16/12/2015 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
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Essa é mais uma das ações da Proteste, que no início de novembro deu início à campanha “Carros sob Controle”, que reúne assinatura de apoiadores e que pede ao Denatran para que todos os carros fabricados no País saiam de fábrica com o equipamento de segurança até o final de 2017. Segundo a associação, a meta é reduzir o número de mortes no trânsito a, pelo menos, 11 óbitos a cada 100 mil pessoas - a média atual é de 19,9 óbitos.
O que é o controle de estabilidade?
O controle de estabilidade é um sistema que atua em conjunto com os freios e diversos sensores capazes de identificar uma situação de risco na qual o veículo pode perder a trajetória, como uma derrapagem ou um desvio rápido, por exemplo. Normalmente chamado pelas siglas ESP (Electronic Stability Program) ou ESC (Electronic Stability Control), o sistema será obrigatório na Argentina a partir de 2016, quando também será mandatório para a obtenção de cinco estrelas de segurança no Latin NCAP.
Mercado
A indústria afirma que seriam necessários entre cinco e sete anos para a adoção do controle eletrônico de estabilidade em todos os veículos fabricados no Brasil. Atualmente, o modelo nacional mais em conta já equipado de série com o sistema é o Ford Ka 1.0 na versão topo de linha SEL, que custa a partir de R$ 47.590. De acordo com o Proteste, o controle eletrônico de estabilidade tem um custo de aplicação de US$ 50 (R$ 193) por unidades, mas está disponível em apenas 5% a 10% dos veículos comercializados no mercado brasileiro.
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