entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Próximo Fiat Argo poderá ter plataforma de Peugeot 208

Unificação de plataformas da PSA e da FCA levará ao uso da base dos franceses nos compactos da Fiat

20/12/2019 - João Brigato / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Os primeiros passos do casamento entre PSA e FCA parecem já estar traçados. As marcas do grupo Fiat passarão a usar as plataformas da Peugeot em seus carros compactos e médios. Assim, é muito provável que a próxima geração do Fiat Argo use a mesma base do Peugeot 208 e do Opel Corsa.

Plataformas francesas

Segundo informações obtidas pelo Automotive News Europe, a FCA / PSA reduzirá o número de plataformas do grupo para apenas duas. A CMP será a base para os compactos de todas as marcas, resultando em 3 milhões de carros produzidos por ano. Hoje ela serve a Opel Corsa, Peugeot 208 e 2008, além do DS 3 Crossback.

Veja aqui ofertas de carros da Fiat na sua cidade

A segunda plataforma é a EMP2 que abriga modelos médios do grupo francês e também será usada pelos ítalo-americanos futuramente. Hoje é empregada nos SUVs Peugeot 3008 e 5008, Citroën C5 Aircross, DS 7 Crossback e Opel Grandland X. Entre os modelos de passeio estão Citroën C4 Picasso, Peugeot 308 e 508.

Procurando um Peugeot? Veja ofertas

Ambas as plataformas estão prontas para a eletrificação, sendo versáteis ao ponto de receber motores diesel, gasolina, flex, híbrido ou totalmente elétrico. Exemplo disso é que as novas gerações dos Peugeot 208 e 2008, além do Opel Corsa, já nasceram com versões 100% elétricas.

Futuro da Fiat

Assim, a ideia é que todos os Fiat, Jeep e Alfa Romeo compactos usem a plataforma CMP quando trocarem de geração, tanto na Europa quanto em outros mercados. Como a Fiat brasileira não segue a estratégia dos modelos europeus, é provável que a unificação de plataformas demore mais tempo por aqui.

Encontre seu próximo Jeep aqui

Carros como Fiat Panda e o sucessor do Punto devem migrar para a plataforma CMP, permitindo sua eletrificação total ou parcial, ao gosto da FCA. No Brasil, Argo e Cronos podem ser os primeiros Fiat a ter parentesco com Peugeot 208 e Opel Corsa – mas isso ocorrerá apenas quando os italianos trocarem de geração.

E quem não tem tração dianteira? 

Modelos grandes com plataformas de tração traseira ou com chassi sobre cabine manterão a arquitetura FCA. A plataforma Giorgio desenvolvida pela Alfa Romeo começará agora a ser usada por outras marcas do grupo, como a Jeep com a nova geração do Grand Cherokee, além do sucessor do Dodge Journey.

Simule gratuitamente as parcelas do seu próximo carro

Quem pode se beneficiar com a plataforma Giorgio na PSA é a DS, que terá como opção construir seus modelos com tração traseira e assim ter pé de igualdade com outras marcas de luxo globais, tal qual sua nova prima a Alfa Romeo. Modelos grandes com chassi sobre cabine como as picapes RAM e o futuro Jeep Wagooner não terão arquitetura PSA.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.