23/03/2017 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
Leia mais:
Os carros mais caros à venda no Brasil
8 dicas para comprar o carro certo para o seu perfil
Financiamento: 8 passos para saber quanto você pode gastar
Veja a seguir os carros à venda no País que seguem na mesma geração há anos:
1. Volkswagen Gol
O hatch que foi líder de vendas no Brasil por 25 anos consecutivos está atualmente em sua terceira geração, lançada aqui em 2008. Conhecida como G5, ela já passou por uma reestilização e por mudanças de motorização. Até 2018 é aguardada a chegada da próxima geração.
Vale lembrar que o Gol foi lançado aqui em 1980, totalmente projetado e desenvolvido no Brasil. A segunda geração, também conhecida como “bolinha” pelas formas arredondadas, chegou em 1994 e passou pelas fases batizadas de G3 (de 1999) e G4 (de 2005). O Gol G4, aliás, que ainda usava como base a segunda geração, foi produzido até 2014, tendo convivido com o novo modelo por algum tempo. O hatch é produzido nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo, ambas em São Paulo.
2. Fiat Palio
O Palio está em sua segunda geração, lançada em 2011. De lá para cá, o hatch pouco mudou, mas chegou a ocupar o posto de carro de entrada da marca por alguns anos entre a aposentadoria do Uno Mille em 2014 e o fim da linha para o Palio Fire, em 2016, agora disponível somente para venda direta. Ele deverá ser substituído ainda neste ano por um novo hatch, por enquanto conhecido apenas pelo codinome X6H.
A história do Palio no Brasil começa em 1996, lançado incialmente para substituir o Uno. Essa geração recebeu mudanças visuais - o desenho era assinado pelo renomado design italiano Giorgetto Giugiaro - e novos motores. A principal alteração, porém, foi em 2008 com a chegada do "Novo Palio", seguindo ainda na primeira geração.
3. Fiat Punto
A Fiat vem renovando seu catálogo aos poucos e quem também está na linha de frente agora é o Punto. Ainda em sua primeira geração, lançada aqui em 2007, o hatch sofreu uma reestilização em 2013 e perdeu as versões Sporting e a turbinada T-Jet em 2016. Existe a possibilidade de ele também ser substituído pelo X6H, embora a Fiat não confirme a informação.
4. Fiat Weekend
A perua foi lançada no Brasil em 1997, inicialmente batizada de Palio Weekend. O nome não é à toa, ela é uma versão do hatch, com quem compartilha diversos componentes. A mudança mais significativa desde então foi a chegada da versão aventureira Adventure em 2008. Em 2015, a perua perdeu o nome Palio e passou a ser chamada apenas de Weekend. Não há previsão de uma nova geração por enquanto.
5. Chevrolet Montana
Com dificuldades para rivalizar com VW Saveiro e Fiat Strada, a Montana não muda desde a sua chegada ao País, em 2003. Ela passou por uma reestilização em 2010, mas não teve nenhuma alteração significativa desde então. Também não há previsão de chegada de uma nova - a segunda - geração. A picape pode receber em breve apenas uma versão com estilo mais off-road baseada no conceito Montana Activ, exposto no ano passado no Salão de São Paulo.
6. Fiat Strada
A rival da Montana foi lançada aqui em 1998, produzida em Betim (MG), sendo a primeira picape pequena do mercado nacional a oferecer cabines estendida e dupla. Outra inovação foi a cabine dupla com três portas, com a traseira com abertura do tipo suicida. A cabine estendida foi lançada em 1999, a dupla em 2009, enquanto a terceira porta foi incorporada em 2013. A opção Adventure chegou em 2002 com visual mais robusto por fora e novos detalhes no interior. Líder de vendas há anos entre as picapes, a Strada não deve mudar em breve.
7. Chevrolet Captiva
Importada do México, a Captiva foi lançada aqui em 2008 e não mudou desde então. A última atualização foi uma leve repaginada no visual no começo de 2016. Defasada em relação aos rivais, ela deve ser substituída no mercado brasileiro até o final deste ano. O modelo mais cotado para ser o seu sucessor é o Equinox.
8. Mitsubishi Lancer
Outro modelo pouco lembrado em seu segmento, o Lancer chegou aqui em 2011 e pouco mudou desde então. Ele recebeu apenas uma reestilização em 2015, embora a versão GT tenha permanecido com o desenho antigo. Não há previsão de uma nova geração para o País - o sedã é fabricado em Catalão (GO) desde 2014.
O Lancer desembarcou pela primeira vez aqui em 1993, já em sua terceira geração global, importada até 1998. Teve também a importação da versão mais esportiva Lancer Evolution (2002 a 2007) e Lancer Evolution X (2010 a 2016). Especula-se há algum tempo a aposentadoria do Lancer, lembrando que o Evo X já saiu de linha. Por enquanto, foi confirmado apenas o encerramento da produção no Japão.
9. Hyundai Tucson
O Tucson é oferecido no Brasil atualmente em três gerações: Tucson, ix35 e New Tucson. Falando especificamente do primeiro, ele chegou ao País em 2005, sendo montado na fábrica da CAOA em Anápolis (GO) desde 2007. Defasado visualmente, o Tucson da primeira geração ainda faz sucesso por aqui pelo preço atraente. Aliás, o Brasil é o único país que comercializa o modelo. Lá fora, o Tucson de segunda geração corresponde ao nosso ix35, enquanto a terceira geração é o nosso New Tucson.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro