18/12/2017 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros
Na China, é comum que algumas montadoras aproveitem plataformas antigas para criar modelos completamente novos. Foi assim que a Volkswagen chegou a 13 sedãs enquanto a Hyundai vende quatro gerações diferentes do Elantra ao mesmo tempo. Nessa estratégia, surgiram três modelos com nomes bem conhecidos pelos brasileiros: os novos Volkswagen Santana, Ford Escort e Chevrolet Cavalier.
Leia mais:
Além do Santana: os 13 sedãs da Volkswagen na China
Dos 12 sedãs da Hyundai na China, quatro são Elantra
Santana e Escort estão entre os mais vendidos na China
Conheça agora a história e origem desses três sedãs renascidos na China:
Volkswagen Santana
Com mesmo porte e plataforma do Voyage, o novo Santana atua como modelo de entrada da Shangai-Volkswagen (uma das divisões chinesas da marca). O sedã foi lançado em 2012 como um substituto para o Santana original, que era vendido por lá desde 1985 sem alterações, e também para o Santana Vista, terceira reestilização da segunda geração do sedã.
Além da carroceria sedã, o novo Volkswagen Santana também deu origem a outros modelos. O Grand Santana, que pode ser visto como um meio termo entre um hatch e uma perua, segue o estilo do Audi A3 Sportback. Já o aventureiro Cross Santana, derivado do Grand Santana, tem semelhanças visuais com o CrossFox.
Ford Escort
Substituído pelo Focus em 2002, o Ford Escort voltou à vida na China 12 anos depois. Situado como sedã de entrada da Ford na China, já que nem New Fiesta Sedan nem Ka Sedan são comercializados por lá, o novo Escort reaproveita a plataforma da segunda geração do Focus e alguma soluções de baixo custo. O interior é bem parecido com o do Ka, incluindo o mesmo painel de instrumentos, apenas com novos grafismos.
Atuando em uma faixa de preço acima do Volkswagen Santana, o novo Ford Escort conta apenas com motor 1.5 (semelhante ao usado pelo Ford Ka) associado à transmissão manual de cinco marchas ou Powershift com seis marchas. Atualmente, o Escort é o modelo mais vendido da Ford na China.
Chevrolet Cavalier
O nome Cavalier pode não ser tão conhecido pelos brasileiros, mas o modelo que dá origem ao sedã chinês é recorrente nas ruas do nosso país: o Cruze de primeira geração. Antes da estreia do Cavalier, a Chevrolet vendia as duas gerações do Cruze simultaneamente na China. Para apartar os modelos, a marca decidiu promover uma mudança visual pesada no Cruze de primeira geração e rebatizá-lo de Cavalier.
Originalmente, o nome Cavalier foi usado por uma família de compactos da Chevrolet vendida nos EUA entre 1981 e 2005. Apesar de não preservar nenhuma chapa da primeira geração do Cruze, o novo Cavalier denuncia sua origem por conta do recorte idêntico dos vidros. O interior é simplificado em relação ao sedã médio, se aproximando dos compactos Onix, Prisma e Cobalt.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro