entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Oitavas Copa: como eram os carros 1990 na última eliminação

Na última vez em que o Brasil saiu do mundial nessa fase, o mercado era bem diferente e mais agitado

28/06/2018 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Sem querer jogar azar na seleção brasileira, agora que se classificou para as Oitavas da Copa do Mundo, mas, na última vez em que a camisa verde e amarela deixou o mundial nessa fase foi em 1990. Você lembra como eram os carros e o mercado automotivo brasileiro naquele ano? Relembre alguns itens fundamentais daquela época.

Leia mais:
Na China, VW Santana ainda vende mais que o Jetta
Procurando ofertas de VW Gol? Encontrou
Simule aqui o valor da mensalidade de seu próximo carro

Reabertura das importações

Com as importações restritas desde a década de 1970, durante a ditadura militar, coube ao então presidente Fernando Collor de Mello reabrir o mercado para os veículos fabricados fora do Brasil. E ainda soltou uma pérola: chamou os carros fabricados por aqui até então de “carroças”.

Gol era rei

Lançado em 1980, o VW pode ter demorado um pouco para engrenar, mas ao final da década de 1980 já era o carro mais vendido do país. Em 1990 não foi diferente. Encerrou o ano como o carro mais vendido, ultrapassando a marca das 100 mil unidades comercializadas.

Naqueles tempos, o hatch ainda estava em sua primeira geração e havia passado por um facelift. Uma última reestilização dessa geração viria apenas em 1991. No auge da Autolatina (quando VW e Ford juntaram suas operações), o Gol podia ser equipado motores 1.6 CHT, 1.6 AP ou 1.8 AP, podendo-se optar por gasolina ou etanol como combustível.

Uma perua no Top 10

Hoje, o segmento de peruas é um terreno agonizante, tanto em termos de opções quanto em vendas. Todos migraram para os SUVs. No entanto, em 1990, a VW Parati foi o quarto carro 0km mais vendido, ficando atrás apenas do Gol, do Fiat Uno e do Chevrolet Monza. Mas ela não era a única: a Ford Belina estava na 19ª posição, enquanto a Fiat Elba fechava o Top 20 daquele ano.

Não tinha Fusca

Oficialmente, o VW Fusca teve duas encarnações no Brasil. Uma, ininterrupta, entre 1950 e 1986, e outra entre 1993 e 1996, quando voltou a pedido do então presidente Itamar Franco. Isso significa que, em 1990, Fusca ainda era memória distante.

Carro de trabalho = Kombi

Precisa levar muita coisa, muita gente ou ambos ao mesmo tempo sem precisar recorrer a um ônibus ou caminhão? Hoje há diversas opções de vans e picapes que cumprem esse papel, mas, em 1990, o único veículo que coseguia essa façanha era a VW Kombi. Foi só depois da reabertura das importações que modelos como a Kia Besta e Asia Topic chegaram para ameaçar o reinado da Velha Senhora.

A Rússia era aqui

Lembram do Collor chamando os carros brasileiros até 1990 de carroças? Pois bem, uma das primeiras marcas a chegar por aqui foi a russa Lada que, na época, ainda era parte da falecida União Soviética. Os carros eram datados e oriundos de projetos soviéticos da década de 1970. Apesar de robustos os Lada 2105, Laika, Niva e Samara não eram o que se poderia chamar de modernos.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.