28/04/2016 - Thiago Moreno / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Desde 2012 classificando tanto o consumo quanto a emissão de poluentes dos carros vendidos no Brasil, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do InMetro possibilita aos consumidores ver o quanto os veículos que aderiram ao programa gastam de combustível, permitindo até uma busca por categoria. Porém, como a adesão ao PBEV é voluntário, alguns modelos ficaram de fora da lista. Veja agora quanto cada SUV compacto do Brasil pesa no bolso e quais são os mais econômicos:
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Hyundai Tucson GLS (R$ 66.900)
Segurando a lanterninha do consumo a versão de entrada do Hyundai Tucson usa um litro de etanol para rodar 5,2 km em ciclo urbano. Com gasolina o número chega a 7,2 km/l. O grande motor 2.0 e o câmbio automático de quatro marchas entregam desempenho adequado, mas não ajudam no consumo.
Motor (potência etanol/ potência gasolina): 2.0 16V aspirado (146 cv / 142 cv)
Câmbio: automático de quatro marchas
Consumo urbano (etanol/gasolina): 5,2 km/l / 7,2 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 6,6 km/l / 9,1 km/l
Mitsubishi ASX CVT 4x2 (R$ 103.990)
Com um motor 2.0 rodando apenas com gasolina e entregando torque e potência em regimes mais elevados de rotação não tiraram o ASX da penúltima colocação em consumo entre os SUVs compactos, nem mesmo com o câmbio CVT, mais eficiente que o manual. Porém, com uma proposta mais fora-de-estrada que a maioria de seus rivais, o Mitsubishi prioriza mais o desempenho que o consumo, tendo o motor mais potente da lista.
Motor (potência gasolina): 2.0 16V aspirado (160 cv)
Câmbio: automático de relações continuamente variáveis (CVT)
Consumo urbano (gasolina): 8,7 km/l
Consumo rodoviário (gasolina): 9,8 km/l
Jeep Renegade Sport Flex (R$ 74.990)
Na quinta colocação entre os sete SUVs da lista, o Jeep Renegade é refém de seu peso, maior que a média dos compactos rivais. O motor 1.8 flex precisa se esforçar mais e o câmbio manual de cinco marchas, com engates macios e precisos, ao menos suaviza a tarefa, mas não o consumo.
Motor (potência etanol/ potência gasolina): 1.8 16V aspirado (132 cv / 130 cv)
Câmbio: manual de cinco marchas
Consumo urbano (etanol/gasolina): 6,7 km/l / 10 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 9,6 km/l / 10,7 km/l
Honda HR-V LX (R$ 78.700)
Com seu motor 1.8 flex herdado do Honda Civic, o HR-V entra na quarta colocação na versão equipada com câmbio manual de seis marchas. A configuração LX manual é a mais em conta do modelo, porém também é a mais difícil de ser encontrada, pois a preferência do público nesse segmento recai sobre as transmissões automáticas.
Motor (potência etanol/ potência gasolina): 1.8 16V aspirado (140 cv / 139 cv)
Câmbio: manual de seis marchas
Consumo urbano (etanol/gasolina): 6,7 km/l / 10 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 8,6 km/l / 12,5 km/l
Ford EcoSport SE 1.6 (R$ 68.490)
A versão mais básica da EcoSport oferecida no mercado pela Ford também é a configuração mais econômica do veterano SUV que inaugurou o segmento dos compactos. O modelo também possui um dos motores de menor cilindrada, o que sempre ajuda na economia de combustível. Mesmo tendo um câmbio manual de apenas cinco marchas é o terceiro SUV compacto mais econômico do Brasil.
Motor (potência etanol/ potência gasolina): 1.6 16V aspirado (115 cv / 110 cv)
Câmbio: manual de cinco marchas
Consumo urbano (etanol/gasolina): 7 km/l / 10,2 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 8,2 km/l / 11,8 km/l
Peugeot 2008 Griffe THP (R$ 74.390)
O primeiro e único SUV compacto turbinado da lista chega em segundo lugar entre os mais econômicos. A eficiência do motor 1.6 THP fala mais alto e, em conjunto com a transmissão manual de seis velocidades (única opção no 2008 THP), entrega performance de gente grande e economia idem.
Motor (potência etanol/ potência gasolina): 1.6 16V turbo (173 cv / 166 cv)
Câmbio: manual de seis marchas
Consumo urbano (etanol/gasolina): 7,1 km/l / 10,7 km/l
Consumo rodoviário (etanol/gasolina): 8,5 km/l / 12,4 km/l
Suzuki S Cross GLX CVT (R$ 87.900)
O SUV compacto mais barato do Brasil é o Suzuki S Cross. O modelo faz a lição de casa com louvor. Motor pequeno e eficiente, menor peso em relação à média dos rivais e câmbio CVT são os predicados do carro. Pena que o motor usa apenas gasolina.
Motor (potência gasolina): 1.6 16V aspirado (120 cv)
Câmbio: automático de relações continuamente variáveis (CVT)
Consumo urbano (gasolina): 11,9 km/l
Consumo rodoviário (gasolina): 13,2 km/l
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