14/08/2017 - Texto e fotos: Thiago Moreno, de São Bernardo do Campo (SP) / Fonte: iCarros
A Volkswagen do Brasil deu início à produção da nova geração do Volkswagen Polo nacional. O processo de adaptação da linha de produção de São Bernardo do Campo (SP) consumiu R$ 2,6 bilhões em investimento para o hatch e também para o novo sedã Virtus, que deve chegar no início de 2018. De acordo com David Powels, presidente e CEO da VW para o Brasil e América Latina, as primeiras unidades do novo Polo devem começar a ganhar às ruas no início de novembro.
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Vale lembrar que a fábrica na região do ABC paulista existe desde 1957, quando a produção da Kombi foi nacionalizada. A planta de São Bernardo do Campo (SP) foi a primeira linha de montagem da Volkswagen fora da Alemanha. Agora, sairão de lá Polo e Virtus, mas a VW afirma que a deve apresentar ainda um SUV inédito e uma picape nova montados sobre a mesma plataforma MQB do Polo.
Na fábrica foi possível ver as primeiras unidades do Polo sendo montadas. O modelo será oferecido com motor 1.0 MPI de até 82 cv (o mesmo e up! e Gol) com transmissão manual de cinco velocidades. A marca ainda não informou se o Polo terá uma calibração específica.
O que se sabe até o momento é que as versões mais caras serão equipadas com o 1.0 turbo flex que já equipa up! e Golf, mas entregando até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque (200 Nm). Nessa configuração, a transmissão será automática de oito velocidades.
Todas as versões do novo Polo virão de série com direção elétrica, controle de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e pneus com baixa resistência ao rolamento (com opções de 15, 16 e 17 polegadas). A marca ainda não informou a lista completa nem as versões que estarão disponíveis.
Na linha de montagem, a maioria dos modelos em processo de fabricação era da versão mais básica, com motor 1.0 tricilíndrico aspirado e freio traseiro operado por tambores. Os instrumentos eram analógicos, sendo que as configurações mais caras poderão contar opcionalmente com instrumentos totalmente digitais.
Para quem estranhou as capas e plásticos escondendo detalhes do Polo mesmo dentro da linha de produção, fica o recado: o Polo brasileiro terá uma frente exclusiva para o nosso mercado, diferente do europeu. Por isso a VW ainda faz tanto mistério sobre o visual do carro. A suspensão do modelo feito por aqui também é 20 mm mais alta na comparação com o Polo vendido na Europa.
Mesmo com os carros fechados foi possível dar uma “espiada” no interior dessa versão mais básica. A primeira impressão é a de que o painel não tem nenhum acabamento macio ao toque e os plásticos da peça e também do console central possuem uma tonalidade cinza clara. O espaço no banco traseiro é aparentemente superior ao oferecido em modelos como o up! e o Gol. No entanto, precisaremos esperar a apresentação oficial do modelo, aguardada para setembro, para confirmar esta primeira impressão.
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