03/01/2019 - João Brigato / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Depois de registar o híbrido Insight no Brasil e o mini-Civic batizado de Amaze, a Honda entrou com processo de patente para o hatch compacto Brio no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). O modelo, que não tem vendas confirmadas para o nosso mercado, seria uma boa alternativa para a Honda enfrentar modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka em um segmento abaixo do Fit.
Leia mais:
Honda registra patentes do mini-Civic no Brasil
Civic Híbrido tem patentes registradas no Brasil
Honda lança nova geração do Brio, o rival e Onix, Ka e HB20
Desenvolvido na Índia e na Indonésia para países emergentes, o hatch compacto Brio já está em sua segunda geração. Ele tem versão sedã, batizada de Amaze e também registrada no Brasil, além da minivan Mobilio e do SUV BR-V. Visualmente ele carrega diversos elementos dos Honda vendidos no Brasil, como a dianteira alta e quadrada como visto no WR-V, além dos faróis afilados no melhor estilo Civic. O para-choque dianteiro tem desenho praticamente idêntico ao do Fit.
Menor que um Onix
A lateral carrega o estilo minivan como no Fit, evidenciado pelo teto alto, área envidraçada generosa e rodas pequenas. Por outro lado, a traseira segue uma tendência visual aplicada em Ford Ka, Volkswagen Gol e Chevrolet Onix. Em porte, ele fica abaixo dos seus equivalentes brasileiros, registrando 3,81 m de comprimento, 1,68 m de largura e 1,48 m de altura – o Onix, por exemplo, bate os 3,93 m de comprimento, 1,70 m de largura e 1,48 m de altura.
Confira aqui ofertas de carros da Honda na sua cidade
Na prática, o Honda Brio se encaixa entre os tradicionais hatches compactos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, e os modelos subcompactos, como Volkswagen up!, Renault Kwid e Fiat Mobi. Em relação ao up!, o maior dos pequeninos, o Brio é 16 cm mais comprido, 4 cm mais largo e e 2 cm mais baixo.
Vai trocar de carro? Simule gratuitamente as parcelas
Em alguns mercados onde já é comercializado, o Honda Brio usa motor 1.2 quatro cilindros aspirado com 90 cv e 11,2 kgfm de torque e o novo motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 12,9 kgfm de torque. O motor 1.0 três cilindros turbo usado pelo Civic na Europa também é uma possibilidade para o hatch compacto no futuro. Transmissão é manual de cinco marchas ou automática CVT.
E o Brasil?
Tal qual aconteceu com os registros de patente do sedã Amaze e do Civic híbrido (Insight), o Honda Amaze dificilmente deverá ser vendido por aqui. Com a categoria de modelos compactos é suprida por modelos de maior porte e a de subcompactos seria grande demais para o Brio, ele teria dificuldade para encontrar um espaço no mercado. A Honda não comenta futuros lançamentos no Brasil.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro