entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Renovação da CNH exigirá curso e prova a partir de junho

Curso obrigatório para renovar a CNH terá duração de 10 horas/aula e pode ser feito à distância. Prova terá 30 questões

16/03/2018 - João Brigato / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

A partir da primeira semana de junho, o processo de renovação da carteira de motorista no Brasil passará a ter mais uma etapa. Conforme descrito na Resolução 726/18 do Contran, o processo para renovar a CNH terá obrigatoriamente, além do exame médico já exigido atualmente, um curso de aperfeiçoamento que tem como objetivo atualizar os motoristas sobre as novas legislações de trânsito. A medida entrará em vigor 90 dias após sua publicação. 

Leia mais:
Ministério revoga resolução 726/18. Entenda

As leis de trânsito que passarão a vigorar no país em 2018
Licenciamento de veículos 2018: consulta e quando pagar
Comissão aprova CNH exclusiva para veículos automáticos

De acordo com a resolução, o curso de aperfeiçoamento será exigido na renovação da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O curso poderá ser feito de maneira presencial ou à distância, com carga horária total de 10 horas/aula - cada hora/aula terá 50 minutos e será permitido cumprir, no máximo, cinco horas/aula por dia. Quem optar pela modalidade à distância deverá necessariamente concluir o curso em, no mínimo, cinco dias contados a partir da data de matrícula.

Simule quanto pagar nas parcelas do seu novo carro

Prova teórica

Para obter a renovação da CNH, o condutor será submetido a um exame teórico contendo 30 questões de múltipla escolha com quatro alternativas (sendo apenas uma correta). O certificado de conclusão do curso será emitido somente com 100% de frequência e com pelo menos 70% de acerto na prova. A prova, aliás, deverá ser feita presencialmente mesmo para quem optar pelo curso à distância. Sua duração será de uma hora.

Caso o condutor não obtenha a nota mínima, ele poderá repetir a prova três dias após a divulgação do resultado. Se for reprovado novamente, terá que reiniciar o curso. 

Estarão dispensados desse novo curso de aperfeiçoamento os motoristas que tenham realizado cursos especializados como transporte de passageiros ou de emergência e ambulância. A validade da CNH seguirá vinculada à validade do exame médico, sendo de cinco anos - ou três anos para condutores acima de 60 anos. 

Conteúdo do curso

Entre os temas a serem abordados estão: relembrar os diferentes tipos de vias, cruzamento, mão de direção, preferência e prioridades, retornos e conversões; Pedestres e Condutores de Veículos não Motorizados; Cidadania e Educação para o Trânsito; Comunicação de venda; Documentos de porte obrigatório; Condutor com deficiência; Carteira Internacional; CNH digital; Infrações de Trânsito (tipos e classificação); Penalidades; Indicação de condutor; Pontuação; Advertência por escrito; Multa; Suspensão do direito de dirigir; Curso de Reciclagem; Recolhimento do veículo e venda em leilão na hipótese de não retirada do pátio; Crimes de Trânsito, entre outros. 

E quanto isso vai custar?

iCarros consultou algumas escolas credenciadas que oferecem atualmente o curso teórico, mas nenhuma soube informar ainda quanto custará esse curso para a renovação da CNH. 

A resolução foi revogada. Leia mais aqui 

Atualizado em 19/03/2018 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.