21/09/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Frankfurt: nova geração do Prius é destaque da Toyota
BMW i3: o elétrico de 170 cv
Toyota Prius é vendido com taxa zero de financiamento
SP: Cidade aprova descontos para elétricos
Meio ambiente
Segundo Ricardo Guggisberg, presidente executivo da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), a medida refletirá principalmente no meio ambiente. “A liberação dos veículos elétricos e híbridosnão afetará o trânsito, mas sim a tendência de se adquirir um segundo carro, geralmente mais velho e mais poluente, para driblar o rodízio”, explica o executivo.
Frota mundial
Atualmente, os veículos elétricos representam 5% de toda frota mundial, mas no Brasil a estimativa é que apenas 3 mil veículos elétricos estejam em circulação, segundo a ABVE. “A isenção do rodízio incentiva o crescimento da demanda, sem a qual não é possível ter produção local. Isso se torna um 'circulo virtuoso' que beneficia o cidadão e o meio ambiente”, diz Guggisberg.
Isenção de IPVA
Vale lembrar que, no final de agosto, a prefeitura de São Paulo já havia regulamentado o decreto que isenta os veículos elétricos de metade do valor do IPVA - um tributo estadual, do qual apenas metade do valor arrecadado é repassado aos municípios. Neste ano, o proprietário ainda deve solicitar a isenção manualmente, mas a partir de 2016 o sistema já será automatizado, em formato semelhante ao da nota fiscal paulistana.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro