entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Os carros conceito que marcaram a história da BMW

Com cem anos de história, BMW acumula inovações e protótipos arrasadores, como esses nove exibidos

06/10/2016 - Redação / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Completando 100 anos de história, a BMW fez carros, motos e até aviões. Mas toda inovação apresentada pela empresa viu a luz do dia primeiro na forma de um carro conceito. Confira nove protótipos que marcaram a trajetória da BMW no mundo.

Leia mais:
X2 é o protótipo mais recente. Confira
BMW Série 3 GT chega em 2017
Brasil já fabrica carros BMW

BMW Turbo (1972) - Lançado em 1972, como parte das celebrações dos Jogos Olímpicos de Munique (Alemanha), o Turbo  influenciou diretamente o cupê esportivo M1, o primeiro modelo a levar o nome da divisão de esportivos Motorsport da marca. O Turbo trazia um motor 2.0 litros de quatro cilindros e 200 cv capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos. Isso há 44 anos atrás

BMW E1 (1991) – Se hoje pequenos carros movidos a energias alternativas são tendência, há 25 anos eram praticamente algo de outro mundo. A BMW mostrou em 1991 o E1, desenvolvido pela Technik, divisão responsável pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. O E1 – E de elétrico – trazia carroceria feita de plástico e estrutura de alumínio para reduzir seu peso. O motor elétrico que impulsionava o E1 tem 50 cv e suas baterias proporcionavam autonomia de 200 quilômetros.

BMW X Coupe Concept 2001 (2001) – Revelado no Salão de Detroit (EUA) de 2001, o X Coupé exibe recortes curvos e contornos arredondados, que, mais tarde, poderiam ser vistos no conversível Z4. Outra característica que chama a atenção no protótipo é a tampa traseira, que abre totalmente e traz junto o vidro abaulado. O cupê vinha com um motor 3.0 litros, a diesel, apto a entregar 181 cv e a tração  já era integral.

BMW H2R (2002) – Além do visual que lembra um submarino, o H2R foi desenvolvido para quebrar recordes de velocidade e mostrar que motores a combustão também podem ser menos poluentes. Desenvolvido pelo estúdio de design da BMW na Califórnia (EUA), o H2R era equipado com um V12 de 6.0 litros herdado de um sedã 760i convertido para usar hidrogênio em vez de gasolina. O protótipo atingia 232 cv de potência e levava o H2R aos 100 km/h em seis segundos. Para ajudar a obter este desempenho, ele conta com carroceria de fibra de carbono.

Concept Coupé Mille Miglia (2006) – História também é pano para manga na hora de pensar carros conceito. A BMW mostrou em 2006 um modelo que celebra o sucesso alcançado nas pistas pelo 328 Mille Miglia Touring Coupe na edição de 1940 da prova de longa duração italiana Mille Miglia. Apesar da aparência vintage, o protótipo trazia carroceria feita de plástico reforçado com fibra de carbono e um moderno motor de seis cilindros, 3.2 litros e 343 cv, herdado de um conversível Z4.

BMW GINA Light Visionary Model (2008) – Concebido pelo designer Christopher Bangle e revelado em 2008, o protótipo trazia um conceito revolucionário e, no mínimo, inusitado: em vez de metal, ou algum material rígido, sua carroceria era feita de tecido. E por conta deste detalhe surpreendente, o GINA – sigla em inglês para Geometria e Funções para Inúmeras Adaptações (Geometry and Functions In "N" Adaptions) – é capaz de mudar sua forma de acordo com os gostos e necessidades do motorista. Para que isso ocorra, basta acionar um conjunto de motores eletro-hidráulicos que ficam literalmente debaixo do pano. O chassi do modelo é composto por cabos de alta resistência e tiras de fibra de carbono. Outro detalhe interessante: os faróis abrem-se como olhos quando acesos e fecham ao se apagarem.

BMW Vision Efficient Dynamics (2009) – O conceito Vision foi mostrado no Salão de Frankfurt (ALE) de 2009, e vinha equipado com um sistema híbrido de propulsão capaz de gerar 356 cv de potência e 81,6 kgfm de torque. Havia ainda um motor turbodiesel de três cilindros e 1.5 litro, responsável por acionar as rodas traseiras, e um motor elétrico capaz de acionar os dois eixos, proporcionando tração integral, quando o motor a combustão estiver desligado. O Vision era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 s. Se você viu um BMW i8, pode ficar tranquilo, essa era a intenção.

Série Hommage – Com os protótipos dessa série, a BMW encontrou uma forma de homenagear modelos consagrados do passado e celebrar as origens da marca, com aparência inspirada nos originais. Entre os principais representantes desta família estão o M1 Hommage (2008), revelado em comemoração aos 30 anos de lançamento do BMW M1; o 328 Hommage (2011), uma reinterpretação moderna do roadster 328, um dos mais célebres da BMW; o 3.0 CSL Hommage (2011), inspirado no cupê de construção leve da década de 1970; e mais recentemente o 2002 Hommage (2016), apresentado em maio e que remete ao clássico 2002 Turbo, o primeiro carro europeu com turbocompressor de série, lançado em 1973.

BMW Vision Next 100 – Revelado em março, como parte das celebrações do centenário da BMW, o veículo é uma visão da marca para o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Trata-se de um automóvel personalizável. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema batizado de “Alive Geometry” ou “Geometria Viva”. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que seu interior pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.