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Qual a importância do teste drive antes da compra?

Avaliação do veículo é processo fundamental para equilibrar razão x emoção na hora de decidir qual veículo levar

06/07/2016 - Anelisa Lopes / Foto: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Você comparia um veículo sem jamais tê-lo dirigido? A pergunta parece absurda, mas é o que muito consumidor faz. Saiba que é possível experimentá-lo antes de adquiri-lo e que este processo pode diminuir - e muito - o arrependimento pós-compra. De acordo com o Procon-SP, o teste drive não é uma ação obrigatória da concessionária/revenda, mas as regras devem ser informadas previamente ao consumidor caso o estabelecimento o ofereça.

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O consultor para o mercado automotivo Paulo Garbossa destaca a importância: "quando uma pessoa busca um imóvel, avalia o máximo de informações, como vizinhança, estabelecimentos comerciais, transporte público, entre outros. Com o veículo, a avaliação deve ser semelhante, pois o investimento no produto é alto". Dessa forma, é possível equalizar emoção versus razão de uma forma mais equilibrada. "Na Europa, o teste drive em concessionária é um processo bastante natural e recorrente. Muitas vezes, o cliente chega à loja com tantas informações que sabe mais que o vendedor", diz Garbossa. 

O ideal seria o comprador ter contato com o veículo durante uma semana, mas, obviamente, não existe este tipo de avaliação. Portanto, é importante que ele use todos os recursos possíveis durante a oportunidade do teste, que leva entre 15 minutos e meia hora. Algumas dicas podem ser decisivas para a compra, portanto, se possível, leve toda a família para o "evento", assim, todo o espaço do carro será examinado. Além disso, verifique a região da concessionária escolhida e tente traçar um trajeto semelhante ao que fará com o futuro automóvel, como ladeiras, saída de farois e consumo instantâneo, se este dado estiver disponível. "Se a versão desejada do modelo não estiver disponível na loja, procure uma inferior, nunca uma mais equipada, pois pode gerar uma expectativa que não será correspondida posteriormente", avalia Garbossa.  

De acordo com a gerente de treinamento, processo e qualidade do grupo Carrera Thaís Dalmaso, o vendedor passa por um treinamento para poder ofecerer a experiência mais completa possível ao cliente. "Nós damos duas opções de rota, uma mais curta e outra mais longa, realizada duas vezes, primeiro com o vendedor ao volante para que o interessado consiga observar detalhes do carro como passageiro e, posteriormente, o cliente quem dirige", explica. Thaís ainda destaca a importância do teste drive na meta de quem está vendendo "se houver vários testes realizados e pouco volume de negócio fechado, o vendedor não está tendo uma boa performance no trabalho". 

E a lei diz o quê? - A compra de um veículo tem garantia legal de 90 dias e mais a garantia contratual, cujo o prazo pode variar conforme o fabricante. Se o veiculo apresentar algum problema, o consumidor pode recorrer à assistência técnica, que terá prazo de 30 dias para o reparo. Não havendo solução neste prazo, o consumidor tem direito à substituição do produto por outro igual, em perfeitas condições de uso, ou o cancelamento da compra com a devolução da quantia paga, atualizada monetariamente ou ao abatimento proporcional do preço. Vale lembrar que devolução de produto em até sete dias a contar da aquisição ou do recebimento do produto só se aplica a compras feitas pela internet. 

 

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