Sem poder pedir modificações, donos de carros rebaixados não podem regulamentar novas alterações na suspensão do veículo
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Contran suspendeu a regularização de alterações na suspensão dos carros por 90 dias
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Após o período, a entidade deve apresentar novas regulamentações
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Donos de carros rebaixados não têm muitas esperanças de que a situação melhore
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Corsa de Daniel Pereira tem suspensão a ar
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Sistema de suspensão regulável já era proibido antes de o Contran frear novos pedidos de alteração
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Mas veículos que tiveram apenas a altura alterada podiam ser regularizados
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Desde o dia 28 de agosto, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) suspendeu a resolução que regulamentava a modificação no sistema de suspensão dos veículos, o que coloca um sinal amarelo na cabeça dos proprietários de carros rebaixados. A resolução 450 da entidade diz que estão suspensos os efeitos da resolução 292 de 2008, que regulamenta quaisquer alterações nos veículos, no quesito alteração de suspensão. Segundo o Contran, essa suspensão vale por 90 dias contando a data da resolução e o órgão deve apresentar uma nova regulamentação após esse período.
Até a suspensão, os interessados em modificar o carro precisavam de uma inspeção de segurança conforme parâmetros do Inmetro. O Instituto Nacional de Meterologia, Qualidade e Tecnologia então emitia um laudo de certificação, que seria usado na emissão de um novo documento do veículo, explicitando a modificação no campo de observações.
O iCarros conversou com os donos de carros rebaixados para saber o que eles esperam dessa alteração do Contran. O engenheiro elétrico Daniel Pereira, dono de um Chevrolet Corsa com suspensão a ar, é pessimista: "No Brasil, sempre se espera o pior". O sistema que Pereira usa em seu carro já é ilegal, mesmo na legislação antiga que foi suspensa, já que amortecedores reguláveis eram proíbidos. "Lá fora pode, não sei porque aqui não", reclama. "Nos EUA você pode comprar o kit de suspensão a ar pronto, na caixa, sem problemas", completa.
Já o motorista Lúcio Araújo percorreu todos os trâmites legais para poder rodar com seu Chevrolet Omega alterado. Não só a alteração na suspensão, como também as rodas de 20 polegadas e faróis de xenônio estão legalizados. Perguntado sobre a possibilidade dessa suspensão de alterações vingar, permanecendo proibida a alteração na suspensão do carro, Araújo responde: "Creio que sim, mas espero que não". Segundo o Lúcio, o ideal e não deixar de haver um canal de legalização: "Se você tem um jeito para andar certo, por que proibir?", relata.
Felipe Pelizzare, membro e um dos organizadores do clube Comunidade Tuning levanta mais questionamentos: "Em momento algum o Contran explicou porque foi feita a suspensão dessa resolução. Se mudar, que seja pra melhor", comenta. Lúcio Araújo ainda lembra que "o pessoal dos carros rebaixados não é unido, não temos ninguém no governo para olhar nossos interesses. Somos peixe pequeno", finaliza.
E vocês, acham que o Contran vai mantér a suspensão de modificações na suspensão do carro? E se houver uma nova regulamentação, ela será mais restritiva?