30/03/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A Peugeot anunciou que já está em produção em Porto Real (RJ) o novo 208, que será equipado com o inédito motor 1.2 PureTech de três cilindros flex. O lançamento está previsto para a próxima semana.
Leia mais:
Após C3, Peugeot 208 e 2008 têm recall devido a limpador
208 InConcert parte de R$ 55.490 e terá 500 unidades
Novo 208 estreará nova plataforma do Grupo PSA
Segundo a fabricante, o projeto do novo 208 recebeu investimentos de cerca de R$ 200 milhões e o desenvolvimento desse propulsor levou três anos. O hatch se torna assim o primeiro carro da marca francesa a adotar o motor 1.2 12V flex aspirado, que inicialmente virá importado da França, fabricado em Trémery. Contudo, os planos são produzi-lo localmente em breve.
O objetivo com esse mudança é reduzir o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes. A empresa afirma que o ganho é, em média, de 20% em comparação com alguns motores de quatro cilindros de potência equivalente. E vai além: "comparando-se sua autonomia com qualquer concorrente no Brasil de acordo com a última tabela publicada pelo Inmetro, pode ser considerado o mais econômico do país", defende o comunicado.
Esse motor rende 90 cv de potência e 12,9 kgfm de torque máximo a 2.750 rpm, além de contar com duplo comando variável de válvulas, correia em óleo, bomba de óleo variável (para reduzir o atrito), sistema de arrefecimento dividido entre bloco e cabeçote e coletor de escapamento integrado no cabeçote. "Além de muito sofisticado, o motor chega à América Latina desenvolvido para as condições locais. Para isso, rodamos mais de 400 mil km para sua validação e desenvolvimento. Investimos mais de 5.400 horas somente para sua validação através de nossa bancada de teste", disse François Sigot, Diretor de Desenvolvimento, Estilo, industrial e de Supply Chain da PSA América Latina.
Para rodar com etanol, sua taxa de compressão foi elevada dos 11:1 originais para 12,5:1. Outras mudanças incluem a adoção do sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar, conjunto pistão-anéis e válvulas e sedes reforçadas e o uso de velas especiais. Ao todo, a Peugeot informa que o novo 208 terá mais de 230 novas peças. Vale lembrar que na Europa já existe o motor 1.2, porém, com turbo e movido apenas a gasolina.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro