui. Atualmente, temos poucos exemplares, entre eles a Fiat Weekend e a Volkswagen Golf Variant fora da faixa de modelos de luxo. E agora elas estão perdendo o pouco espaço que lhes resta para os SUVs. Com público semelhante e propostas próximas, vale mais a pena apostar nas consagradas peruas ou seguir a nova tendência dos SUVs? Colocamos Fiat Weekend e Volkswagen Golf Variant contra os SUVs líderes de mercado Honda HR-V e Jeep Compass para responder a essa dúvida.
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Fiat Weekend x Honda HR-V
Espaço interno: Cabine espaçosa sempre foi um trunfo das peruas, especialmente capacidade de carga no porta-malas. Apesar dos estilos completamente diferentes, Fiat Weekend Adventure e Honda HR-V têm dimensões bem próximas. O Honda é mais largo e tem entre-eixos 20 cm mais longo, porém a perua da Fiat dá o troco com porta-malas maior e cerca de 10 cm a mais na altura. A vantagem do Honda, neste caso, é o maior espaço para as pernas dos passageiros traseiros graças ao entre-eixos mais generoso, e a modularidade dos bancos, algo que a Weekend com seu projeto mais antigo não tem. Na prática, a vantagem da perua está no espaço de carga, enquanto o SUV privilegia os passageiros. Veja abaixo o comparativo dos números:
Weekend X HR-V
Comprimento: 4.31 m X 4.29 m
Largura: 1.72 m X 1.77 m
Altura: 1.64 m X 1.58 m
Porta-malas: 460 litros X 437 litros
Equipamentos de série: tomando como base a versão topo de linha Adventure Dualogic da Fiat Weekend (R$ 78.970), o SUV compacto escolhido foi o Honda HR-V, por ser o mais vendido do segmento, na versão LX manual de R$ 80.900, a mais próxima em valores. Apesar de ser a versão de entrada do Honda, ele conta com controle de tração e estabilidade, isofix e freio de estacionamento elétrico, ausentes na Weekend.
A perua dá o troco ao oferecer câmbio automatizado, faróis de neblina e sensor de ré. A vantagem de R$ 1.930 no preço da Weekend sobre o HR-V pode compensar a idade do projeto, ainda mais se você considerar que, para levar o SUV com câmbio CVT, é necessário pagar R$ 87.900, longe da faixa de preço da perua Fiat.
Desempenho: Weekend e HR-V contam com motor 1.8 de potência e torque semelhantes. No entanto, o Honda tem melhor consumo e melhor rendimento no dia a dia. A vantagem do modelo da Fiat está na transmissão automatizada, que dá descanso para o pé esquerdo, diferentemente do SUV da Honda que conta com câmbio manual. Apesar de bem acertada, a transmissão manual do HR-V costuma ser raridade em modelos nessa faixa de preço.
Weekend X HR-V
Motor: 1.8 quatro cilindros aspirado flex X 1.8 quatro cilindros aspirado flex
Potência: 132 cv X 139 cv
Torque: 18,9 kgfm X 17,4 kgfm
Consumo urbano etanol: 6,5 km/l X 6,7 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 10,2 km/l x 12,5 km/l
Outras alternativas de SUVs: por valores próximos dos R$ 78.970 cobrados pela Fiat Weekend, é possível levar dois SUVs sem abrir mão do câmbio automático: Nissan Kicks S CVT por R$ 79.200 ou Renault Duster Expression 1.6 CVT por R$ 73.490.
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VW Golf Variant x Jeep Compass
Espaço interno: entre Golf Variant e Jeep Compass, dois modelos de porte médio, as coisas são mais diferentes. A perua da Volks leva vantagem na maioria das dimensões, com exceção do comprimento (14 cm maior) e do porta-malas de 605 litros - são apenas 410 litros no Compass. E olha que o Jeep não é conhecido por ter um porta-malas pequeno. Por outro lado, a Golf Variant tem menos espaço para as pernas dos passageiros traseiros.
Volkswagen Golf Variant X Jeep Compass
Comprimento: 4.56 m X 4.41 m
Largura: 1.79 m X 1.81 m
Altura: 1.46 m X 1.63 m
Porta-malas: 605 litros X 410 litros
Equipamentos de série: com Golf Variant e Compass, as suas respectivas versões de entrada se equiparam. Por R$ 97.020, a Golf Variant Comfortline tem quatro airbags e sistema Start/Stop a mais que o Jeep. Já o Compass Sport, vendido por R$ 103.490, tenta justificar os R$ 6.470 a mais trazendo luzes diurnas de LED, câmera de ré, controlador de velocidade e GPS. No mais, ambos oferecem uma generosa lista de itens de série, com central multimídia, ar-condicionado, direção elétrica, rodas de liga leve (17” no Compass e 16” na perua Golf), assistente de partida em rampa e controle de tração e estabilidade.
Desempenho: a Golf Variant tem vantagem em torque e consumo frente ao Jeep Compass graças a seu moderno motor turbinado 1.4 TSI. Por ser um motor maior e aspirado, o 2.0 quatro cilindros Tirgershark do Compass tem números de consumo mais altos e rendimento inferior à perua turbinada. No quesito transmissão, os dois ficam no mesmo nível, entregando uma caixa automática tradicional de seis marchas.
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Volkswagen Golf Variant X Jeep Compass
Motor: 1.4 quatro cilindros turbo flex X 2.0 quatro cilindros aspirado flex
Potência: 150 cv X 166 cv
Torque: 25,5 kgfm X 20,5 kgfm
Consumo urbano etanol: 7,5 km/l X 5,5 km/l
Consumo rodoviário gasolina: 13,8 km/l x 10,5 km/l
Outras alternativas de SUVs: no caso da Golf Variant, para auqueles que querem um SUV e não abrem mão do motor turbo, por R$ 107.990 o Suzuki Vitara 4Sport também entrega motor 1.4 turbo e câmbio automático. Outra alternativa, porém mais barata que a perua Volks, é o Chevrolet Tracker LTZ 1.4 Turbo por R$ 93.490.
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